A origem das empresas em nosso dealflow.

Daniel Chalfon
Oct 14 · 5 min read
Image for post
Image for post

Um ponto fundamental em qualquer gestora de Venture Capital é o acesso a um dealflow qualificado.

Em um negócio onde a menor parte dos investimentos realizados gera o maior volume de retorno, obviamente o acesso a estes melhores investimentos é fator crucial para o sucesso.

Image for post
Image for post
VC Power Law: A análise da Horsley Bridge.

Uma pergunta que sempre nos fazem é: De onde vêm os empreendedores no dealflow da Astella?

Antes de irmos aos números, é preciso compreender como funciona nossa dinâmica de dealflow.

Image for post
Image for post

Cadastro: Na Astella, todas as empresas que chegam são cadastradas em um CRM. Do total de cadastros, existe um percentual entre 10% a 15% de negócios que não estão em nossa tese (fazendas, negócios em setores tradicionais da economia, oportunidades fora de nosso foco geográfico, etc). O CRM da Astella foi sendo bastante customizado para a realidade do Venture Capital, e a esta altura acumula um volume dados bastante alto que nos ajuda a dimensionar, direcionar e otimizar nossos esforços.

Oportunidade: São todos os negócios, dentro de nossa tese de investimentos, que estão passando por uma análise inicial, normalmente assíncrona.

Partner Deal: As empresas que estão na análise e dealflow de um dos sócios.

Partner's Meeting: A startup é convidada para apresentar para todo o time da Astella. Nós sempre decidimos em grupo, se uma empresa vai seguir ou não para um processo de aprofundamento, que é o estágio seguinte.

Deep Dive: Aqui vamos avaliar com detalhes os itens dentro dos nossos quatro pilares: Pessoas, Produto, Processos e Participação. Também é nessa etapa que vamos alinhar detalhes da rodada.

Investimento: Após o Deep Dive o time da Astella se reúne novamente e à luz das informações levantadas votamos a decisão de investimento.

Caso o empreendedor aceite nosso term-sheet, o deal segue para Due Diligence com advogados e contadores antes do aporte de recursos.

Expliquei o processo todo para dizer que um deal que consideramos como qualificado é um deal que chega ao menos no estágio de Partner's Meeting.

Fiz um corte em nosso banco de dados com as últimas 1000 novas empresas cadastradas (até agosto 2020).

Image for post
Image for post

Do total de empresas que chegam até a gente, apenas 11% chegam ao estágio do Partner’s Meeting e 1,3% se tornam realmente um investimento. Não coloquei nessa conta os follow-ons.

Esse processo, que é constantemente refinado, vem nos proporcionando uma taxa de graduação do portfolio das empresas de nossos fundos de 4 a 5 vezes maior do que a média de mercado.

Embora a origem do total da base seja bastante diversificada, é importante notar que conforme a empresa vai avançando em nosso funil de qualificação o desenho muda bastante, e a origem dos investimentos efetivamente realizados nas últimas duas safras veio de apenas 4 fontes: Indicações, Empreendedores já em nosso relacionamento, Endeavor e Website da Astella (cold email).

Image for post
Image for post

Como a Astella se propõe a fazer de 6 a 8 investimentos por ano, obviamente a quantidade de casos para uma análise mais profunda da origem dos nossos investimentos efetivos tem uma base estatística bastante reduzida. Mas vale notar que nesse último ano fizemos um investimento originado de um email "Cold-call" em nosso site. Tradicionalmente esse formato de abordagem nunca havia resultado em nenhum negócio em toda nossa história, mas sempre nos mantemos firmes na política de dar feedback a todos que nos procuram.

Outro fator de destaque é a Endeavor como fonte originadora. Temos uma loooonga relação por lá, o Edson é um dos mentores mais ativos da rede, e se não fosse pela Endeavor eu jamais teria conhecido a Astella e provavelmente não estaria escrevendo este texto. Ter uma organização como eles é a certeza de que um mercado só é bom se for um ecossistema de qualidade para todos, e nesse sentido buscamos apoiar as iniciativas sérias que o mercado proporciona.

Fica clara na análise de nosso banco de dados, e em linha com inúmeros artigos publicados, que o fator indicação é de longe o mais importante no acesso e relacionamento com VCs. Mais do que isso é um fator de alta correlação com a qualidade da empresa, e com certeza uma indicação para qualquer fundo de Venture Capital vai se mover mais rapidamente no dealflow.

O retrato da origem das indicações também muda um pouco a cada nova safra, mas nossos próprios investidores e o relacionamento pessoal dos sócios e equipe vem se mantendo em níveis acima de 50% dos deals qualificados em nosso dealflow histórico.

Qual o perfil de quem nos indica novas empresas?

Image for post
Image for post

A Astella como um fundo de investimentos focado em tech, no Brasil e em negócios early-stage tem uma base importante de investidores brasileiros.

Famílias, empreendedores e instituições que representam não só a nossa fonte de recursos, mas também um ciclo virtuoso de indicações, conhecimento e network que faz a diferença em termos de qualidade, suporte em decisões e criação de valor aos empreendedores de nosso portfólio.

Por trás de cada investidor, há sempre um empreendedor. Quer seja da geração atual de "superfounders" de tecnologia, como também de uma longa tradição empreendedora no país cujos negócios são pilares da economia, e que buscam através do Venture Capital, além de alpha em seus portfolios, renovar o espírito empreendedor brasileiro e construir riqueza na sociedade através da multiplicação de novos empreendedores.

Astella Investimentos

Investindo na geração de empreendedores que vai mudar o…

Medium is an open platform where 170 million readers come to find insightful and dynamic thinking. Here, expert and undiscovered voices alike dive into the heart of any topic and bring new ideas to the surface. Learn more

Follow the writers, publications, and topics that matter to you, and you’ll see them on your homepage and in your inbox. Explore

If you have a story to tell, knowledge to share, or a perspective to offer — welcome home. It’s easy and free to post your thinking on any topic. Write on Medium

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store