Diário de Viagem #2: Brisa do mar, plástico & lixo

Ana
Asterisk Project
Published in
3 min readOct 9, 2018

Santo Domingo, República Dominicana 17/09/2018 até 24/09/2018

Orla de Santo Domingo, República Dominicana.

Mais uma semana doente. Semana de feriado, e pra quem trabalha de domingo a domingo, feriado é um luxo. E é claro que eu passei o feriado doente. Mesmo assim, me arrastei pro metrô até chegar na orla de Santo Domingo, só pra ficar olhando o mar caribenho por meia hora e poder dizer que não passei o feriado sentada em casa sem fazer nada.

O mar de Santo Domingo é sujo. Não é sujo de as vezes ter um cheiro ruim, ou alguns canos de esgoto aqui e ali. É sujo de ver um mar de lixo, especialmente plástico, por toda a orla. É sujo de ver as manchas de óleo quando você chega de avião. É sujo como esse vídeo aqui, que foi gravado à uns meses atrás:

Lixo no mar da capital da República Dominicana

Eu ainda não tive tempo de ir para as praias paradísicas do caribe, então tudo que eu vi até agora foi a orla cheia de lixo de Santo Domingo. A ente tenta fazer uns malabarismos, colocar bastante filtro nas fotos para parecer que não, mas sempre tem um garrafa de plástico aqui, uma mancha marrom ali… Plástico então é uma coisa bem peculiar aqui na RD. Se você vai num restaurante mais popular ( uma espécie de self-service, mas que servem pra você rs), não existe prato de vidro. É plástico. E mais a garrafa de refrigerante, o copo, o canudo, os talheres. E as sacolas se você quiser levar pra casa. Os mercados servem comida pronta. Cada tipo de comida separada em um recipiente plástico. Quer comer ali mesmo? Você ganha prato plástico, talher, copo e mais sacolas. Cada ida ao mercado é na média de 6 sacolas.

Comida pronta no Supermercado Jumbo — Santo Domingo, RD

Eu fico meio desesperada com a quantidade de lixo que a gente produz por dia em casa e durante o dia, no trabalho. Uma das razões que eu ouvi por aqui pro uso indiscriminado de plástico é a falta de água. Os restaurantes preferem gastar dinheiro com plástico do que gastar com água, que é um recurso meio escasso aqui ( não acredito ser exatamente uma falta de água, mas sim a mal distribuição dela, especialmente de água potável, já que aqui chove bastante.)

Mas voltando para o diário de viagem. Gripe e mais gripe. Começou a temporada de tormentas e furacões por aqui, então no mesmo dia faz calor, faz ventania, chove, caí o mundo, volta a ficar sol… Meu sistema imunológico tá no zero. O começo da semana foi um fracasso, e do meio pro final eu acabei perdendo a voz. Fiquei pensando em como eu ia dar aula. Eu pedi pra sair mas é claro que não tinha professor pra me substituir. Acabei fazendo meus alunos darem aula e acabou sendo umas das melhores aulas até agora.

Minha aluna de nível básico— Ana Luíza Azevedo
Scrapbook da semana!

--

--

Ana
Asterisk Project

Formada em Relações Internacionais pela UFRRJ - Criadora do Asterisk Project.