No dia nacional do voluntário: 10 formas de começar em SP e RJ um trabalho voluntário hoje
Hoje é celebrado o Dia Nacional do Voluntário que foi instituído pela Lei nº 7.352, de 28 de agosto de 1985. Seu objetivo é reconhecer e destacar o trabalho das pessoas que doam tempo, trabalho e talento de maneira voluntária para causas de interesse social e para o bem da comunidade.
Se você já é um voluntário, saiba que reconhecemos a diferença que o seu trabalho tem feito nas instituições sociais. Se você ainda não faz , o Atados pode te ajudar a começar hoje mesmo. Veja as vagas do Rio de Janeiro e São Paulo que separamos para você!
1. Se você quiser trabalhar com crianças, pode contar histórias (RJ)

A Casa de Luciá fica num casarão antigo e cheio de luz no Meier e atende crianças de 5 a 12 anos com diversas atividades. Você pode contar histórias para crianças, uma vez por semana. Dá para usar a brinquedoteca, a biblioteca, dá até para fazer a atividade no jardim.
2. Se você entende de programação, pode ajudar a organizar livros (SP)
A OCA possui uma biblioteca com um acervo muitos grande. Se você manja de programação, eles estão procurando alguém que possa colaborar com a implementação do sistema de catalogação.
Você precisa ter conhecimento em Linux e VPS para que nos ajude a instalar o sistema de gestão de Biblivre em um servidor VPS. O OCA já possui a hospedagem pelo Hostinger e o programa Biblivre5 e precisa agora de alguém que unifique os dois.
3. Se você quer protestar por mobilidade, pode fazer uma intervenção urbana (RJ)

O MobiRio vai fazer ações para discutir a questão da mobilidade urbana. E no dia 18/09 vai fazer uma sala de espera ali no meio da Avenida das Américas, já que todo mundo tem que esperar ali o sinal abrir de novo para conseguir atravessar. A ideia é chamar atenção para para as necessidades do pedestre e buscar uma adequação que nos atenda.
Se você curte intervenção urbana, pode participar em várias funções para que a sala de espera aconteça.
4. Colabore com atividades administrativas de contadores de histórias (SP)

A Viva e Deixe Viver organiza um grupo de voluntários que contam histórias para crianças e adolescentes hospitalizados e estão procurando alguém que colabore com o trabalho administrativo, como ligações telefônicas, atualização cadastral, planilhas e envios de certificados.
5. Se você gostaria de fazer trabalho voluntário um dia só, pode apoiar uma festa (RJ)
Pode colaborar com a organização da festa de confraternização do Favela Brass no próximo dia 03/09, que é uma escola de música e instrumentos de sopro em Santa Teresa. Será necessário apoio tanto na organização e arrumação do espaço, quanto fazer as fotos do dia. E você ainda vai ver a apresentação das crianças, que é incrível e vai até matar um pouco a saudade do carnaval.
6. Você pode ensinar música com seu violão (SP)

Se você toca violão, tem muita vontade de ensinar, canta e entende de música popular brasileira, o Lar Meimei procura você para dar aulas a alunos de escolas públicas.
Além do aprendizado do instrumento, a organização busca também levar conhecimento sobre os grandes compositores brasileiros, resgatando a nossa riqueza cultural.
7. Se você fala outros idiomas, pode fazer traduções (RJ)
Você também pode doar suas habilidades sem sair de casa. A Associação de Amigos do Cineclube Gigóia está precisando de apoio na tradução e revisão de sua página para outros idiomas. Basta dominar o idioma escolhido e combinar um prazo de entrega dos textos com a ONG. Tudo isso do conforto da sua casa ou escritório.
8. Se você é videomaker, pode registrar a risada de muitas crianças (SP)

O Instituto Saúde e Sustentabilidade está realizando a leitura criativa do livro Saúde Colorida em escolas públicas de São Paulo e quer gravar essas apresentações.
A ideia é levar informações sobre saúde básica para mais de 5 mil crianças de 4 a 10 anos da rede pública de ensino nos bairros do Butantã, M’Boi Mirim, Freguesia do Ó e Brasilândia, de maneira divertida. Vale o registro!
9. Se você escreve muito bem, pode produzir textos sobre o trabalho de uma ONG (RJ)

O Solar Bezerra de Menezes faz um trabalho incrível com crianças, jovens, adultos e idosos e atua em São Cristóvão há quase 90 anos. Mas eles têm uma dificuldade em divulgar o trabalho porque os profissionais de lá sempre escrevem textos muito técnicos sobre o que tem feito e precisam de uma mãozinha para torná-los mais atraentes para a internet. Se você é muito bom com as palavras, pode ser seu trabalho voluntário ideal.
10. Você pode desenvolver habilidades de gestão de projetos (SP)

O Atados quer impulsionar você a desenvolver um projeto junto a uma ONG, fazendo acontecer um projeto social, do começo ao fim.
O Criadores de Atos é um programa em que grupos de voluntários jovens desenvolvem um projeto social, do começo ao fim, dentro de uma ONG que irá apresentar suas demandas para que desenvolvido o projeto ao longo de 3 meses.
Essa é a oportunidade para você aprender colocando a mão na massa!

