Ask Me Anything (AMA) Avalanche Português X AmFi

AmFi, fintech de infraestrutura de crédito construída na blockchain do Avalanche.

Em 31 de Agosto realizamos o “Ask Me Anything” entre Avalanche Português & AmFi.

Apresentamos o AMA a seguir:

Avalanche Português: Boa tarde Comunidade Portuguesa do Avalanche!

Hoje é um dia muito especial, pois realizaremos o “Ask Me Anything” (AMA) com a AmFi.

A partir das 18h (horário de Brasília, GMT-3) iniciaremos o AMA, sendo que o grupo ficará fechado durante determinado período e, posteriormente, será reaberto para que a audiência faça perguntas sobre a AmFi. O AMA será composto pelas partes a seguir:

1ª Parte: Apresentação;
2ª, 3ª e 4ª Partes: Perguntas*; e
5ª Parte: Encerramento.

*Durante as perguntas abriremos o grupo, durante 3 minutos, para que a audiência faça perguntas sobre a AmFi que serão respondidas pelos representantes da AmFi.

Vamos iniciar o “Ask Me Anything” (AMA) entre AmFi & Avalanche Português!

1ª Parte: Apresentação

A Comunidade Portuguesa do Avalanche tem a honra e o privilégio de realizar o “Ask Me Anything” (AMA) com a AmFi, fintech de infraestrutura de crédito construída na blockchain do Avalanche.

Para falar sobre a AmFi, um dos oito projetos escolhidos para o Lift Lab 2022, programa do Banco Central (BC) com a Federação Nacional de Associações de Servidores do Banco Central (Fenasbac), convidamos Rodrigo Sousa, CFO & Co-Founder, e Vinicius Bragato, Community Analyst, da AmFi.

Sejam bem-vindos Rodrigo e Vinícius!

Por gentileza, Rodrigo e Vinícius gostaríamos que contassem suas experiências no mercado de criptomoedas em geral, em especial no projeto AmFi.

AmFi: Boa tarde pessoal, me chamo Rodrigo e sou o CFO e co-foundador da AmFi. Eu e meus sócios já trabalhamos juntos a mais de 3 anos, neste ano nos juntamos pra começar esse maravilhoso projeto juntos. Primeiramente quero agradecer o convite e a honra de poder estar aqui com todos vocês hoje.

Edu e Leo, parabéns pelo trabalho maravilhoso que vocês fazem aqui na comunidade e ficamos realmente empolgados com a oportunidade de falar um pouco sobre a AmFi. A comunidade aqui é super engajada e é muito legal ver esses eventos acontecendo, fazer parte de um deles é ainda mais especial.

Meus primeiros contatos com cripto foram em 2018 pouco depois daquela máxima de 20K do bitcoin. Nos últimos 18 meses voltei a estudar o mercado e começar a estudar mais sobre DeFi e acompanhar vários projetos que tem correlação com mercado financeiro.

AmFi: Boa tarde, muito obrigado Leo e Edu pelo convite!

Me chamo Vinicius e sou um entusiasta de criptomoedas desde o começo de 2019, no começo do bull market de 2021 começei a empreender fazendo transações P2P e foi uma experiência muito boa para entender o mercado, conhecer pessoas e entrar em dezenas de comunidades.

Por conta de estar muito por dentro do mercado e participando de várias comunidades fui convidado a participar da AmFi como Community Analyst e até então tem sido uma experiência incrível!

Sou eu quem dá as boas-vindas à comunidade da AmFi. Eu administro os canais de mídia social da AmFi e organizo os backlogs de criação de conteúdo. Interajo com usuários para ajudá-los a entender como navegar na plataforma da AmFi.

Fiquei muito feliz com a oportunidade de compartilhar o nosso projeto a comunidade portuguesa da Avalanche, tenho certeza que fará muito sentido para vocês!

Avalanche Português: 2ª Parte: Perguntas do Avalanche Português

Rodrigo e Vinícius gostaríamos de ampliar nosso conhecimento sobre o AmFi.

Avalanche Português: O que é o AmFi?

AmFi: A AmFi é uma infraestrutura de tecnologia blockchain para o mercado tradicional de crédito brasileiro. O nome AmFi é um acrônimo para Amphibious Finance a força evolutiva de transição de um estado para o seguinte. Como os anfíbios, visamos transitar com as fintechs a entre o mercado TradFi e o DeFi, de uma maneira simples, segura e fácil.

