Trajetórias de mulheres que superaram a violência serão lembradas com arte urbana
Matéria escrita pela jornalista voluntária Maria Amélia Saad. Fotos da fotógrafa voluntária Julia Kubrusly.

O dia 8 de março é uma data internacionalmente conhecida por celebrar as mulheres. Mais que um calendário comercial, esse dia marca a luta histórica por direitos e a visibilidade de reivindicações. Com intuito de trazer a público a face da diversidade da feminilidade e das histórias que perpassam a vida de mulheres cariocas, o Projeto Feminicidade, realizará no dia 5 de março uma ação de ocupação do espaço público, no Centro do Rio de Janeiro, com a afixação de lambe-lambes.
A articuladora do Atados, Lolla Angelucci, ainda explicou que essa ação em prol do reconhecimento e empoderamento das mulheres faz parte de uma programação maior, com a participação de outros grupos e coletivos feministas. “As colagens serão feitas após o desfile do bloco de carnaval feminista, “Maria vem com as outras”, que se inicia às 15h, no Largo São Francisco, dessa forma, a semana da mulher já irá amanhecer com histórias incríveis”, destaca

O foco da ação será contar por meio dessa arte urbana, histórias que apresentem a realidade das mulheres que através do mercado de trabalho (especialmente o artesanato) romperam com situações de violência. “Dentro desse campo conhecemos mulheres que através da descoberta da habilidade manual, conseguiram se libertar de quadros de violência”, conta a coordenadora do Projeto, Cássia Wernek.

Ela relata, que o principal objetivo dessa ação é suscitar em outras mulheres que passam pelos espaços onde estarão inseridas essas histórias, a sensibilidade e empoderamento para que possam também transformar e romper com a violência, mostrando uma possibilidade de recomeço.
As interessadas em participar da colagem dos lambe-lambes necessitam apenas de encaminhar um e-mail para o Projeto Feminicidade feminicidaderio@gmail.com. Os relatos -colhidos por voluntárias escritoras e fotógrafas — também serão disponibilizados através do site www.feminicidade.com.br, reunindo a trajetória das mulheres retratadas.
Captação de recursos
Para arrecadar o montante de R$ 300, necessário para imprimir o material que será afixado no Centro do Rio de Janeiro, o Projeto lançou na última segunda-feira (20), um financiamento coletivo no site “vakinha.com”. A captação de recursos acontece até sexta-feira (24) e pode ser acessado através desse link.


