Capítulo 10 — Talento e Paixão
Só a paixão fornece energia suficiente para gerar a motivação necessária para se aguentar 10,000 horas de treino, até maximizarmos nosso potencial.
Só a paixão cura as dores do medo e da rejeição quando tudo dá errado pela enésima vez.
Só a paixão nos permite lidar com os inúmeros problemas inesperados, sem uma solução perfeita, que surgirão ao longo da jornada
Uma das melhores manifestações da paixão se dá na atenção aos mínimos detalhes. Um pitch book espetacular pode até ser uma indicação; mas é na maneira como se agenda uma reunião, como se endereça uma pergunta e, como se age quando não há ninguém olhando, que a autenticidade se revela.
É quando um cliente liga para reclamar, ou quando um colaborador está frustrado e insatisfeito, que percebe-se na reação de uma pessoa, se ela é genuinamente apaixonada pelo que faz.
O entusiasmo do dia a dia e a excitação naqueles momentos importantes são grandes indicadores, mas não bastam; assim como habilidades e virtuosismo demonstram dedicação e perseverança, mas também não são suficientes.
Somente quando o entusiasmo, a excitação, a dedicação e a perseverança, estão alinhados no mesmo propósito do “sonho grande, cabeludo e audacioso”, encontra-se o verdadeiro talento.
Na verdade é impossível capturar todos estes atributos e pequenos detalhes em apenas algumas reuniões ou em um pitch. Estes são apenas uma pequena caminhada, antes da grande jornada.
E o seu talento, é só para inglês ver?