A AmFi é o espaço onde fintechs originam pools de liquidez on-chain, e estruturas jurídicas off-chain, que vão abastecer o mercado de investidores com ativos colateralizados por ativos do mundo real. E tomadores de crédito acessarão uma liquidez mais barata e nunca antes acessada, criando uma plataforma de crédito segura e rentável.

Estamos criando essa plataforma pois vemos que existe a necessidade no mercado tradicional de inovar e se preparar para o mercado DeFi (que já está se tornando realidade) e também ser a porta de entrada de DeFi para o mercado tradicional, adicionando ativos seguros no mercado.

Avalanche Português: Por que a AmFi escolheu a blockchain do Avalanche?

AmFi: Acreditamos que a rede Avalanche fornece muito suporte para quem quer construir ferramentas financeiras, além de ter uma segurança muito alta, ter um dos maiores TVLs da criptoeconomia e apresentar uma boa escalabilidade através de suas subnets e taxas baixas.

É difícil encontrar uma chain que seja capaz de suportar TVL elevado e ser segura ao mesmo tempo, bugs e interrupções são comuns no meio, mas a Avalanche é um exemplo muito grande quando tocamos nesse assunto, tem sido uma das redes que mais tem se mantido estável ao longo do tempo.

Avalanche Português: Qual é o segmento de atuação da AmFi?

AmFi: Nosso foco são fintechs que atuam exatamente no nicho da utilização de recebíveis como colateral para ofertar crédito.

Hoje pequenas e médias empresas sofrem para acessar crédito e quando conseguem é geralmente a um custo muito elevado, mesmo que elas tenham um índice de inadimplência igual ou menor que o de grandes empresas.

Para acessar um crédito mais barato uma solução usada é antecipar as contas a receber da empresa.

Avalanche Português: Como a AmFi se posiciona em relação aos mercados tradicional e de criptomoedas?

AmFi: O mercado tradicional é caro, burocrático e lento. Ele usa um veiculo que já existe há mais de 20 anos e que passou por pouquíssima inovação, o FIDC. FIDC é Fundo de Investimento em Direitos Creditórios e existe principalmente para atuar na antecipação de recebíveis.

Nosso Projeto busca trazer inovação ao mercado de crédito tradicional, buscamos otimizar as operações que já existem e também permitir a criação de novos produtos financeiros através da tokenização de ativos do mundo real, trazendo-os para a blockchain.

A partir deles são criadas pools de liquidez que usam os ativos tokenizados como garantia. Não nos posicionamos como um concorrente e sim como um facilitador, um parceiro que vai preparar e pavimentar o futuro do crédito no Brasil e na América Latina.

Além disso, ao trazer a blockchain para o mercado TradFi, geramos uma nova fonte de liquidez para o mercado, de uma forma segura, transparente e escalável.

O investidor que opera ativos criptos, está buscando algo que dê uma rentabilidade anual elevada (dois dígitos) mas que fuja da volatilidade das criptomoedas.

Aí é onde entram os RWAs (Real World Assets); eles já performam muito bem no mercado tradicional, e trazem a segurança que o mercado cripto precisa no momento.

Avalanche Português: Atualmente, o projeto da AmFi está sendo validado junto a empresas? Caso afirmativo, nos conte um pouco mais sobre este assunto.

AmFi: Sim, estamos trabalhando em 2 frentes simultaneamente. A primeira é encontrar fintechs, bons casos de uso, para gerar pools e ativos que serão tokenizados e disponibilizados no mercado fechado (sem distribuição para o investidor do varejo no momento).

A segunda é encontrar provedores de liquidez, investidores que estão acompanhando o mercado cripto, que querem ou já têm algum tipo de ativo digital no seu portfólio, e querem diversificar ou complementar seus ativos com algo seguro e rentável.

Hoje estamos prestes a lançar o primeiro caso de uso. Temos no pipeline mais de 90 fintechs e 30 institucionais (provedor de liquidez) em conversas avançadas para rodar o produto.

Avalanche Português: 3ª Parte: Perguntas das Mídias Sociais

Nós selecionamos as perguntas mais interessantes oriundas das mídias sociais da AmFi & Avalanche Português. Seguem abaixo:

Avalanche Português: Qual é a previsão da AmFi lançar seu próprio token? Gostaríamos de saber mais sobre o tokenomics do token da AmFi.

