Leandro Johann
May 2, 2018 · 7 min read
Photo by Kyle Ellefson on Unsplash

A cultura de uma empresa é construída no dia a dia: nas decisões, valores e visões compartilhadas. Cultura é mais do que aquilo que a gente acredita. É aquilo que a gente faz, que a gente vive. É nosso jeito de ser.

Nossos valores:

1. Excelência;
2. Inovação;
3. Transparência;
4. Pró-atividade;
5. Mais que tudo, arte;
6. Ambiente gostosinho;
7. Atitude de time;
8. Sem medo de ser feliz.

Nossos valores transmitem a nossa essência. E nós acreditamos que nos tornamos o que fazemos.

Então, nossos valores evoluíram! E se tornaram nossos mantras.


Mantra 1: Excelência

É mais do que uma palavra, é um estilo de vida!

Por isso buscamos o que há de melhor no mundo: profissionais, metodologias e processos. Nosso time quer sempre aprender e está buscando ser o melhor no que faz. Não nos preocupamos com a concorrência, mas estamos sempre antenados com os melhores do mercado — afinal, quem está na liderança tem sempre algo pra ensinar e nos manter inspirados. Entregamos para nossos clientes resultado de qualidade e somos reconhecidos por isso — vamos sempre um passo além e isso nos ajuda a criar autoridade e credibilidade no mercado que atuamos. Gostamos de pensar juntos e de colocar a mão na massa, porque acreditamos que muitas cabeças pensam melhor que uma só. Por isso, precisamos de aliados que acreditem na nossa luta e que estejam preparados para dominar o mundo com a gente! Mas sempre lembrando: Shit happens everywhere and everytime. Então, take it easy! Faça sempre o seu melhor e embarque nessa aventura com a gente porque excelência aqui na ateliware é mais do que uma palavra, é estilo de vida!

Mantra 2: Inovação

Fazer diferente pra fazer a diferença!

A ateliware acredita que inovar faz parte do jogo de qualquer negócio que quiser existir nos próximos anos. E inovação faz parte do nosso DNA. Já diz o ditado: "Move fast, break things". Estamos falando daquela inovação que exige ousadia pra pensar fora da caixa e velocidade pra experimentar novos jeitos de fazer as coisas, correndo riscos de forma responsável. Então, buscamos para o nosso time pessoas que não tenham medo de experimentar o novo, aprender, ensinar e até mesmo de desaprender para reaprender. Inovação faz parte do nosso DNA. Aqui nós inovamos na gestão, nos produtos e serviços, na nossa comunicação. Enfim, inovamos porque acreditamos que o mundo está em constante mudança e, por isso mesmo, temos de fazer diferente pra fazer a diferença.

Mantra 3: Transparência

Papo reto é melhor que mimimi!

Buscamos sempre pelo diálogo aberto e verdadeiro. Estamos sempre dispostos a falar e a ouvir, na mesma proporção. Não escondemos nossas falhas e, se não temos uma resposta, não tem problema: vamos em busca de uma solução. Aqui, o papo reto rola solto entre sócios, colaboradores e também com os clientes. Valorizamos a verdade, nua e crua, sem rodeios. Se não puder fazer algo, diga. Se não concorda, argumente. Se está incomodado, sinalize. Mas cumpra o combinado ou recombine o jogo, com antecedência. Fale sempre a verdade, jogue limpo, sem mimimi. Acreditamos que a transparência aproxima pessoas e nos ajuda a sermos seres humanos melhores, além de profissionais mais produtivos, competitivos e éticos.

Mantra 4: Pró-atividade

Experiment. Fail. Learn. Repeat.

Aqui errar é permitido, porque inovação pressupõe muitas tentativas e erros. Mas com um detalhe que faz a diferença: cada erro cometido é uma lição aprendida. Resumindo, não podemos cometer o mesmo erro duas vezes, mas podemos errar todos os dias, quantas vezes quisermos, desde que seja algo diferente. Acreditamos que a liberdade de tentar e errar encoraja nosso time a ousar, ser mais criativo, arriscar mais e, principalmente, ser pró ativo, ter uma mentalidade de execução. Assim, aqui fazemos ciência: para cada hipótese, testamos se é verdadeira ou falsa. E se for falsa, aprendemos, criamos novas hipóteses e começamos tudo de novo. O fato é que não gostamos de ficar parados, esperando pelas certezas. E não vemos problema em pegar caminhos errados se, rapidamente, corrigir-mos a rota. Ah, e tem mais: assumimos nossos erros e gostamos de contá-los na nossa história porque entendemos que aprendizados fazem parte do processo, deixam cicatrizes e sempre nos levam mais longe, na velocidade certa.

Mantra 5: Mais que tudo, arte

Habilidade > conhecimento técnico

Existe algo que buscamos incansavelmente na ateliware: artesãos, pessoas que entendem todo o processo em que estão envolvidos. Uma espécie de full stack da vida. Se tivermos que escolher, sempre vamos preferir contratar gente em 4D: com conhecimento (saber), habilidades (saber fazer), capacidade analítica (saber analisar) e atitude (fazer acontecer). Para nós, talento, afinidade, caráter e vontade são sempre mais importantes do que o currículo técnico. Porque oferecemos para nossos colaboradores recursos e desafios para que eles aprendam e se tornem referência no mercado! Ou seja, fazemos a nossa parte. Mas também queremos que as pessoas façam a parte delas, se entregando e dando o seu melhor, com inteligência racional e emocional. Pra gente, mais importante do que trabalhar duro é trabalhar 1% melhor a cada dia, evoluindo sempre!

