Capítulo 11 — Empreender é Querer Aprender

Edson Rigonatti
Astella
Published in
2 min readApr 16, 2016
School-of-Rock

Para sobreviver a uma jornada por natureza volátil, incerta, complexa e ambígua, não temos outra escolha se não buscar talentos que possam aprender e se adaptar o mais rápido possível.

Essa capacidade de aprender e se adaptar é também conhecida como: “saber o que fazer quando não sabemos o que fazer”. E no mundo do empreendedorismo, não saber o que fazer, é parte da rotina, quase diariamente.

Um aprendiz agile é aquele que não perde uma oportunidade para aprender novas lições, novas ferramentas, novas soluções e novos padrões para aumentar seu repertório. Ele coleciona pessoas, situações e fontes que servem de base para seu aprendizado.

É simples reconhecer um aprendiz agile. Ele está sempre aberto aos comentários, críticas ou sugestões. Mesmo quando contrariado, ele retorna com a lição de casa feita e ainda pede mais. Ele testa coisas novas e quando você menos espera, está te ensinando. E assim a conversa nunca para.

É fácil identificar quem não é aprendiz agile. Ele está sempre na defensiva. Geralmente começa a retrucar antes da outra parte terminar seus comentários. Com a certeza de que está sempre certo, ele espera os outros mudarem de opinião sem ao menos se dar ao trabalho de fazer sua lição de casa. A conversa para por ali.

Para potencializar um aprendiz agile, temos primeiro que entender qual o processo mental de aprendizagem dessa pessoa, para podermos guiá-la na direção certa:

  • Analítico: esse tipo é faminto por informação. Ele busca desmontar e remontar os componentes para formar um modelo mental de como as coisas funcionam. Ele precisa ler muito sobre um determinado assunto para se sentir confortável. Ele vai se aprofundar. Ele vai se preparar. Ele vai treinar. E só quando ele estiver pronto, vai aplicar o que aprendeu. Ele quer acertar na primeira performance, ao invés de errar várias vezes antes de acertar. Esse tipo gosta de receber indicação de fontes de informação (livros, sites, blogs, etc.);
  • Fazedor: esse tipo não gosta de longas preparações. Ele prefere mergulhar e se virar. Ele aprende através da experiência, tentando e errando. Ele quer descobrir por ele mesmo. Ele não se importa com ensaios e quer ver a coisa “rolando”. Esse tipo gosta de receber oportunidades reais como missão e de ser apresentado a mentores. É só sair da frente dele;
  • Imitador: esse tipo não aprende através do passo-a-passo. Ele gosta de observar outros em ação. Tem predileção por procurar saber como os gurus do assunto se comportam. E faz igual. Esse tipo adora fazer “shadowing” de outros profissionais ou talentos que ele admira.

Pronto para brincar de escola?

--

--

Astella
Astella

Published in Astella

Astella is a Brazilian Venture Capital that invests in companies in Seed and Series A stages. Through a knowledge-driven investment engine, we provide founders with the right set of data and content they need to meet the challenges of exponential growth.

Edson Rigonatti
Edson Rigonatti

Written by Edson Rigonatti

Founder @astellainvest, Venture Capital, Brazil