Aprendendo sobre a importância dos Testes e refletindo em entregas com qualidade

Laissa Gomes Pereira
Aurum Tech
Published in
3 min readMay 2, 2019

--

Garantir a qualidade nas entregas através de testes exigiu de mim uma construção de conhecimentos e habilidades de forma contínua, transformando todas as teorias em práticas ao longo da minha caminhada de quase 1 ano de estágio, no qual adquiri um novo mindset em relação a importância e a valorização dos testes, que refletiu diretamente na união e integração do time, resultando na inovação completa do módulo de publicação do Astrea.

O que aprendi?

Aprendi que testar software é praticamente uma arte, pois para a criação dos cenários de testes é necessária muita criatividade na combinação de ações, juntamente com aplicação de técnicas de teste, além do domínio das regras de negócios da aplicação.

Além disto, para exercer esta atividade com proeza se faz necessário também curiosidade, paciência, uma boa memória, e claro, uma boa comunicação com todo o time, no qual o objetivo da equipe seja entregar um produto de qualidade, de forma a deixar seu cliente feliz e satisfeito.

Onde se inicia o processo de testes?

No time de inovação, os testes começam logo no começo do desenvolvimento de uma feature quando o Product Owner pensa e descreve as features, logo isto permite que todos da equipe questionem ou revejam os requisitos da feature, durante a Planning é organizado o que será desenvolvido e quanto tempo de teste será necessário durante a sprint, para features mais importantes são criados cenários de testes funcionais inspirados na técnica chamada BDD desenvolvimento orientado ao comportamento.

Tornando os Testes reais com os tipos e técnicas de testes manuais

A homologação é quando o processo de testes de sistema se torna real, lapidando e transformando o produto com qualidade, pois nesse momento que são executados os testes funcionais através das verificações e validações das funcionalidades requeridas. Durante os testes funcionais são implementadas várias técnicas como o particionamento de equivalência com a utilização de valores válidos e inválidos de maneira equivalente, a análise de valor limite que corresponde utilização de valores mínimo e máximo dentro de campo numérico, a validação de campos obrigatórios e não obrigatórios, a tabela de decisão ou combinatória que são combinações diferentes de condições que resulta em determinados resultados, um exemplo seria testar as combinações dos filtros e a transição de estado que verifica se fluxos de entrada e saída de uma tela para outra tela ou de campo para outro campo transita normalmente sem congelar ou quebrar algo no sistema.

Para completar, os testes de fumaça ou regressão são a cereja do bolo que complementam o processo de execução de teste, pois são desafiadores exigem pensar além da funcionalidade desenvolvida verificando, analisando e relacionando como é o comportamento da nova funcionalidade com as outras funcionalidades pré-existentes, mapeando como é o reflexo desta em outras regiões do sistema e se as outras funcionalidades anteriores estão com seu fluxo normal.

Durante os testes de fumaça ou regressão também são verificados a usabilidade e performance da nova feature implementada.

Descobrindo a importância da comunicação com a equipe de inovação

Realizar teste vai além de ter habilidades técnicas, teóricas ou práticas, pois é necessário desenvolver uma boa comunicação e relação com o time como por exemplo uma boa relação com Product Owner para sanar dúvidas sobre os requisitos especificados, alinhar sobre a existência de bugs antigos que podem comprometer a nova feature, ajudar na questão de usabilidade.

Com relação aos Desenvolvedores é importante demonstrar que a correção dos bugs encontrados valoriza o trabalho deles sem a necessidade de retrabalho por reclamação do cliente quando a aplicação entrar em produção, e que como é muito válido e gratificante entregar um produto com qualidade em relação funcionalidade, usabilidade e performance com um mínimo possível de bugs.

Conclusão

Os testes portanto vem a complementar todo um ciclo de desenvolvimento que exige a construção e a implementação de um processo com o intuito de aperfeiçoar, refinar e melhorar o produto, permitindo a inovação e garantindo qualidade nas entregas superando as expectativas dos clientes.

Alguns sites com matéria sobre mundo dos testes:

--

--