AmFi: No primeiro momento não vamos distribuir um token ao mercado, o foco é criar a estrutura e trazer ativos e liquidez de uma forma organizada e segura.

Após os primeiros casos de uso forem concluídos com sucesso dedicaremos 1000% da nossa atenção a criar uma arquitetura de um token que recompense o investidor que o comprar.

Mas gostaria de convidá-los a acompanhar a evolução da AmFi através do seguinte link: https://linktr.ee/amfi.finance

Avalanche Português: Quais serão os produtos/serviços oferecidos pela AmFi? Gostaríamos de saber mais sobre cada produto da AmFi.

AmFi: O primeiro produto são as lending pools que utilizam ativos do mundo real como colateral:

- Dentro do produto teremos toda uma estrutura on-chain e off-chain.

- On-Chain: aqui damos o suporte para a fintech parametrizar o pool, e lançar sua operação na blockchain, além de abrir a nova fonte de liquidez do mercado cripto. — Smart contracts (parametrização e configuração das pools); — Tokenização dos ativos do mundo real.

- Off-Chain: botamos de pé tudo o que é preciso para garantir a segurança da operação:

— Estrutura legal/jurídica;

— Estrutura contábil e tributária;

— Intermediação do sistema bancário; e

— Registro e unicidade de ativos.

Avalanche Português: Quando estará disponível o DApp da AmFi?

AmFi: Como falamos, no primeiro momento estamos focados em rodar nossos primeiros casos de uso. Depois que o modelo for validado, e tudo estiver rodando de forma mega segura, desenvolveremos a visão de distribuição aberta (público e tokenomics).

Avalanche Português: Como serão os pools de financiamento criados pela AmFi?

AmFi: Temos 3 principais personas (agents, investors e borrowers). — Agents: Fintechs geradoras de crédito que buscam otimizar um serviço que já oferecem; — Borrowers: Clientes dessas fintechs; — Investors: Investidores que buscam diversificar seu portfólio com rendimentos em ativos seguros.

Os pools são criados por um Agent, que também vai fornecer uma certa quantia de capital de primeira perda, conhecido como Junior tranche.

Em seguida, é financiado por Investidores e, uma vez atendidos os parâmetros do pool, as operações de financiamento podem ser iniciadas.

No mundo off-chain, o Agent é responsável por gerenciar e coletar as operações por meio da plataforma da AmFi, enquanto a AmFi garante que todas as operações sejam devidamente formalizadas e executáveis de acordo com as regulamentações locais.

Na blockchain, os Smart Contracts que compõem o Pool protegem os interesses do Investidor, calculando juros, provisionando prejuízo e distribuindo lucros seguindo as melhores práticas do mercado de capitais. Eles também validam de forma imparcial os empréstimos e ativos apresentados ao pool.

As operações do pool são contínuas. Ou seja, os reembolsos recebidos voltam para a tesouraria do Pool (com lucros) e podem ser imediatamente utilizados para novas operações, a menos que um investidor tenha solicitado o saque.

Avalanche Português: Quais são as inovações criadas pela AmFi nas DeFi?

AmFi: O mercado financeiro já tem a distribuição de ativos de forma digital. Hoje você pode ir no aplicativo do BTG/XP e outros e acessar diversos ativos financeiros. Mas todos esses ativos são originados de forma manual. É muito processo, passa por muitas pessoas, o que incorre num alto custo e em muito risco.

Agora falando no ecossistema DeFi, até então a grande parte dos protocolos não utiliza ativos reais por traz de suas operações, geralmente é um processo cripto-cripto, a AmFi disponibiliza a oportunidade para que pessoas invistam em ativos reais, a partir de empresas que geram fluxo de caixa entre outras coisas.

Avalanche Português: 4ª Parte: Perguntas da Audiência

Em 1 minuto abriremos o grupo para que sejam feitas perguntas sobre o tema tratado.

O grupo permanecerá aberto durante 3 minutos.

O grupo foi fechado.

Avalanche Português: 5ª Parte: Encerramento

Rodrigo e Vinícius agradecemos pela brilhante participação que foi muito útil para familiarização e esclarecimento de inúmeros pontos relevantes da AmFi. Dito isso, gostaríamos de ouvir suas palavras finais.

