Martechs e a era digital

Marcelo Sato
Astella
Published in
2 min readOct 4, 2018
Photo by rawpixel on Unsplash

As grandes expedições marítimas europeias do século XV surgiram para conectar produtos do extremo oriente (oferta) com os consumidores do velho continente (demanda), produtos que já chegavam à Europa através de rotas terrestres, mas que impunham diversos intermediadores à cadeia de distribuição como os árabes e italianos e consequentemente tonavam seu valor elevadíssimo ao consumidor final. Desde então a busca pela demanda abundante, qualificada e “barata” tornou-se um dos principais desafios de qualquer empresa para impulsionar seu motor de vendas.

Na busca pelo escalável, sustentável e admirável, o primeiro desafio das empresas é a concepção de um produto que demostre uma proposta de valor e o seguinte é construir o canal de distribuição para seu produto. Encontrada essa combinação, temos a gêneses de negócios que prosperam e crescem exponencialmente, no entanto mesmo que o propósito não seja a escalabilidade ininterrupta, marketing sempre será necessário para o sucesso de qualquer organização, seja ela uma scaleup ou um comerciante local. Adicione a isso o aumento da “digitalização” dos processos de marketing resultando em um setor altamente demandante de inovação.

O resultado da junção entre Marketing e Tecnologia impulsionou o setor e vimos o surgimento de mais de 6.200 startups (Martechs) que juntas fornecem quase 7.000 produtos — segundo recente levantamento da chiefmartec.com. Outro fator impressionante é a magnitude como esse número cresce ano a ano, em 2011 o mesmo levantamento agrupou “apenas” 150 soluções.

As Martechs atuam em categorias como: aquisição do cliente, engajamento, automação do funil de vendas, big data e gestão de pessoas/processos. Algumas estão presentes em mais de uma categoria e já se consolidaram como grandes incumbentes como a Sales Force — precursora do modelo SaaS (Software as a Service) no mundo. Outros milhares de novos insurgentes vêm se especializando em nichos de mercados e desenvolvendo soluções cada vez mais eficazes e competitivas.

Mesmo sendo um dos primeiros setores a se beneficiar da onda de startups, ainda tem espaço para o surgimento de grandes empresas. O grande desafio dos empreenderes é a alta concorrência e o grande desafio para os investidores é encontrar dentre as inúmeras startups as que serão os próximos incumbentes de cada uma das categorias.

Veja mais detalhes em : https://insights.liga.ventures/martechs/

--

--