Banff: Subnets Elásticas

Banff será ativado na Fuji Testnet às 10h EST (14h UTC) na Segunda-Feira, 3 de Outubro. O horário de ativação na Mainnet do Avalanche será anunciado nos próximos dias.

O código de pré-lançamento para a atualização do Banff já está disponível. A atualização será ativada às 10h EST (14h UTC) na Segunda-Feira, 3 de Outubro na Fuji Testnet. Observe que este código de pré-lançamento só funciona na Fuji. Se você executá-lo na Mainnet, ele será encerrado na inicialização.

Na pendência de uma ativação bem-sucedida do Banff na Fuji, o tempo de ativação do Banff na Mainnet do Avalanche será definido e uma versão do AvalancheGo compatível com o Banff (v1.9.0) para Mainnet será publicada.

Esta atualização inclui alterações em nível de protocolo que não são compatíveis com as versões do AvalancheGo < v1.9.0. Se você executar um nó na Fuji Testnet, é recomendável atualizar seu software para AvalancheGo >= v1.9.0 antes do tempo de ativação na Fuji. Se você for um operador de nó na Mainnet, não há necessidade de ação até que o código oficial AvalancheGo@v1.9.0 seja publicado.

Subnets Elásticas

Banff desbloqueia a capacidade para os criadores de Subnet ativarem a validação de Proof-of-Stake e recompensas baseadas em tempo de atividade usando seu próprio token em sua própria Subnet. Isso significa que, pela primeira vez, qualquer pessoa pode se tornar um Validador de uma Subnet simplesmente fazendo staking do seu token na P-Chain. As Subnets que optam por habilitar esses novos recursos devem passar por uma transformação única em um novo tipo de Subnet chamada Subnet Elástica.

Ao habilitar a validação elástica, o criador bloqueia permanentemente a Subnet de modificações futuras (eles abandonam suas chaves de controle), especifica um Avalanche Native Token (ANT) que os Validadores devem usar para staking e que será distribuído como recompensas de staking e fornece um conjunto de parâmetros que governam como a mecânica de staking da Subnet funcionará (ou seja, “qual é o valor mínimo de stake”). Alguns desses parâmetros configuráveis ​​estão listados abaixo:

  • Asset ID (ativo usado para staking e recompensas)
  • Initial Token Supply (fornecimento atual do ativo após a transformação)
  • Maximum Supply (quantidade de ativo que existirá após todas as recompensas cunhadas)
  • Min Validator Stake (quantidade mínima de fundos necessária para se tornar um Validador)
  • Max Validator Stake (quantidade máxima de fundos que um único Validador pode ser alocado, incluindo fundos delegados)
  • Min Stake Duration (número mínimo de segundos que um Staker pode fazer staking)
  • Max Stake Duration (número máximo de segundos que um Staker pode fazer staking)
  • Min Delegation Fee (porcentagem mínima que um Validador deve cobrar de um Delegador pela delegação)
  • Min Delegator Stake (quantidade mínima de fundos necessária para se tornar um Delegador)
  • Max Validator Weight Factor (fator que calcula a quantidade máxima de delegação que um Validador pode receber)
  • Uptime Requirement (porcentagem mínima que um Validador deve estar online e responsivo para receber uma recompensa)

Ativar a validação elástica em uma Subnet é totalmente opcional e fica a critério do(s) criador(es). Aqueles que preferem ter mais controle sobre o conjunto de Validadores de uma Subnet sempre terão a opção de manter a configuração padrão de uma nova Subnet, que exige que nós específicos sejam designados como Validadores pelo criador.

Na ativação do Banff, só será possível usar os Avalanche Native Tokens da X-Chain como tokens aproveitáveis ​​em Subnets Elástica. Em uma versão futura, será adicionado suporte para o uso de ERC-20s como ANTs (que podem ser usados ​​como ativos para fazer staking e recompensados ​​nas Subnets Elásticas).

Remoção Antecipada do Validador de Subnet

Os criadores de Subnet devem especificar uma duração de staking explícita e um peso de stake para cada Validador que adicionarem ao conjunto de Validadores de sua Subnet (a menos que a Subnet já tenha sido transformada em uma Subnet Elástica, caso em que os Validadores determinam isso ao fazer staking). Uma vez definido, a duração do staking de um Validador nem o peso do stake podem ser modificados.

Embora isso não seja um problema na grande maioria das vezes, um criador de Subnet que adiciona um Validador com o peso de stake errado ou que está com baixo desempenho não será capaz de remover a validação problemática até que a duração do staking predeterminada seja concluída. Até agora!

Em Banff, os criadores de Subnet ganham a capacidade de remover um Validador antes da conclusão de seu período de staking de uma Subnet. Se uma Subnet já tiver se tornado Elástica, um criador de Subnet também pode usar essa transação para remover Validadores que foram adicionados antes da ativação do staking baseado em token.

Mensagens Protobuf P2P

Em todas as versões anteriores do AvalancheGo, todas as mensagens peer-to-peer (p2p) enviadas entre nós usavam um serializador personalizado para codificar/decodificar dados estruturados (consulte message/codec e wrappers). Essa implementação é altamente otimizada para o AvalancheGo, mas é difícil de estender sem invalidar as mensagens/dados existentes porque não é compatível com versões anteriores e posteriores. Embora esta biblioteca seja ótima para codificar dados que requerem um formato canônico (por exemplo, blocos), ela torna a modificação de pacotes de rede AvalancheGo desnecessariamente complicada.

