A Orbita de Vênus

Matheus Sodré
Astrologia Tropical
3 min readDec 3, 2019

Vênus é meu planeta favorito. Desde que eu comecei a estudar astrologia lá em 2015 eu sempre me interessei mais por Vênus do que pelos outros planetas do sistema solar. Tanto como figura da mitologia quanto como aspecto astrológico, Vênus sempre teve um lugarzinho especial no meu coração 💖

Foi no meio dessas idas e vindas da astrologia que eu descobri várias coisas interessantes sobre esse planeta e é justamente sobre uma delas que eu vou falar aqui nesse post.

Eu tenho falado muito de Vênus ultimamente! Se você quiser ver outros posts relacionados a ela fique a vontade navegando pelo Astrologia Tropical que você com certeza vai achar coisas bem interessantes 💖💖💖

Mas enfim, vamos lá! O que eu vou falar hoje é sobre a Órbita de Vênus.

Todos os planetas têm sua órbita dentro do sistema solar, e na astrologia chamamos essa órbita de Trânsito Planetário. Os planetas estão em constante trânsito, passando pelas casas e pelos signos infinitas vezes, às vezes de forma retilínea e as vezes de forma retrógrada, mas sempre em movimento.

Alguns trânsitos são mais interessantes que outros, e é esse o caso de Vênus.

Vênus é o segundo planeta do sistema solar, é relativamente pequeno comparado com os outros gigantes que temos na nossa vizinhança cósmica. Vênus demora aproximadamente 225 dias para dar a volta completa ao redor do sol, e nessa órbita ela transita de forma retilínea e de forma retrógrada.

Quando observamos o planeta de um ponto de vista geocêntrico (ou seja, usando a terra como ponto de referência, da forma que os gregos da antiguidade faziam) Vênus acaba criando uma padrão geométrico diferente.

Esse padrão é conhecido como as 5 Pétalas de Vênus ou a Rosa de Vênus

Padrão geométrico criado pela orbita de Vênus em Relação a Terra

Cada pétala do desenho demora aproximadamente 8 anos para ser feita, demorando 4 anos para fazer o lado esquerdo e mais 4 anos para fazer o lado direito. O desenho só fica completo a cada 40 anos.

O padrão geralmente começa e termina no mês de Outubro quando o planeta passa de retilíneo para retrógrado. Durante esse período o Sol está transitando entre Libra e Escorpião e é também quando acontece o Equinócio de outono no hemisfério norte e de primavera no hemisfério sul.

Esse padrão geométrico é exclusivo do planeta Vênus, nenhum outro planeta “desenha” um padrão geométrico em sua órbita.

Isso tudo significa alguma coisa?

Astrologicamente não, mas mostra como o universo tem coincidências estranhas!

Em varias civilizações (tanto no ocidente quanto no oriente) a rosa representa a feminilidade, a delicadeza e a beleza sendo sempre ligada a figuras femininas. Quem diria que um planeta a mais de 40 milhões de quilômetros da terra faria justamente o desenho de uma rosa? e que esse planeta desenhando essa rosa representaria uma deusa mulher?

Existem vários outros detalhes sobre Vênus, mas esse com certeza é o meu favorito

Gostou? Espero que sim! Não se esqueça de acompanhar outros posts no Astrologia Tropical e de me seguir no Instagram e no Twitter 🔮

--

--