4 passos para começar um trabalho voluntário agora

Atados
Atados
Jan 12, 2018 · 4 min read

Escrito por Gabriel de Faro do Atados.

Muita gente tem vontade de começar um trabalho voluntário, mas ainda não tem nenhuma experiência anterior e nem sabe por onde começar. Nessa matéria a gente vai te ajudar a saber o melhor caminho para encontrar o trabalho voluntário perfeito para você.

1- O que te move?

Campanha “O que te move” do Dia das Boas Ações 2016.

Existem muitas causas sociais. O Brasil ainda é um país muito injusto e com muita desigualdade, por isso, temos muito trabalho pela frente e você pode ser parte importante nisso. O primeiro passo é saber qual a causa que mais mexe com você, todos nós temos uma.

Para te ajudar aqui tem algumas: crianças, jovens, idosos, animais, moradores de rua, mulheres, LGBT, sustentabilidade, capacitação profissional, arte e cultura, esporte, pessoas com deficiência, saúde, educação, refugiados.

Essas são só algumas para você já se situar.

2- Entrar no site do Atados (www.atados.com.br)

Home do site do Atados.

O Atados está na grande São Paulo, grande Rio de Janeiro, Brasília e Florianópolis e nessas quatro cidades você pode encontrar oportunidades para se engajar por meio do nosso site www.atados.com.br

Por lá, logo de cara é possível encontrar algumas vagas em destaque. Veja se alguma te interessa. Você também pode clicar em “Mais Vagas” para explorar tudo que está rolando, ou ainda fazer uma pesquisa usando os filtros pelo seu interesse, causa ou habilidade que possui para procurar exatamente o que está buscando.

Nas cidades onde ainda não temos sede, uma boa opção é procurar em sites de busca, no facebook, ou até na prefeitura/sub-prefeitura da sua cidade/bairro. Muito provavelmente eles têm os registros das organizações sociais presentes no local.

3- Se comprometa!

Foto do Projeto RUAS. Clicada pela fotógrafa voluntária, Maria Isabel Oliveira.

Encontrou várias opções de trabalho voluntário para você se engajar? Boa! Agora, preste bem atenção na descrição da vaga, ela pode ser pontual (apenas um dia) ou recorrente e também pode ser presencial ou à distância. É bem importante verificar duas coisas:

  • Você tem o perfil requisitado e sabe desempenhar a função que a instituição está buscando?
  • Algumas vagas têm horário flexível e outras não. Você tem disponibilidade no horário determinado, ou para a quantidade de horas que a instituição está pedindo?

Tudo certo? Então agora é só seguir para o 4º e último passo.

4- Se candidatar para uma vaga

Vemm!

Caso você não receba nenhuma mensagem nem ligação no telefone cadastrado no seu perfil no site do Atados, dê uma olhadinha na sua caixa de emails. Ainda nada? Então, veja no perfil da instituição no site o email ou telefone e entre em contato para saber o que está acontecendo. Às vezes, aconteceu alguma coisa e o pessoal não conseguiu falar com você. Pode acontecer, né?! Mesmo assim, se você não foi atendido, fale com o Atados no Facebook que nós podemos falar com eles para entender o problema ;)


Agora a instituição está contando com você, por isso, não faça pouco caso da sua inscrição e compareça! Se algum imprevisto surgir e você não puder ir, ou não puder cumprir com o compromisso, tenha certeza de avisar ao responsável pela vaga na instituição com o máximo de antecedência possível.

Chega junto!

Foto do projeto Refoodgees, clicada pela fotógrafa voluntária, Tatiana Azzi.

Atados Histórias

Publicando gente boa

Atados

Written by

Atados

Publicando gente boa.

Atados Histórias

Publicando gente boa

More From Medium

Top on Medium

Ed Yong
Mar 25 · 22 min read

19.3K

Top on Medium

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade