As Dignidades Planetárias

Matheus Sodré
Astrologia Tropical
3 min readJul 18, 2019

São 4 as Dignidades Planetárias que existem na astrologia. Existe o Domicílio, a Exaltação, a Queda e o Exílio. E elas são importantes na hora de interpretar o nosso horoscopo de cada dia e ler o nosso mapa astral 🔮✨

como sabemos, todo signo do zodíaco possui um planeta que é seu regente. Esses planetas regentes são responsáveis por energizar nossos signos e caracteriza-los dentro do esquema astrológico, além claro de mostrar quais as virtudes e os defeitos presentes em cada um.

Os planetas estão em constante movimento, fazendo com que transitem entre todos os signos do zodíaco, dialogando com a energia presente em cada um. As vezes a energia do signo e do planeta combinam e eles ficam em harmonia, e as vezes a energia deles não combina e eles ficam em atrito.

Esses estados de harmonias e desarmonias entre os Signos e os Planetas é conhecido como as Dignidades Planetárias.

Os planetas, luas e outros corpos celestes presentes no nosso sistema solar eram entendidos pelos gregos como sendo o corpo físico dos deuses. Por isso todo planeta do nosso sistema solar tem o nome de um deus do Olimpo

⭐️ A primeira dignidade planetária, Domicilio, existe quando a energia do planeta e do signo estão alinhadas fazendo com que as virtudes do Signo sejam mais fortes que seus defeitos, criando assim um período de paraíso astral.

Os planetas estão em domicilio quando transitam dentro dos signos que regem. Por exemplo, a Lua está em domicilio enquanto transita em Câncer, fazendo com que as virtudes do signo de Câncer sejam mais fortes que os defeitos nesse período.

⭐️ A segunda dignidade planetária, Exaltação, existe quando a energia do planeta e do signo estão dialogando entre si, mesmo não estando 100% alinhadas conseguem ficar em harmonia.

Os planetas estão em exaltação quando transitam dentro dos signos que são “amigos”. Por exemplo, a Lua está em exaltação enquanto transita em Touro, porque esse signo consegue captar a energia da lua e dialogar com ele de um forma não hostil, fazendo com que as virtudes da Lua e as de Touro coexistam em paz.

⭐️A terceira dignidade planetária, Queda, existe quando a energia do planeta e do signo não conseguem dialogar entre si, criando atrito uma na outra. Esse é um período de inferno astral onde o conflito e o desgaste pode parecer constante.

As planetas estão em queda quando transitam dentro dos signos que são “hostis”. Por exemplo, a Lua está em queda enquanto transita em Escorpião, porque a energia de Escorpião é de extremos enquanto a da Lua é de introspecção e calma. Esse conflito faz com que os defeitos de ambos comecem a aparecer mais que as virtudes criando um período de desarmonia.

⭐️A quarta e ultima dignidade planetária é o Exílio. O Planeta está em exílio quando transita em um Signo cuja energia anula completamente sua força. Esse é um período de estagnação, as virtudes e os defeitos de ambos se anulam entre si dando a impressão que a vida não está indo para frente.

Por exemplo, a Lua está em Exílio enquanto transita em Aquário. A energia de Aquário é a de racionalizar, entender, analisar e seguir sozinho enquanto a da lua é a de sentir, se aproximar, seguir em conjunto, criando assim um período de conflito e estagnação.

Acima você pode ver a relação dos Planetas e dos Signos e entender melhor como eles interagem entre si 😄

Espero que você tenha gostado do post e não se esquece de me seguir no Instagram no Twitter e de acompanhar outros posts no Astrologia Tropical 🔮

--

--