Em Banff, todas as mensagens p2p são serializadas usando Protocol Buffers (Protobuf). Embora existam centenas de abordagens de serialização, o Protobuf foi a escolha óbvia para esse aprimoramento porque já é amplamente usado em todo o AvalancheGo pelo manipulador da VM personalizada. Fora que o formato wire é compatível com versões anteriores e posteriores, nosso novo pacote de serialização baseado em Protobuf usa menos memória, usa menos largura de banda e é mais rápido que nossa implementação anterior. Sem mencionar que o código de serialização para outros idiomas pode ser gerado automaticamente. Você pode ver todos os arquivos *.proto usados ​​pelo AvalancheGo aqui.

Destinatários da Taxa de Delegação Personalizada

Ao projetar Subnets Elásticas, criamos um novo tipo de transação de staking para unificar todas as interações de staking baseadas em token (seja na rede primária ou em uma Subnet Elástica). Esse novo tipo de transação permite que os Validadores especifiquem um destinatário de recompensa separado para taxas de delegação, além de adicionar suporte para ANTs do staking.

Essa flexibilidade de pagamento de taxas permite que os provedores de staking compensem diretamente seus parceiros por atrair delegações para seus Validadores. Como você deve estar adivinhando, esse recurso funciona igualmente bem na rede primária e nas Subnets Elásticas.

Perguntas Frequentes (FAQ)

Como faço para atualizar meu nó?

O processo de atualização para o AvalancheGo v1.9.0 é o mesmo de qualquer outra atualização. Se você compilar a partir da fonte, execute o script de compilação como antes. Se você usar os binários pré-compilados, invoque-os como antes. Se você usar o script do instalador, use-o como antes.

Depois de iniciar o AvalancheGo v1.9.0, você não precisa fazer mais nada. Mais informações sobre como atualizar um nó podem ser encontradas aqui. Como lembrete, é uma prática recomendada ter um backup de sua chave/certificado de staking.

Eu tenho que atualizar meu nó?

Se você não atualizar seu Validador para a v1.9.0 antes da data de ativação da Mainnet do Avalanche (que será compartilhada nos próximos dias), seu nó será marcado como offline e outros nós reportarão seu nó como tendo menor tempo de atividade, o que pode comprometer suas recompensas de aposta.

Existe alguma mudança nos requisitos de hardware?

Não.

A atualização diminuirá o tempo de atividade do meu Validador?

Não. Como lembrete, você pode verificar o tempo de atividade estimado do seu Validador usando a chamada de API `info.uptime`:

Acho que algo está errado. O que devo fazer?

Em primeiro lugar, certifique-se de que leu toda a documentação e verificou as Perguntas FrequenteS (FAQ). Se você não encontrar uma resposta para sua pergunta, acesse nosso servidor Discord e procure sua pergunta. Se ainda não foi solicitado, por favor poste no canal apropriado.

Fonte deste artigo https://medium.com/avalancheavax/banff-elastic-subnets-44042f41e34c

Sobre Avalanche

Avalanche é a plataforma de contratos inteligentes mais rápida do setor de blockchain, medida pelo tempo até a finalização, e tem o maior número de Validadores garantindo sua atividade de qualquer protocolo de prova de participação. Avalanche é incrivelmente rápido, de baixo custo e verde. Qualquer aplicativo habilitado para contrato inteligente pode superar sua concorrência implantando no Avalanche. Não acredita? Experimente o Avalanche hoje.

Telegram Português | Twitter Português | Instagram Português | YouTube Português | Website | Whitepapers | Twitter | Discord | GitHub | Documentation | Forum | Avalanche-X | Telegram | Facebook | LinkedIn | Reddit | YouTube

Sobre Ava Labs

Ava Labs simplifica o lançamento de aplicativos financeiros usando a tecnologia blockchain — com redes altamente escalonáveis ​​e eficientes, blockchains públicas e privadas personalizáveis, capacidade de criar qualquer ativo digital e muito mais. Estamos capacitando as pessoas a construir uma Internet de finanças aberta, simples e democrática.

Ava Labs foi fundada por cientistas da computação de Cornell que trouxeram talentos de Wall Street para executar sua visão. A Companhia recebeu financiamento de investidores importantes como Andreessen Horowitz, Initialized Capital, Galaxy Digital, Bitmain e Polychain Capital, com investimentos de anjo de Balaji Srinivasan e Naval Ravikant. Saiba mais acessando www.avalabs.org

Aviso Legal

“Esse artigo é meramente informativo e não é uma recomendação de investimento, o mercado de criptomoedas é bastante volátil e você deve pesquisar e decidir por si mesmo em que investir, especialmente em mercados de alto risco”.

Disclaimer

Provided for informational purposes only, without representation, warranty or guarantee of any kind. None of this is as an endorsement by the Avalanche Foundation Limited, Ava Labs, Inc. or any of their respective subsidiaries or affiliates, nor is any of this investment or financial advice. Please review this Notice and conduct your own research to properly evaluate the risks and benefits of any project.

--

--

Avalanche é uma plataforma de código aberto para o lançamento de aplicativos financeiros descentralizados e implantações corporativas de blockchain em um ecossistema interoperável e altamente escalonável.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Avalanche Português

Avalanche Português

Aviso Legal: Todos os artigos são meramente informativos e não são recomendações de investimento. Você deve pesquisar e decidir por si mesmo em que investir.