Trânsito Geracional dos Planetas

Matheus Sodré
Astrologia Tropical
5 min readMay 12, 2020

Astrologia é uma pseudociência. Grande parte dela é baseada na observação e na interpretação da realidade comparada com os mitos e crenças da antiguidade.

Nós observamos o movimento do planetas, das estrelas e dos corpos celestes e tentamos interpretar esses movimentos dentro de um grande esquema astral. Grande parte dessas interpretações vem do trânsito dos planetas e existem 4 tipos de trânsitos diferentes que influenciam essas interpretações.

Existe o trânsito dos Luminares, o trânsito dos Planetas Pessoais, o dos Planetas Interpessoais e por fim o trânsito dos Planetas Geracionais. Esse post vai focar sobre o trânsito dos planetas geracionais✨✨✨

No passado eu já falei um pouco sobre o trânsito de Vênus e Marte, você poder dar uma olhadinha neles também e caso você se interesse mais sobre esse aspecto da astrologia pode ficar tranquilo que vem mais coisa por aí 😉

Nosso sistema solar mostrando a ordem dos planetas em relação ao Sol

Nossa vizinhança cósmica possui 9 planetas, cada planeta tem seu próprio trânsito ao redor do sol. A Terra demora 365 dias para terminar esse trânsito, alguns planetas, diferente de nós, podem demorar mais ou demorar menos. O que a Terra demora 365 dias para fazer, Mercúrio, por exemplo, demora apenas 88 dias, e Vênus 225 dias. O trânsito dos planetas está ligado ao tamanho que eles tem e a força que a gravidade exerce sobre eles em relação ao Sol.

👉Os planetas que demoram décadas para concluir seu trânsito ao redor do sol são conhecidos como planetas de trânsito geracional, porque diferente dos outros grupos de planetas, demoram gerações inteiras para exercer algum tipo de impacto no mapa natal das pessoas👈

O que é Trânsito Geracional?

Trânsito Geracional é o trânsito que demora mais de 80 anos para ser realizado. Os Planetas que podemos considerar que possuem trânsito geracional são Urano, Netuno e Plutão. Eles influenciam gerações inteiras com suas posições no mapa natal e sua órbita ao redor do sol.

Por exemplo, Urano demora 84 anos para realizar seu trânsito ao redor do Sol, permanecendo dentro da mesma casa e do mesmo signo do zodíaco por 7 anos seguidos. Isso significa que todos que nasceram entre 2000 e 2007 vão dividir as mesmas características regidas por Urano naquela mesma casa e naquela mesma posição por todo decorrer de suas vidas.

Qual o Significado de cada um

Urano como eu mencionei acima demora 84 anos para realizar seu trânsito ao redor do sol, atualmente ele está retrógrado no signo de Touro, onde está orbitando desde Abril.

Ele tem uma órbita peculiar. Ele segue de forma retilínea, depois retrógrada e depois retilínea novamente para seu ponto inicial. Ou seja, ele fica indo e voltando sobre o mesmo ponto específico por 7 anos seguidos até partir para o próximo ponto.

Na astrologia, Urano é o planeta do descontentamento, e ele representa a insatisfação e o desassossego. A energia dele é de rebeldia e libertação. Ele também representa aquela mania de retornarmos para o início e tentar refazer os mesmos passos esperando resultados diferentes.

Se você como eu nasceu em 1996, provavelmente seu Urano está em Aquário na casa 12. E para gente isso pode significar um certo desconforto com os fins de ciclo ou uma vontade de querer reviver o passado. (Não é atoa que a nossa geração está sempre querendo voltar para os anos 90 ou para o inicio dos 2000)

Urano é o planeta que demanda mudança, mas que ao mesmo tempo quer reviver o passado.

A energia de rebeldia e libertação que Urano canaliza no nosso mapa astral representa uma vontade de criar, de respirar novos ares e de quebrar padrões convencionais.

Netuno demora 165 anos para dar uma volta ao redor do Sol. Atualmente ele está no signo de Peixes onde reside desde fevereiro de 2012. Enquanto o trânsito de Urano influência nossa geração, o trânsito de Netuno influencia a geração de nossos pais e de nossos avós.

Um exemplo é que a 80 anos atrás (na década de 1940) Netuno estava transitando no signo de Gêmeos. A geração de 1944–1948 foi a geração que fez todas as mudanças que vimos nos anos 60. Não é a toa que os anos 60 são marcados por catarse no mundo inteiro seja nas relações, na sexualidade ou nas ideologias, e sentimos estes impactos até hoje.

Netuno é o planeta que demanda nossa atenção para dentro e para fora, que afina nossos instintos enquanto nos confunde com o mundo lá fora.

Netuno é o planeta do subconsciente. Ele representa a fantasia, a imaginação e os instintos básicos do ser humano. A posição dele no mapa representa qual aspecto da nossa vida está mais confuso e onde possuímos mais energia acumulada.

Plutão talvez seja o mais diferente de todos. Desde o momento de sua descoberta até o dia de hoje Plutão não terminou sua órbita ao redor do sol.

O planeta foi descoberto em 1930 e como demora 248 anos para completar seu trânsito, ele ainda está caminhando para dar uma volta completa ao redor do sol, a previsão é que isso ocorra em Fevereiro de 2178. Mas até lá, ele segue sinuosamente seu caminho.

E essa lentidão tem a ver com o poder que o planeta canaliza em nosso mapa e no mapa das gerações que ele influencia.

Plutão é relacionado ao destino, a mudança e ao renascimento. Ele representa os caminhos demorados que traçamos na vida, mas que eventualmente nos levam a nosso destino, a morte, e depois, ao renascimento. No coletivo, Plutão mostra como uma era acabou e outra renasceu sobre suas cinzas.

Plutão é o planeta que nos dá a oportunidade de nascer de novo, e mostra qual energia estava dormente em nós.

A energia do renascimento que Plutão traz a tona é enraizado do medo. Todo mundo tem medo de mudar, porque mudar as vezes pode parecer que uma coisa está morrendo, quando na verdade, ela está renascendo.

Foto de Plutão tirada pelo satélite New Horizon em Julho de 2015

Gostou? Espero que sim! Não se esqueça de acompanhar outros posts no Astrologia Tropical e de me seguir no Instagram e no Twitter 🔮

--

--