AmFi: Pessoal, foi um imenso prazer estar aqui com todos. A AmFi está num incrível momento.

No mercado tradicional, como bem colocou o Eduardo, fomos aprovados no Programa NEXT da FENASBAC e semana passada fomos aprovados no projeto LIFT do Banco Central.

São dois programas de aceleração que vamos estar acessando o sandbox regulatório para trazer DeFi pro TradFi.

Estar com a Avalanche do nosso lado, e ter essa comunidade maravilhosa acompanhando nossa jornada é motivo de muito orgulho pra nós.

AmFi: Gostei muito de ter participado aqui com vocês, fico muito feliz de ver feras como o Leo e Edu gerindo essa comunidade tão especial!

Gostaria de dizer também que quaisquer dúvidas ou questionamentos, se sintam à vontade de me mandar uma mensagem no privado!

No mais, quero convidar a todos a participar das nossas comunidades e a acompanhar nosso trabalho, você encontra tudo aqui:

Muito obrigado e boa noite

Avalanche Português: Rodrigo e Vinícius certamente a AmFi será bem sucedida, a Comunidade de Língua Portuguesa do Avalanche agradece pela inestimável contribuição!

Está encerrado o AMA.

Obrigado a todos!

Sobre AmFi

AmFi foi criada devido à crença de que as soluções blockchain baseadas no conceito de Finanças Descentralizadas (DeFi) são o futuro dos serviços financeiros mundiais. No entanto, a tecnologia ainda é precoce, portanto, criar novos aplicativos pode ser frustrante e fazê-los funcionar com sistemas e regulamentos legados é realmente desafiador.

AmFi é uma plataforma de produto que oferece uma maneira fácil de código zero para os players latino-americanos acessarem e liberarem o poder do DeFi criando e oferecendo novos serviços financeiros descentralizados.

Sobre o Avalanche

Avalanche é a plataforma de contratos inteligentes mais rápida do setor de blockchain, medida pelo tempo até a finalização, e tem o maior número de Validadores garantindo sua atividade de qualquer protocolo de prova de participação. Avalanche é incrivelmente rápido, de baixo custo e verde. Qualquer aplicativo habilitado para contrato inteligente pode superar sua concorrência implantando no Avalanche. Não acredita? Experimente o Avalanche hoje.

Telegram Português | Twitter Português | Instagram Português | YouTube Português | Website | Whitepapers | Twitter | Discord | GitHub | Documentation | Forum | Avalanche-X | Telegram | Facebook | LinkedIn | Reddit | YouTube

Sobre Ava Labs

Ava Labs simplifica o lançamento de aplicativos financeiros usando a tecnologia blockchain — com redes altamente escalonáveis ​​e eficientes, blockchains públicas e privadas personalizáveis, capacidade de criar qualquer ativo digital e muito mais. Estamos capacitando as pessoas a construir uma Internet de finanças aberta, simples e democrática.

Ava Labs foi fundada por cientistas da computação de Cornell que trouxeram talentos de Wall Street para executar sua visão. A Companhia recebeu financiamento de investidores importantes como Andreessen Horowitz, Initialized Capital, Galaxy Digital, Bitmain e Polychain Capital, com investimentos de anjo de Balaji Srinivasan e Naval Ravikant. Saiba mais acessando www.avalabs.org

Aviso Legal

“Esse artigo é meramente informativo e não é uma recomendação de investimento, o mercado de criptomoedas é bastante volátil e você deve pesquisar e decidir por si mesmo em que investir, especialmente em mercados de alto risco”.

Disclaimer

Provided for informational purposes only, without representation, warranty or guarantee of any kind. None of this is as an endorsement by the Avalanche Foundation Limited, Ava Labs, Inc. or any of their respective subsidiaries or affiliates, nor is any of this investment or financial advice. Please review this Notice and conduct your own research to properly evaluate the risks and benefits of any project.

--

--

Avalanche é uma plataforma de código aberto para o lançamento de aplicativos financeiros descentralizados e implantações corporativas de blockchain em um ecossistema interoperável e altamente escalonável.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Avalanche Português

Avalanche Português

Aviso Legal: Todos os artigos são meramente informativos e não são recomendações de investimento. Você deve pesquisar e decidir por si mesmo em que investir.