Você só tem escolha se não houver necessidade

Ryo
Autoconhecimento

--

Cada pessoa que lê essa frase, interpreta de uma forma diferente. Acredito que estejam todos certos, mas quero que você vá além.

Não estou falando do cara que nasceu pobre e não teve escolha na vida. Quero que encontre essa frase dentro de você.

Vou te explicar porque esse conceito é um dos pilares da minha vida e como isso me dá a liberdade para eu ser e fazer o que eu quiser — e finalmente ser Eu Mesmo.

O sentimento do “eu não consigo”

Você já se sentiu impotente na vida?

Há muito tempo que eu quero viver do meu próprio negócio, mas eu tenho a grande capacidade de me auto-sabotar.

Chega um momento em que você pergunta: “O que eu fiz até agora?” e a resposta é um grande silêncio constrangedor.

Qual é o meu problema?

Primeiro, eu achava que me faltava conhecimento. Então comecei a estudar e aprendi de tudo: programação, web design, ilustração, animação, gravação de vídeos, marketing, escrita e por aí vai.

Ainda assim, não era o suficiente. Logo, a minha conclusão foi de que conhecimento não vale de nada. Você precisa agir se quiser algo na vida. Não adianta viver no mundo dos sonhos e das ideias.

Isso me fez iniciar diversos projetos, como começar a escrever constantemente. Não demorou para que nenhum resultado aparecesse e eu tive outra conclusão: eu precisava mudar.

Começa a jornada de transformação e eu me torno menos tímido, mais sociável e mais comunicativo.

Começo a praticar artes marciais, corrijo a minha postura e tento me preocupar mais com a minha aparência. Afinal, ninguém quer ouvir um cara que fala pra dentro, anda desajeitado e não passa confiança.

Só que a cada mudança, novos problemas surgiam. A vida é como um jogo de equilíbrio e, se você ganha uns pontos aqui, perde outros ali.

Por fim, eu ainda não era o suficiente para alcançar meus objetivos. Passaram-se 6 anos e eu ainda sentia que precisava de mais.

Qual é o meu problema?

Entra a Terceira Lei de Newton

Eu queria muito um determinado tipo de vida. Queria não trabalhar para os outros. Queria não me preocupar com dinheiro. Queria um amor pra minha vida. Queria transformar o mundo.

Só que as leis da física parecem se aplicar em diversos outros contextos. O Princípio da Ação e Reação diz o seguinte: A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade.

Logo, todo grande desejo gera também grandes medos.

Quanto mais você se importa com algo, mais difícil se torna de conseguir aquilo. Não sabemos se é um paradoxo de ovo e galinha. Você se preocupa menos com o acessível ou as coisas se tornam mais acessíveis por você se preocupar menos?

A questão é que eu nunca me importei com dinheiro. Eu não tinha um emprego e nunca achei que fosse difícil conseguir um. De alguma forma, isso fez com que eu conseguisse facilmente trabalhar por aí.

Quando penso nas dificuldades que tenho, percebo que todas as áreas possuem questões onde existe uma grande necessidade.

Por que eu não consigo ser empreendedor?

Simples. Quando tento fazer algo, meu medo de falhar se torna maior que meu desejo. “E se eu não conseguir realizar meu sonho?”.

É tudo uma questão de crença. Eu acho fácil ter um emprego. Já quando preciso pensar sobre minha carreira de empreendedor, sou barrado por dúvidas e medo de ser verdadeiramente crítico comigo mesmo. “Acho que isso é impossível” é um pensamento que eu não poderia ter.

Necessidades estão associadas à escassez. Não temos uma forte necessidade por coisas em abundância.

Quando acabei meu e-Book, tive uma grande trava ao divulgá-lo. Minha primeira tentativa de publicidade paga no facebook não teve retorno algum e isso fez eu me sentir péssimo. Algo que fiz com tanto carinho parecia ser uma falha.

Entretanto, se você ver um profissional do marketing digital como a Cris Franklin, verá que ela testa centenas de anúncios até encontrar algo que dê resultado. Se eu fosse racional, eu faria isso, mas meu medo me sabotou da oportunidade de divulgar meu trabalho.

Até hoje eu tenho falhado por medo e eu só percebi isso agora.

O Poder da Escolha

Ok. A questão da necessidade ficou clara, mas onde entra a escolha?

Se você possui uma grande necessidade por algo, então você está sendo escravo desta necessidade.

Quando eu comecei a praticar Kenjutsu, eu não precisei escolher continuar treinando. Eu estava tão empolgado que eu treinava praticamente todos os dias!

No começo tudo é novidade. Você evolui rápido, conhece novas pessoas e se diverte lutando.

Já no nível atual, tudo é bem diferente. Treino todas as semanas com praticamente as mesmas pessoas. Muitos dos meus amigos pararam. Eu não tenho progredido como eu gostaria.

Apenas agora eu pude escolher verdadeiramente por continuar treinando. Apesar dos apesares, eu amo o que faço. Não apenas isso, sinto verdadeiramente que é algo que se relaciona com a minha essência, além de poder ajudar os novatos assim como me ajudaram.

Eu escolhi continuar treinando, mas muitos outros cursos eu decidi parar.

O que quero dizer é que a verdade parece um pouco maluca. É como se dissesse para a pessoa que ama: “eu não preciso de você e, por isso, eu pude escolher ficar com você”. Louco não?

Mas somente assim você pode tomar uma decisão clara e sair do nível de problema que você vive.

Você só pode pensar claramente sobre algo se tiver a capacidade de viver sem aquilo.

Você só vai conseguir ganhar muito dinheiro quando não se preocupar em pagar contas. Só assim vai enxergar claramente a situação e sairá do nível de falta.

Você só vai resolver seus problemas no relacionamento quando não for dependente da outra pessoa. Quando aceitar uma vida sem aquela pessoa, poderá tomar decisões claras que não estejam baseadas no seu medo de perder.

Você só vai resolver seus problemas de autoestima quando deixar de sentir a necessidade por aprovação.

Começou a fazer sentido?

Para mim, eu não conseguia escolher a dura tarefa de oferecer meu melhor ao mundo. Antes disso, teria de resolver minhas necessidades pessoais. É impossível pensar no outro enquanto suas necessidades egoístas clamarem para serem atendidas.

Infelizmente é uma experiência tão recente que não sei como passar a frente. A única coisa que eu sei é: eu quero que você viva isso! É fantástico e tem mudado a minha vida verdadeiramente.

E se quiser ler mais dos meus textos, acesse o site: http://www.teoriadoviver.com.br , me siga no Medium e recomende este texto clicando no coração abaixo. ❤

Obrigado Pela Leitura!

--

--

Ryo
Autoconhecimento

Aprendi a direcionar a minha preguiça para o bem da humanidade! Te ensino a fazer o dobro de coisas derrubando a metade do suor. Vem: http://www.thiagoryo.com