Conheça a equipe: Diretor de estratégia da Aurora Labs, Matt Henderson

Aurora Brasil
Aurora Platform
Published in
7 min readMay 9, 2023

Conheça a equipe é uma série que destaca o trabalho e a experiência dos membros da equipe da Aurora Labs.

A equipe da Aurora Labs é formada por pessoas excepcionais que deixaram uma marca nas indústrias em que fizeram parte, inovando e construindo tecnologia de ponta. Esses profissionais de primeira linha têm histórias únicas para compartilhar sobre suas jornadas que merecem ser contadas, pois podem fornecer inspiração e orientação para novos construtores que ingressam nesse ecossistema. Com esta série, pretendemos fazer exatamente isso, destacando o trabalho e as experiências de uma geração de pioneiros no mundo da Web3, prestando homenagem às suas valiosas contribuições e conquistas.

Da Geórgia para a Europa: abrindo caminho para o empreendedorismo

Matt Henderson é um profissional americano com décadas de experiência na área de TI e design. Originalmente de Atlanta, Geórgia, Matt passou a maior parte de sua vida no exterior, entre a França, Alemanha e Espanha.

Sua experiência internacional começou quando ele frequentava o Georgia Institute of Technology em sua cidade natal, Atlanta. Foi aqui que conheceu a sua mulher, uma espanhola, que se tornaria a principal impulsionadora da sua aventura europeia. Para estar com ela após a formatura, Matt se matriculou em um programa de mestrado conjunto com a universidade de Metz, na França. Isso permitiu que Matt se graduasse em Engenharia Elétrica e Processamento de Sinal Digital enquanto também continuava a ver sua esposa durante o fim de semana, que na época morava na Alemanha.

Após sua graduação, Matt mudou-se para a Alemanha para trabalhar na Agência Espacial Européia, onde trabalharia como Engenheiro de Comunicações por Satélite pelos três anos seguintes. Agora era o início dos anos 90 e a Internet estava rapidamente começando a dominar o mundo. Através do seu trabalho, Matt teve acesso a um dos primeiros computadores Macintosh, dando-lhe a oportunidade de explorar esta nova tecnologia e descobrir uma nova paixão pelo design:

“Comecei a fazer meus relatórios com um computador e o professor simplesmente ficou maravilhado com a qualidade dos meus relatórios, na época todo mundo usava máquinas de escrever. Mas quando eu olhava para os relatórios anuais da empresa, meus documentos não pareciam tão bons em comparação, e eu realmente queria descobrir o porquê. Foi assim que meu interesse pelo design começou.”

O interesse de Matt pelo design perdurou por toda a sua carreira; ele ficou interessado em entender por que os produtos da Apple eram tão fáceis de usar em comparação com outros produtos e quais princípios de design estavam por trás do sucesso da Apple. Eventualmente, a paixão de Matt por design e negócios se transformou no início de um novo empreendimento.

Um encontro fortuito e o início de um novo empreendimento

Depois de alguns anos na Agência Espacial Européia, Matt adquiriu uma boa compreensão do cenário de negócios na Europa, em particular, como as agências governamentais trabalham com diferentes contratantes. Ao mesmo tempo, Matt também se tornou proficiente em design, especialmente no design de documentos e ofertas, e agora se sentia pronto para iniciar sua própria empresa de desenvolvimento de software.

A empresa imediatamente conseguiu alguns contratos importantes, permitindo que ela decolasse sem problemas. Como uma pessoa ativa, Matt não se limitou a dirigir esta empresa, ele logo começou a se concentrar no novo e excitante campo da Internet, começando a construir aplicativos da web e móveis. Mas isso não foi tudo, Matt também começou a escolher o Brazilian Jiu-Jitsu, uma arte marcial quase desconhecida na Europa naquela época. Enquanto fazia malabarismos com dois negócios, Matt encontrou tempo para treinar e participar do Campeonato Europeu por vários anos e levar para casa três medalhas de ouro.

Era o ano 2000 e Matt e sua esposa dirigiam duas empresas, uma empresa de software que operava para o mercado alemão e uma empresa de Internet que criava aplicativos. Nessa época, o casal engravidou do primeiro filho e decidiu se mudar para o país natal da esposa de Matt. E foi na Costa Del Sol que Matt conheceu seus futuros parceiros de negócios:

“Logo depois de chegar à Espanha conheci dois jovens finlandeses que moravam em uma caravana, eram Arto e Alex Bendiken. Foi nesta hamburgueria que tivemos nossa primeira conversa e eu imediatamente reconheci o quão talentosos aqueles caras eram, então os convidei para se juntarem a mim nesta empresa de Internet. Conseguimos um escritório em Marbella e começamos a criar aplicativos da Web.”

Matt, Arto e Alex começaram a trabalhar para instituições locais, algo que logo se revelou bastante assustador, devido à burocracia espanhola. Enquanto tentava conquistar novos clientes locais, Alex decidiu participar de um concurso de design lançado pelo Slash Dot, o maior site de notícias de tecnologia do mundo. Como Matt relata:

“ Eu desencorajei Alex de participar da competição. Estávamos ocupados na época e, considerando que milhares de pessoas participariam, pensei que a chance de ganhar seria muito pequena. Alguns meses depois, ele voltou para mim e disse: ‘Você se lembra daquela competição da qual me disse para não participar? Eu venci”.

