Harry Potter e as Escrituras Sagradas

Harry Potter pode ser uma experiência espiritual? Esse podcast diz que sim.

Ana
Asterisk Project
4 min readJul 21, 2017

--

Como o próprio nome já diz, o podcast Harry Potter and the Sacred Text propõe tratar os 7 livros de J.K Rowling como escrituras sagradas, assim como a Bíblia, a Torá ou o Corão. Em cada episódio, que duram aproximadamente 40 minutos, os apresentadores Vanessa Zoltan e Casper ter Kuile analisam um capítulo (cada capítulo tem um tema proposto, que será analisado dentro do texto)

Quando eu encontrei o podcast, eles já estavam no final do segundo livro. Lendo a proposta do podcast meu primeiro pensamento foi: “-Pelo amor de Deus, vão ler um outro livro” e “Não é possível que isso esteja acontecendo em 2017”.

Não que eu não seja apaixonada por Harry Potter. Como muitos outros em vários lugares do mundo, a série foi e continua sendo uma parte muito importante da minha vida, mas convenhamos que de vez em quando a gente passa um pouco do ponto. E tratar os livros como escrituras sagradas estava bem ali na categoria “passou um pouco do ponto”. Mas como qualquer outro apaixonado por Harry Potter, eu fui dar uma ouvida, nem que fosse para reclamar depois (vide Harry Potter and The Cursed Child, I’ll never forgive you, J.K Rowling).

Vanessa Zoltan e Casper ter Kuile são dois acadêmicos formados pela Harvard Divinty School, ambos trabalham na universidade e são, principalmente, amigos. Foi essa formação acadêmica, (e essa relação de amizade) que me fizeram não apenas ouvir um episódio e rir muito da maluquice do fandom de Harry Potter, mas sim baixar resto dos episódios.

Durante um dos primeiros episódios que ouvi, os apresentadores utilizaram a técnica judaica da Havruta para analisar o texto e foi daí que percebi que essa experiência poderia me proporcionar mais do que um entretenimento qualquer e sim,novos conhecimentos que seriam realmente úteis na vida real.

Vanessa e Casper (e a produtora Ariana Nedelman) falam bem, são interessantes e trazem sempre assuntos e temas atuais para a análise do texto, que são,principalmente nos primeiros livros, bem infantis.

O texto em si, Caper e Vanessa afirmam, não são sagrados. O que os torna sagrados é a maneira como são tratados. De acordo com a metodologia religiosa, os capítulos são tratados com:

· Rigor e Ritual: Ler o texto devagar, com concentração. A leitura é feita de maneira ritualista e rigorosa para que seja possível encontrar conhecimento “escondido” no texto.

· Leitura em comunidade: Como um clube de livros ou estudo bíblico, a leitura em comunidade dos livros é uma grande parte da metodologia. Casper e Vanessa começaram a fazer a leitura em comunidade de Harry Potter em setembro de 2015 e agora o fazem no podcast.

· Temas: Cada capítulo tem um tema que é discutido dentro do texto.A maneira com que o tema de cada capitulo/episódio é escolhido pelos apresentadores não tem uma regra clara. De acordo com Vanessa e Casper, eles se perguntam “No que estamos pensando agora? O que a gente quer falar?” e é isso. O tema é escolhido e eles tentam encontra-lo dentro das passagens do livro.

Além disso, eles utilizam práticas espirituais para a leitura e analise do texto, como a cristã Lectio Divina e a judaica Havruta. No site do podcast você encontra mais sobre essas técnicas. O objetivo geral é comum com a leitura de livros sagrados: encontrar significados “escondidos”, conhecimentos que vão além de uma primeira leitura superficial. Os temas propostos também ajudam nessa questão: “confusão”, “inocência”, “lealdade” e “amor” são alguns deles. Para Vanessa e Casper, os temas por mais diferentes que sejam, são facilmente encontrados no texto.

Eu consigo entender quem olha com desconfiança para essa proposta. Harry Potter + rigor acadêmico sempre proporcionam coisas hilárias[1]. Sendo sincera, eu queria poder dizer que achei a ideia de ler os livros como uma escritura sagrada ridícula, mas a verdade é que eu mal posso esperar pelo próximo capítulo.

O podcast Harry Potter and the Sacred Text começou em 2016 e está no terceiro livro, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. Você pode ouvir o podcast no site, spotify, itunes e soundcloud.

Por: Ana Luíza Azevedo, formada em Relações Internacionais pela UFRRJ e um pouco viciada em tudo que se diz respeito a Harry Potter. 21/07/2017

--

--

Ana
Asterisk Project

Formada em Relações Internacionais pela UFRRJ - Criadora do Asterisk Project.