Melhore a qualidade do código dos seus testes automatizados com Code Climate.

O que é Code Climate? E o que ele faz?

Code Climate foi criado por Bryan Helmkamp, um rubista muito conhecido na comunidade por contribuições em diversos projetos open source, incluindo o próprio Rails e bibliotecas que já foram muito usadas algum tempo atrás como webrat.

É uma ferramenta de análise estática de qualidade do seu código. O que ela faz não é nada mais que varrer todo o seu código procurando por problemas de duplicação ,code smells e outros problemas variados. Servindo de um mini code review do seu código e melhorando a qualidade do código.

O Code Climate suporta a seguintes linguagens:

JavaScript,PHP,Python,Ruby,Java e em breve Object-C ,Go e Swift.
É fantastico!

Como integrar ao seu projeto?

1 -Passo

Cadastre -se no code climate,sugiro que se cadastre com a conta do Github.

2-Passo

Adicione o seu repositório que queira usar o code climate.

3-Passo

Logo em seguida o code climate vai rodar seu processo verificando todo o seu código,dependendo do tamanho do código pode demorar um pouco.

Depois de ler todo seu código ele irá para tela principal onde irá dizer que seu código tem code smells,duplicações e problemas de variados tipos.Também irá te dar uma nota F,E,D,C,B,A,onde F é muito ruim(Desista dessa área kkkk),e A(Você é um desenvolvedor ninja!).

Um exemplo mais detalhado de quando a code smells,duplicações e problemas.Nesse projeto o code climate está reclamando de 4 code smells ao ver a imagem abaixo,da pra ver que os meus métodos estão passando de 25 linhas, no meu primeiro code smells tem 39 linhas no método.Está bem errado isso, né?O code climate também dá uma média de quantas horas são necessárias para refatorar o código.

Com esses exemplos você irá saber onde está com problema no seu código,aí é só fazer a refatoração, depois fazer o commit que ele irá rodar no seu código e verificar a refatoração e irá subir sua nota como exemplo abaixo:

É possível também configurar o que você quer que o code climate veja no seu código ou não, para isso basta criar um arquivo codeclimate.yml no seu projeto e colocar as configurações como no exemplo abaixo:

Muito bom!

Já que eu uso code climate então não preciso mais que façam Code Review do meu código?

Claro que é preciso! O code climate ele apenas faz o review da estrutura do seu código,ele não valida se você implementou o que realmente tinha que ser feito naquela sprint,se você aplicou padrões de projeto,é de suma importância ter o review dos seus amiguinhos porque só eles sabem o que você tinha que fazer na funcionalidade.O code climate vai te ajudar a ter um código mais bem feito e organizado.

Então depois desse post bora por em prática isso tudo e fazer um código mais limpo e organizado?

Bye.

Referências: