4 canais pelos quais o poder é exercido

Tulio Malaspina
Escola de Ativismo
Published in
3 min readJun 19, 2015

--

Todo ativista deve compreender minimamente como funcionam as relações de poder para que consiga de fato traçar estratégias que causem impacto na sociedade. As campanhas ativistas devem ser pensadas como um jogo de xadrez ou uma luta de judo, onde cada ator precisa compreender as forças e fraquezas do seu oponente para que sua movimentação cause maior impacto. Quanto mais precisa for nossa definição dos atores e do que está em jogo, maior a clareza com que veremos o poder.

“O poder nunca existe de maneira isolada; sempre envolve outros atores e é exercido em relação a eles.” Moisés Naim

Poder é aquilo que exercemos sobre os outros para que tenham condutas que, de outro modo, não adotariam. Para exercer poder o ator deve ter capacidade de se apoiar numa combinação de força, código, mensagem e recompensa para conseguir que a outra parte atue da maneira que convém a quem tem mais poder.

Força e coerção

Força: A força é o meio mais óbvio pelo qual se exerce poder. Normalmente é exercido por um exército, policial, valentão ou pessoas armadas, mas não diz respeito apenas a força física, mas também a coerção (ato de induzir, pressionar ou compelir alguém a fazer algo pela força, intimidação ou ameaça) como por exemplo um chefe, uma mãe ou pai.

Código e dever moral

Código: A moral, tradição, cultura, expectativas sociais, crenças e outros valores são formas de exercer o poder sobre outras pessoas por meio da invocação desses códigos sociais. Essa forma de poder é exercida pelo sentimento de dever moral.

Mensagem e persuasão

Mensagem: O poder exercido através da mensagem é a capacidade de persuadir os outros a verem a situação de uma maneira tal que se sintam motivados a fazer algo que em outras situações não fariam. A mensagem nos faz mudar de ideia, de percepção.

Recompensa e indução

Recompensa: As pessoas normalmente aceitam fazer coisas que não fariam em troca de recompensas, financeiras ou não. Qualquer pessoa com a capacidade de oferecer recompensas que sejam do interesse do outro conta com um grande poder de indução: Essa pessoa é capaz de mudar a estrutura da situação.

Os quatro canais pelos quais o poder é exercido — força, código, mensagem, recompensa — normalmente são usados de forma combinada, garantindo um espectro mais complexo de controle. Quem é capaz de identificar como o poder está sendo exercido em cada canal — e se está aumentando ou diminuindo — terá valiosas pistas para entender onde está o calcanhar de Aquiles.

--

--

Tulio Malaspina
Escola de Ativismo

Campanhas + mobilização + ativismo + política | Malabarista de soluções na @sustentalab + Colaborador na @Eativismo + Mágico no @update_politics