#GritodasCrianças: A volta dos repasses no dia nacional do voluntariado

Hoje, no dia nacional do voluntário, o #GritodasCrianças foi ouvido. Acreditamos no voluntariado como participação popular, na coletividade pressionando o poder público para a tomada de decisão. E foi assim que conquistamos uma reunião da direção da FIA — Fundação para a Infância e Adolescência — com os gestores das instituições conveniadas. O motivo: 119 delas estão sem receber o repasse acordado pelo governo estadual há 16 meses. Cerca de 100 pessoas compareceram neste que foi o primeiro encontro após os 6 meses em que a presidente assumiu a gestão.

A movimentação para a volta dos repasses começou com uma visita do Atados à ONG Vida Real na Maré que realiza um trabalho de assistência junto a jovens em situação de risco da comunidade. Tião, atual presidente, contou que estava passando por uma situação muito difícil e tinha medo de fechar as portas. Já havia reduzido o número de atendidos de 250 para 90 crianças e adolescentes. No entanto, descobrimos que não era só o Tião que estava passando por dificuldades.

Entramos em contato com nossos parceiros do Projeto #Colabora para que fizessem uma matéria investigativa sobre o que estava acontecendo. Através deles, ficamos sabendo todas as mais de 100 conveniadas que estavam há mais de ano sem receber. Bem como as instituições de infância e adolescência, aquelas que trabalham com pessoas com deficiência também estavam vivendo a mesma situação. Com o dia nacional do voluntariado se aproximando, nós do Atados pensamos em realizar uma de ação. Tivemos a ideia de chamar essas ONGs para fazerem apresentações culturais mostrando os trabalhos desenvolvidos com o público atendido no que poderia ser a última vez. Foi então que o Tião nos passou o contato da Kátia Vasques, presidente da Febiex — Federação das Instituições de Reabilitação — e aí tudo mudou.

Kátia é antiga no movimento, passou por muitas batalhas ao longo dos anos e conquistou muitas vitórias, mas afirmou com todas as letras de que nunca tinha presenciado uma situação de crise na rede de assistência do estado como a atual. Com ela do nosso lado, marcamos através do deputado Márcio Pacheco, presidente da comissão de defesa dos direitos da pessoa com deficiência, uma audiência com o líder do governo na câmara dos deputados do Rio. Além dele, estavam presentes o deputado e atual secretário de ciência, tecnologia e desenvolvimento social, a presidente da FIA e a subsecretária de programas sociais.
Nesta audiência que aconteceu na última quinta feira, dia 24, foi prometido cerca de 10 milhões de reais para que as instituições pudessem sanar uma parte de suas dívidas acumuladas ao longo dos 16 meses. O que, por si só, já é uma conquista ficou ainda maior com a promessa de que os repasses retornariam ao normal no começo de 2018. Com esses compromissos firmados, o pessoal já começou a respirar mais aliviado. Finalmente vão poder honrar seus compromissos com os funcionários que estavam sem receber e, é claro, com o público atendido.




Ao final pressionamos a América Tereza para que, ao invés de apenas receber a movimentação já marcada no dia 28 de agosto, fizesse o convite formal para todos os conveniados. Assim, ela poderia pessoalmente firmar o que tinha sido prometido na quinta feira anterior.

Após todo este percurso, tivemos finalmente a audiência na FIA e vimos mais uma vez o compromisso ser reafirmado. Agora, restam questões burocráticas para avaliar como esse dinheiro vai chegar na conta dos conveniados. Até que isso aconteça continuaremos de olho, cobrando e informando a todos.
Vamos juntos!


