Miguel Á. Padriñán

Design, Tecnologia e Dados: um novo conceito

Augusto Pimenta
Augusto Pimenta
Published in
3 min readApr 24, 2016

--

Diferentemente dos outros posts, vou me apresentar: me chamo Augusto Pimenta, sou formado em Ciências e Tecnologia, atualmente faço mestrado em Ciências, Tecnologia e Inovação destinando muito tempo e energia em estudos sobre usabilidade, testes, design de software e arquitetura de informação. Nos últimos anos trabalhei com desenvolvimento de produtos digitais, passando por algumas empresas e startups.

A primeira delas foi a Recruti (2013). Nela desenvolvemos um novo modelo de sistema de recrutamento e seleção. O foco era recrutar estudantes e profissionais com base em habilidades e não em currículo. Criávamos desafios e testes bem legais para os candidatos e os que se saíssem “melhor” tinham chance de uma entrevista com a empresa contratante.

Em 2014, participei do time responsável por desenvolver um sistema de Business Intelligence na SINFO (Superintendência de Informática da UFRN). A ideia era criar um painel para processamento de dados de diversas fontes do SIGAA (Sistema Integrado de Gestão Acadêmica).

No finalzinho de 2014 ingressei no time da Ex-Machina, uma start-up focada no desenvolvimento de controles de processos, a partir de um novo paradigma de inteligência artificial. Aprendi muita coisa sobre desenvolvimento de produtos (Impressão 3D, Hardware, etc) e novas tecnologias. O processo foi bastante imersivo no CESAR (Centro de Estudos de Sistemas Avançados do Recife) permanecendo até o final de 2015.

Após passar por esses jobs “desenvolvi” um nova forma de pensar e projetar produtos. Nela trabalho em 3 pilares:

Dados

“Zere os achimos”

Segundo a Social Media Today, em apenas um minuto 2 milhões de consultas são feitas no Google, mais de 100 mil mensagens são enviadas via twitter, cerca de 200 milhões de e-mail são disparados. Ou seja, milhares de transações estão sendo realizadas a cada segundo e com elas podemos extrair vários insigths para o desenvolvimento de produtos mais consistentes.

Há algum tempo atrás fiz um post aqui no Medium compartilhando alguns Dados de UX . Se observarmos bem, na profissão do UX a extração e análise dados é uma das ferramentas essenciais para o processo construtivo.

Faça uso de testes AB, testes de usabilidade, … entenda como as pessoas realmente estão utilizando seu produto. Evite suposições e achismos.

Tecnologia

“Use ao seu favor”

A ciência/engenharia da computação tem evoluído muito nos últimos anos. Técnicas como Data Mining, Artificial Intelligence, Analytics, … estão cada vez mais acessíveis. Ferramentas para extração e análise de dados estão em todos os lugares. Não precisa ser um expert em computação para pode utilizá-las. (Em breve vou criar um post compartilhando algumas dessas ferramentas).

Fora isso, cada vez mais tem surgido ferramentas de prototipação, acelerando ainda mais o processo construtivo. Dentre elas temos Axure, Invisionapp, Marvel, …

Dica: No dia 26 de Abril, o pessoal da IxDA Joinville estará realizando um hangout (https://www.facebook.com/events/1124026677636803/) sobre produtividade em UI. Eles irão apresentar ferramentas para ganhar agilidade e produtividade no dia de trabalho.

Ou seja, use essas ferramentas em prol do seu trabalho.

Design

“Tenha em sua mente”

O design está presente para criar mais do que “coisas” bonitas. O design está para criarmos/pensarmos em “coisas” novas, diferentes, originais para as PESSOAS!

Pra ficar um pouco mais claro o que tenho a dizer, vamos para um exemplo prático:

O que a Apple faz? Qual o seu objetivo?

Se você pensou: Criar smartphones e computadores. Bem, acho que você se enganou um pouco. Como Steve Jobs mesmo apresentava, o objetivo da Apple era:

“O que queremos fazer é MUDAR a maneira como as PESSOAS utilizam os computadores no mundo”.

Pois é. O computador era apenas o “meio” frente ao objetivo da Apple. O que eles realmente queriam era criar uma experiência única, diferente e nova na forma como as pessoas interagiam com os computadores.

Outro ponto de destaque é que eles sempre pensam nas pessoas — elas estão no centro do processo construtivo!

Finalizando…

São esses pilares que aplico nos projetos que estou envolvido:

Dados — “Zere os achimos”

Tecnologia — “Use ao seu favor”

Design— “Tenha em sua mente”

E você, o que achou desse pensamento? Entre em contato comigo (augustoppimenta@gmail.com), para trocarmos experiências e lições. :D

Até o próximo!

--

--