Mulher empreendedora brasileira — Uma entrevista com a criadora do Blog Mães Empreendedoras, Maria Cristina Bernardo.

Rafaela Sanzi
Attached Creative
Published in
4 min readJul 25, 2018

Há alguns meses atrás eu estava pesquisando e escrevendo sobre empreendedorismo feminino, foi quando eu conheci o trabalho da Maria Cristina, que assessora centenas de mulheres, como nós, a empreender. O trabalho da Maria é extenso, ela é envolvida em diversos projetos de empreendedorismo feminino, dentre eles eu destaco o Blog Mães Empreendedoras e o Curso Oficina de Ideias.

Desde que eu conheci o Blog Mães Empreendedoras eu quis entrevistar a Maria Cristina!! O trabalho que ela desenvolve é fantástico! Finalmente conseguimos nossas agendas de empreendedoras, rsrs. Eu fiquei surpresa ao descobrir que a maternidade é um dos grandes motivos pelos quais as mulheres empreendem, porque à primeira vista a vida de empreendedor parece mais arriscada, preocupante e trabalhosa… Entretanto existem muitas boas razões para as mães fazerem essa decisão. É sobre isso que eu conversei com a Maria Cristina a seguir.

Fonte: Pixabay- Pexels

Maria, na sua opinião por que as mulheres brasileiras estão empreendendo cada vez mais? O que tem levado a decidir iniciar um negócio frente a outras alternativas como seguir carreira em uma empresa, por exemplo?

A flexibilidade de horários, necessidade de geração de renda, vontade de passar mais tempo com a família e de desenvolver um trabalho com propósito. Estes são os principais motivos pelos quais as mulheres decidem cada vez mais tornarem empreendedoras no Brasil. Outro ponto importante é que o mercado de trabalho muitas vezes é excludente com as mulheres , principalmente com as mães. Há pesquisas que mostram que 47% das mulheres acha que perdeu uma oportunidade de trabalho por conta da maternidade. Essa situação acaba impulsionando as mulheres a buscarem novos caminhos para a carreira e o empreendedorismo é uma alternativa.

Falemos sobre quem é a mulher empreendedora brasileira, quais são as características, perfil e desejos desta mulher?

A mulher empreendedora brasileira tem em média 38 anos, é mãe e tem formação superior. As mulheres empreendedoras buscam oportunidade de se desenvolverem pessoalmente e gerarem negócios que sejam positivos para elas e para os outros. Empreendem principalmente em serviço e comércio nas áreas de alimentação, moda, artesanato e beleza incrementando a economia criativa.

Dado seu perfil, quais são os principais desafios dessa mulher que quer empreender?

Os principais desafios são fazer um bom planejamento para dominar a gestão da empresa e conseguir investimento. Para as mães, um dos desafios também é dividir o tempo entre as tarefas do negócio e da casa.

Fonte: bruce mars -Pexels

Um dos maiores desafios de empreender, na minha opinião é definir o ramo de negócio. Diga-me como você encontrou a sua missão e transformou em um negócio rentável?

Assim como milhares de mulheres, decidi começar a empreender para estar mais perto do meu filho e após uma demissão. O começo da trajetória foi complicado. Por conta da falta de experiência cometi erros e tive que fechar o negócio. Mas a experiência foi tão intensa que me apaixonei pelo caminho do empreendedorismo e decidi continuar em outra iniciativa, na época junto com meu marido.

Me dediquei a estudar muito sobre gestão de pequenos negócios, fiz cursos, pós-graduação e em 2015 surgiu o blog Mães Empreendedoras. Ele nasceu justamente dessa minha vontade de compartilhar com outras mulheres a minha vivência e ajudá-las a estarem mais preparadas para empreender. A partir daí venho desenvolvendo o blog que hoje traz informação de qualidade através também das redes sociais. Ao longo do tempo realizei consultorias, serviços relacionados a gestão de redes sociais e aprendi muito sobre esse universo digital.

Hoje o Mães Empreendedoras oferece cursos online para solucionar problemas das mulheres e seus negócios. Atualmente está com inscrições abertas o Oficina de Ideias, um curso completo para ensinar tudo que a empreendedora precisa saber para dar os primeiros passos do negócio e dominar a sua gestão. Em breve serão lançados novos cursos.

Como você tem ajudado centenas de mulheres a empreender?

Ajudo as mulheres através do meu conhecimento que é baseado na minha experiência de mãe empreendedora gerindo pequenos negócios e também em muito estudo e capacitação. Sou pedagoga por formação e isso me possibilita trazer cursos bem estruturados e que ensinam o que a mulher precisa saber de um jeito acessível e colocando a mão na massa. Quero cada vez mais ajudar as mulheres a conquistarem sua independência, realizarem seus sonhos e sentirem-se empoderadas através de seus negócios.

Muito interessante a sua jornada empreendedora, Maria. Que DICA você daria a quem lê este artigo e está pensando em abrir um negócio?

Dedique-se a estudar constantemente sobre o seu negócio. Isso vai te permitir enfrentar os desafios e correr menos riscos. Empreendedoras preparadas têm mais sucesso. Como sempre digo, se estudamos para qualquer profissão por que para empreender seria diferente?

Se você quer conhecer mais sobre o trabalho da Maria Cristina Bernardo, acesse:

Quem é MARIA CRISTINA BERNARDO:

MENTORA DE PEQUENOS NEGÓCIOS, CRIADORA DE CONTEÚDO E BLOGUEIRA.
Carioca, mãe de três, entrou no mundo do empreendedorismo há 10 anos depois do nascimento do seu primeiro filho. Em 2015 criou o blog Mães Empreendedoras a partir de sua história pessoal para compartilhar conhecimento, empoderar e ajudar mulheres no Brasil e mundo afora a começarem suas trajetórias como empreendedoras e mudarem de vida.

Criadora do Curso Oficina de Ideias e responsável também pelo projeto Crianças por aí.

Além de tudo isso, é pedagoga formada pela UFRJ. Especialista em Sustentabilidade pela PUC-RJ e Gestão de Pessoas pelo IBMEC. Participante da Rede de Empreendimentos Sustentáveis Shell Iniciativa Jovem.

Artigo originalmente publicado em Attached Creative.

--

--

Rafaela Sanzi
Attached Creative

Dedica-se a ciência do empreendedorismo feminino. Usa marketing digital para impulsionar negócios de valor. Busca a felicidade em todos momentos.