Após a vitória de Alex, a empresa começou a receber muita atenção e imediatamente foi contatada pelo Google. Eles se tornaram parte da principal campanha de marketing do Google para a Virgin America e os Estados Unidos e criaram um jogo para eles; foi uma grande conquista e uma grande oportunidade de mostrar suas habilidades e criatividade para um público mais amplo. A empresa foi então lançada de cabeça no mercado californiano, que continuaria a servir por muitos anos.

Juntando-se à Revolução das Criptomoedas

Em 2010, Matt começou a ouvir sobre o Bitcoin, primeiro de Arto, que era então muito ativo na cena do Bitcoin, e também do diretor da Bitcoin Foundation, que morava na Espanha e se reunia em seu escritório para reuniões ocasionais. Mas não foi até 2013 que Matt se interessou mais pelo Bitcoin como solução:

“Por volta de 2013 começamos a ter trabalhadores em muitos países diferentes e ficou difícil fazer pagamentos através de bancos europeus e depois também ter que lidar com nossos clientes nos EUA. Então eu realmente me interessei pela criptografia como uma solução bancária. Comprei um pouco de Bitcoin e comecei a fazer experiências com ele e diferentes projetos que começaram a aparecer.”

Alguns anos depois, Alex decidiu começar a viajar pelo mundo com sua esposa e dois filhos, enquanto Arto já morava em Berlim há alguns anos. DeFi estava decolando e Matt e seus sócios decidiram fechar seus negócios e seguir caminhos separados depois de quase vinte anos juntos.

Era 2020 e Matt estava ficando fascinado com o que estava acontecendo na cena criptográfica. Ele se envolveu com diferentes projetos DeFi, como Pickle Finance, e acompanhou com interesse o desenvolvimento de muitos projetos diferentes. Então, quando Arto se juntou ao NEAR Protocol, não demorou muito para que Matt também se envolvesse.

Protocolo NEAR e Aurora

Arto conversou com Matt com entusiasmo sobre NEAR e, pouco depois, Matt começou a trabalhar meio período no desenvolvimento do produto Rainbow Bridge — a equipe da Aurora estava apenas começando a se formar:

“Desde o momento em que entrei na Aurora, meu objetivo e motivação eram claros — trazer um bom design para o espaço cripto. Depois de experimentar o DeFi, ficou claro que a experiência que a criptografia oferece ainda é terrivelmente complexa para atrair um público amplo. Remover todos os pontos de atrito que experimentei em outras pontes foi o primeiro objetivo que quis alcançar ao trabalhar na Rainbow Bridge.”

Avançando até hoje, Matt contribuiu para o desenvolvimento de vários produtos importantes, como Aurora Plus e Aurora Cloud, trazendo efetivamente uma experiência de usuário sem atrito para o espaço. Mas isso é só o começo:

“As empresas estão apenas começando a perceber como podem aproveitar a tecnologia blockchain. As aplicações mais imediatas estão no gerenciamento da cadeia de suprimentos e nas indústrias de luxo na forma de programas de fidelidade por meio de NFTs, mas nem todas as aplicações são tão óbvias. Um exemplo notável é uma vinícola da Califórnia que agora está enviando a você um NFT em vez da garrafa real para que você possa guardá-lo em sua carteira e vendê-lo se o vinho for apreciado. Não me ocorreu que a indústria do vinho pudesse se beneficiar da blockchain, mas pode, nesse sentido, estamos apenas no começo. Nosso trabalho agora é continuar removendo os obstáculos que impedem as empresas de acessar essa tecnologia.”

O mundo da blockchain ainda tem um longo caminho a percorrer quando se trata de experiência do usuário, se quiser atrair o mercado Web2, conceitos e experiências familiares precisam ser trazidos para o espaço da Web3 para serem realmente atraentes. O principal objetivo da Aurora é tornar a Web3 o mais acessível possível para as empresas e seus usuários. Essa ideia central é o que informa a estratégia de desenvolvimento da Aurora, refletida em seus produtos e serviços:

“Na Aurora, nosso objetivo é tornar a Web3 acessível e fácil de usar. Com nosso produto mais recente, Aurora Cloud, decidimos eliminar o maior número possível de obstáculos para começar a usar a Web3. Nossa infraestrutura Borealis Business permite que as empresas paguem pelas transações de seus usuários, eliminando a necessidade de os usuários lidarem com taxas de gás confusas e frustrantes. Além disso, nossa carteira Aurora Pass torna super fácil para empresas mobile-first integrar seus usuários perfeitamente. Estamos entusiasmados em oferecer uma experiência semelhante à Web2 com os benefícios adicionais do ecossistema Web3.”

Como Chief Strategy Officer, Matt agora está totalmente dedicado a entender as necessidades dos mercados e identificar os obstáculos que ainda estão no caminho da adoção em massa. É seguro dizer que tempos emocionantes estão por vir!

--

--