Mindsight: A Nova Ciência de Transformação Pessoal

Interpretações e trechos em português do livro Mindsight

Laís Lara Vacco
Ativamente
4 min readJul 8, 2019

--

No livro Mindsight, o médico Daniel Siegel explica como a atenção com nosso corpo e nossas emoções pode transformar a forma como vivemos. Ele chamou essa prática de Mindsight também conhecida por mindfulness ou atenção plena.

“Mindsight é um tipo de atenção focada que nos permite ver o funcionamento da nossa própria mente.” Dr. Daniel Siegel

Por que praticar a atenção plena?

  • Para aumentar a consciência de si, da mente, do corpo, emoções e conexões;
  • Aprender a controlar as emoções e os impulsos;
  • Entender sobre si para conseguir se conectar com os outros.

Como focamos nossa atenção, moldamos a estrutura do nosso cérebro.
Neuroplasticidade é o nome dessa capacidade do cérebro em mudar. A habilidade de ver a mente de forma mais clara, estimula o cérebro a criar importantes conexões.

A neurosciência apoia a ideia de que desenvolver habilidades reflexivas ativa os circuitos que criam resiliência e bem estar, que são a base para a empatia e compaixão.

Como praticar?

Reflexão é a chave

Quando perdemos a cabeça, por exemplo, acabamos agindo de forma reativa. Depois do evento tendemos a ignorar o que aconteceu e continuamente esse padrão se repete. Ele pode se tornar crônico e intenso.

Para diminuir a frequência e intensidade desses eventos, podemos praticar a reflexão.

O três pilares da reflexão descritos no livro

Observação: observamos nós mesmos; enxergamos o contexto todo que estamos vivendo. Isso oferece uma chance de perceber nosso papel nesses padrões e encontrar forma de alterá-los.

Objetividade: reconhecemos o pensamento ou sentimento e não nos deixamos levar por eles. O que estamos sentindo são memórias, sentimentos, crenças e intenções temporárias. São atividades mentais e não a realidade.

Abertura: estamos receptivos a tudo o que vem à mente. Desapegamos do “deveria ser”. Reconhecemos nossos julgamentos e libertamos a mente do controle.

Exemplo
Alguém falou algo e me senti com muita raiva, então respondi de forma grosseira e senti vontade de falar muito mais. Ao perceber isso, escolhi ficar quieta. (observação)

Comecei a discernir que essa vontade de falar tudo, acompanhada de sensações físicas, são apenas atividades da mente. Não são eu.(objetividade)

Eu não preciso falar tudo só porque o impulso está ali.

Passado um tempo a pessoa me diz o quanto fui injusta naquela situação. A vontade de me defender vem novamente. Então me lembro de me manter reflexiva e atenta para ouvir através da experiência da pessoa e não da minha. O essencial é aceitar e ser receptivo. (abertura)

Dessa forma começamos a exergar a situação com mais clareza, buscando encontrar uma solução sem escalar o problema.

Sugestões de reflexão quando nos sentimos "fora de controle":

  • Quais foram as sensações no meu corpo?
  • Que imagens eu tenho na minha mente?
  • Quais eram os sentimentos — as emoções — flutuando na minha cabeça?
  • Que pensamentos estavam acontecendo — eles ainda estão comigo?

Uma parte do discernimento é estar ciente do que estamos cientes. Isso é o oposto de nos deixarmos levar por algum ponto fixo da nossa atenção.

"Essa é uma habilidade poderosa que nos liberta da prisão de reações automáticas." Dr. Daniel Siegel

Reconexão

Durante ou depois de perdemos o controle, é preciso pausar e se conectar consigo. Mesmo uma pequena pausa pode fazer a diferença.

Muitas vezes sentimos culpa ou vergonha ao lembrarmos de nossas atitudes em eventos de estresse, por isso, é essencial ser gentil consigo mesmo.

Outras práticas de atenção

Além da reflexão, existem outros tipos de práticas que podem ser diárias:

Atividades do dia a dia como lavar a louça, limpar a casa ou conversar com alguém também são oportunidades de trazer a atenção ao momento presente.

Sobre o livro Mindsight

Ele aborda o assunto de mindfulness com explicações científicas e outros pontos:

  • Explicações sobre a mente e funcionamento do cérebro;
  • Qual lado do cérebro treinar;
  • Como eventos traumáticos e interações na infância podem criar padrões mentais que refletem nossos comportamentos atuais;
  • Casos clínicos de criança com TOC, adolescente com depressão, adultos com problemas de relações.

Também ressalta que muitas vezes as práticas de atenção são atreladas à religião, mas que na realidade são processos biológicos que promovem a nossa saúde e funcionam como uma higiene mental, independentes de religião.

“Com o mindsight nosso padrão é a honestidade e humildade, não um falso ideal de perfeição e invulnerabilidade. Somos todos humanos, e ver nossa mente claramente nos ajuda a abraçar essa humanidade dentro de si e de nós mesmos.” Daniel Siegel

Esse é um processo contínuo de observação e aprendizados.

--

--