O 21° Passo — Reconhecimento

applause-sign

Não existe anseio mais relevante que o desejo de sermos apreciados. Ser reconhecido é tão gratificante quanto reconhecer alguém, especialmente quando percebemos o quão significativo o é para quem recebeu nosso elogio. É como se todos nós carregássemos constantemente uma placa no peito pedindo ‘me faça sentir especial’.

Uma vez endereçados os desejos básicos da base da pirâmide motivacional através de um plano de remuneração temos que arquitetar como nossos talentos irão conquistar o sucesso no âmbito social, ou seja, terem o senso de pertencimento, que se materializa quando nos sentimos especiais.

Nós buscamos nos nossos chefes, mentores ou supervisores a mesma coisa que buscamos em nossos pais: alguém que estabeleça expectativas claras e consistentes, que nos encoraje e nos suporte no nosso crescimento e desenvolvimento e que se importe conosco reconhecendo nossas qualidades.

Um gestor que se importa com seus talentos estabelece expectativas claras através de um arcabouço de OKRs, encoraja sua equipe com um plano de desenvolvimento e fortalece a qualidade do seu relacionamento com seu time por meio de constante reconhecimento.

Não é à toa que os gestores de RH dizem que ‘as pessoas não deixam a empresa, mas sim o seu chefe’ e que quase 70% da variabilidade da satisfação dos talentos com a nossa empresa é atribuída à qualidade da relação com seus chefes. Por isso não existe maneira melhor de definir a cultura de uma empresa do que entender como as pessoas são reconhecidas, formal e informalmente.

Como reconhecer sua equipe?

  • Por que não promover uma maneira informal de qualquer pessoa na sua empresa dar um like (ou deslike) nas atitudes das outras pessoas: 7 Gesse Recognition Center? Ou pelo menos criar o hábito de elogiar membros da equipe por e-mail para que todos possam apreciar?
  • Que tal criar um mecanismo formal de reconhecimento? Um jantar ou evento anual para celebrar os feitos dos que se destacaram? Colaborador do mês?
  • Que tal um encontro mensal com seus gestores para discutir maneiras de reconhecer os talentos? E não precisa ficar preocupado com a falta de orçamento ou ideias: 1501 Maneiras de Recompensar Talentos
  • Você sabe quais são os hobbies ou atividades que seus talentos mais curtem foram do trabalho? Porque não fazer uma lista de preferências de cada um e distribuir pequenos prêmios de reconhecimento alinhados com os gostos pessoais?

If you happy and you know it, clap your hand!