Mantra 6: Ambiente Gostosinho

Ambiente gostosinho = respeito + diversidade

Aqui todo mundo pode ser o que quiser, do jeito que quiser. Não rotulamos as pessoas pela aparência, orientação sexual, posição política, escolha religiosa, gênero ou etnia. Entendemos que as pessoas não são iguais às outras e esse é o tempero da vida. Acreditamos que ter num mesmo time pessoas com diferentes pensamentos, culturas e ideologias é um diferencial competitivo. Mas essa mistura só dá certo se houver respeito, se os colaboradores perceberem que podem ser quem realmente são no ambiente de trabalho, sem preconceitos e julgamentos. Funciona assim: cada um pode e deve ser o que quiser, desde que seja ele mesmo e respeite quem o outro é! Portanto, nos importamos com performance, mas não toleramos individualismo ou sacanagem. Aqui só fica quem é do bem e faz por onde pra chegar lá!

Mantra 7: Atitude de Time

Todos somos um pouco donos da Ateliware!

Somos ótimos em desenvolver produtos, serviços e, mais do que tudo, resolver as dores dos nossos clientes. E para continuarmos tendo sucesso na nossa caminhada, entendemos que atitude é fundamental e faz diferença. Aqui cada um sabe das suas responsabilidades e deve agir como dono da empresa. Não gostamos de ficar cobrando, pegando no pé, chamando pelas responsabilidades e tarefas. Aqui, não jogamos a bola para o outro lado apenas para nos livrarmos do problema. Afinal, nunca entramos no jogo apenas pra cumprir tabela. Somos um time, acreditamos no poder do nós e entramos no jogo pra ganhar porque acreditamos que time que joga unido, vai mais longe. E pra isso, cada um deve se responsabilizar pela suas atitudes, afinal, todos somos um pouco donos da ateliware!

Mantra 8: Sem Medo de Ser Feliz

Nosso ROI = resultados + felicidade

Estar feliz por fazer o que gosta, por estar realizado e correndo atrás dos seus sonhos. Aqui gostamos de nos sentir bem e de ter qualidade de vida. Buscamos o equilíbrio para transformar nosso espaço num lugar de energias positivas e fortalecedoras. Acreditamos que toda pessoa pode sair melhor e mais leve depois de trabalhar rodeada por gente do bem, que enxerga o lado bom das coisas e traz otimismo à vida. Na ateliware, gostamos de elogios, de reconhecer vitórias, de premiar talentos, de celebrar as conquistas individuais e coletivas. Adoramos perceber que as pessoas aprendem uma com as outras e que a evolução é diária. Queremos fazer parte da trajetória profissional dos nossos colaboradores porque quando lutamos e crescemos juntos, descobrimos que o sabor da felicidade é mais gostoso, mais intenso e dura muito mais!


Estamos sempre em busca de qualidade, seja quando desenvolvemos produtos ou serviços, no time de colaboradores ou no nosso ambiente gostosinho de trabalho. E por isso mesmo aqui o papo é reto. Falamos o que pensamos e sentimos e damos a liberdade para que todo mundo se expresse do mesmo jeito.

Pra nós, competências e habilidades valem muito mais que um papel cheio de títulos e cursos. Afinal, se o mundo muda o tempo todo, nós, profissionais, também temos de nos reinventar e nos tornarmos profissionais do século XXI, com 4D — saber, saber fazer, saber analisar e fazer acontecer.

Encorajamos nosso time a ser pró ativo, então, errar faz parte do jogo. Aqui, todos podem ousar, sugerir, criar. Só não pode ficar parado, reclamando, cheio de mimimis. Pra gente, o erro vale pela atitude, pela tentativa, pelo movimento. Só não vale errar o mesmo erro duas, três, quatro vezes. Porque aprender faz parte do processo, formando nossas cicatrizes e experiências. Então, tem de aprender com o erro pra seguir rumo ao sucesso.

Também faz parte do jogo sermos quem somos de verdade, sem máscaras. Temos liberdade para sermos quem quisermos, sempre com muito respeito. Afinal, para nós, o que dá tempero à vida é a diversidade. Buscamos gente diferente para fazer parte do nosso time. E onde pessoas diferentes convivem, respeito é a base da confiança e da convivência. É o que dá equilíbrio para as pessoas se realizarem — pessoal e profissionalmente — sem medo de ser feliz.
Parece ousado ser assim, né?! Mas inovação faz parte do nosso DNA. E para inovar é preciso coragem, comprometimento, ação. Não vale jogar pra cumprir tabela, é preciso ter atitude, afinal, quem entra em campo pra ganhar pensa com cabeça de vencedor e sentimento de time.

Somos assim. Excelência é nosso estilo de vida. Afinal, queremos transformar o mundo num lugar melhor pra se viver. E, pra termos sucesso nessa missão, nos cercamos dos melhores, daqueles que também acreditam que tudo é possível, desde que se tenha coragem para experimentar, perder medos, corrigir a rota e seguir em frente! Resumindo: somos diferentes e fazemos diferente pra fazer a diferença!

Photo by Victoria Palacios on Unsplash

ateliware

Nossas idéias e opiniões sobre engenharia de software, desenvolvimento de produtos, negócios, empreendedorismo e startups.

Leandro Johann

Written by

I'm a passionate programmer. I like to learn a little every day and I'm focused on creating software solutions for real people.

ateliware

ateliware

Nossas idéias e opiniões sobre engenharia de software, desenvolvimento de produtos, negócios, empreendedorismo e startups.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade