A importância de feedbacks em processos seletivos

Por que algumas empresas não se preocupam em dar feedback para seus candidatos?

Augusto Pimenta
Augusto Pimenta
Published in
2 min readApr 16, 2016

--

Nos últimos anos, sabemos que a concorrência tem aumentado de forma considerável em processos seletivos. Empresas que antes recebiam 10 currículos em cada processo seletivo, hoje recebem 10 vezes mais. E nesse cenário, diversas empresas argumentam não ter tempo para responder a todos os candidatos. Por outro lado, os candidatos tem dedicado muito mais tempo e recursos em suas candidaturas.

Imagine só... você "empresário" sair por ai em busca de vários clientes para sua empresa. Depois de muita correria consegue uma oportunidade para apresentar seu trabalho (mesmo que por e-mail, enviando seu portfólio). O cliente gosta e te chama para uma reunião. Ele te passa alguns detalhes sobre a sua demanda. Você volta para o seu escritório, passa 15 horas preparando uma proposta e por fim retorna ao cliente e realiza uma apresentação. O cliente assiste a tudo e diz: "Entrarei em contato". Passa, 20, 30, 40 dias e nada. Em um bom cenário: a empresa liga pra você e diz: "Não vamos fechar o contrato". Você fica muito chateado, não? Sem sequer saber onde acertou/errou.

Pois é! É dessa mesma forma que acontece com muitos profissionais que estão em busca de recolocação profissional. Não me diga questão coisas diferentes. Não, não são!

Praticamente todos os passos, os desejos e esforços são os mesmos. O candidato se dedica a prospectar empresas e elaborar seu currículo. Daí consegue uma entrevista, realiza os testes/apresentações e no fim: Nenhuma ligação ou um simplesmente "Já contratamos outro profissional".

É com essa cara que muitos profissionais ficam:

Isso é frustrante.

Você recrutador: Forneça feedbacks! Feedback é tão essencial para sua empresa e marca, como é fundamental para os candidatos.

Feedback: informação que o emissor obtém da reação do receptor à sua mensagem, e que serve para avaliar os resultados da transmissão.

Todo tempo investido por um profissional que tenha interesse em trabalhar em sua empresa deve ser reconhecido.

Em alguns casos, sei o quanto é difícil ter tempo para passar feedbacks, mas também não é fácil para os candidatos sair do trabalho para participar de entrevistas, fazer pesquisas e preparar apresentações nos fins de semana, etc.

Se você não concorda ou não gosta desse artigo, por favor, me diga o porquê. :D

--

--