Analista de Qualidade não é só automação.

Bruno Batista
automação com batista
3 min readNov 27, 2018

Vejo muita gente falando de automação é a melhor coisa do mundo, é a salvadora da pátria, que vai conseguir um ótimo emprego com automação. Em uma parcela dos casos é verdade realmente, ajuda bastante para conseguir uma vaga melhor, mas QA não é só automação.

Então vou falar sobre meu dia a dia como QA e minha opnião sobre os casos.

1- Participe de todas as reuniōes:

Aqui na empresa trabalhamos com a metodologia scrum e ágil com squads. E eu participo de todas as reuniōes como planning, review, retro e reuniōes técnicas(Até reuniōes técnicas Batista? Sim,porque não?).É a melhor forma de vermos como o produto está sendo construido não só como visão de produto como posso ver como está sendo o processo de desenvolvimento.

Essas reuniōes são a melhor hora de você que já conhece os problemas dos produtos, poder palpitar sobre como aquela estória que você sabe que pode impactar o produto.

E outra você acaba aprendendo muito sobre seu produto a ponto de falar

Oh essa estória pode impactar em determinados lugares, esse ticket e bem critíco.

É muito bom quando você está por dentro de tudo que está acontendo no seu produto.

2- Seja Amigo do Product Owner.

Ajude seu P.O. a fazer os testes de aceitação a conferir as regras de negócio, até porque uma estória mal feita pode gerar um desenvolvimento errado. Então que tal já evitar problemas futuros?(Quem nunca pegou aquele ticket onde só tinha o título da estória kkkk, não sabe o que é sofrência). Sem contar que é mais uma forma de você se aprofundar nos conhecimentos do produto.

3 — Seja evangilizador dos testes unitários e automatizados e code reviews.

Nada melhor que um poduto que tenha testes unitários onde os desenvolvedores fazem testes do seu próprio código,aqui na AppProva um Pull Request não e aprovado se não tiver testes unitários. Todos os novos desenvovedores que entram no time nós temos o dever de evangelizar esse cara para aprender a fazer testes unitários

E também temos o processo de code review onde todos do time fazem uma revisão do código do amigo que subiu seu pull request onde todos podem comentar onde ele errou sugerir alteraçōes e até tirar dúvidas onde e um ótimo lugar de aprenzidado para todos. Além de evitar diversos bugs :).

4- Fazer testes manuais sim.

Muitos dizem que testes manual vai morrer etc… isso é bem errado. Antes de começar os testes automatizados é feito um teste manual pra verificar se tudo está correto como as funcionalidades, como o visual do sitema está ok entre outras coisas, ai sim depois de tudo isso feito e as features homologadas, ai sim partimos pros testes automatizados.

5- Automação é só a última fase do processo.

Do que adianta você ser o craque da automação se você não participa de processo nenhum antes, existe muita coisa a ser feita a ser discutida antes de chegar no último processo que é de fato a automação. Depois de todo processo acima ai sim você pode fazer as automaçōes do seu projeto, mas antes disso você precisa ver se o sistema pode ser automatizado ou não e em qual camada será testado se é na api, web e mobile.

--

--