Análise | Horizon Chase Turbo (PS4)

O Top Gear brasileiro que conta com uma bela trilha sonora, muita diversão e algumas imperfeições de gameplay.

Gustavo Maganha Andria
Aventurine Brasil
7 min readNov 16, 2018

--

Art © by Aquiris Game Studio

Horizon Chase Turbo foi lançado em 15 de maio de 2018 agindo como um porte de Horizon Chase, jogo para iOS e Android lançado em 2015. A nova versão conta com melhorias visuais, suporte para resoluções mais altas, novos modos de jogo e uma quantidade maior de conteúdo no geral se comparado à versão mobile. Ambos os jogos foram desenvolvidos pela empresa brasileira Aquiris Game Studios, que se tornou uma companhia relativamente conhecida no cenário nacional e mundial devido ao sucesso dos títulos.

Caracteriza-se por ser um game de corrida em estilo arcade, totalmente inspirado em Top Gear (1992), um clássico do Super Nintendo. Levando em conta essa inspiração, o game da Aquiris procura utilizar pontos responsáveis por levar Top Gear ao sucesso e adicionar um toque moderno e colorido às corridas clássicas.

Horizon Chase Turbo está disponível para PlayStation 4 (via PlayStation Store) e para PC (via Steam). Versões de Xbox One e Nintendo Switch já foram confirmadas.

O jogo conta com localização completa para o Português Brasileiro.
Possui modo cooperativo local splitscreen para até 4 jogadores.
Esta análise não contém spoilers.

Gameplay

A jogabilidade de Horizon Chase Turbo é simples e o jogador não demora muito para se acostumar com suas principais mecânicas. A pilotagem do carro é extremamente arcade, possuindo auxílio parcial em curvas e um sistema de “handicap”, que impulsiona o seu carro para as primeiras posições, independente de erros cometidos durante o percurso.

Todas as batidas e capotamentos colocam o carro automaticamente de volta na pista após o impacto e o veículo perde e ganha velocidade em questão de segundos. Um ponto chato é que sempre largamos em 20º nas corridas (vulgo último lugar) e isso acaba tornando alguns modos de jogo injustos. Durante o percurso, os maiores obstáculos são as curvas acentuadas, que se enfrentadas em alta velocidade prejudicam muito o jogador.

Existe também a mecânica de “Nitro”, em que cada carro começa com três unidades que quando usadas, aumentam drasticamente a velocidade do veículo, que decaí com o tempo ou com uma batida durante o impulso. O jogador deve ficar de olho em seu combustível, que funciona de forma natural. A função consiste na necessidade do jogador de coletar galões de gasolina espalhados por certas partes da pista para preencher seu medidor, que começa em 10 e vai até zero.

Caso o medidor zere, o carro sofre redução na velocidade, até a mesma ser zerada e a corrida ser encerrada com desclassificação. O grande problema disso é a disposição de combustível na pista, que em alguns circuitos é feita de forma precária e totalmente sem sentido, prejudicando o gameplay.

Outro fator que pode causar certas frustrações é o sistema de colisões com outros carros, que não possui a menor lógica para a proposta do game. Ao colidir com a traseira de um carro adversário, seu carro sofre uma perda brusca de velocidade (indo de 250km/h para 170km/h, por exemplo).

Isso é extremamente frustrante pelo fato de que a inteligência artificial força batidas entre si, jogando carros em cima do jogador e realizando cortadas bruscas, que fazem sentido apenas para prejudicar quem joga. Porém, quando um adversário bate em sua traseira, nem sempre você ganha velocidade, podendo acontecer uma espécie de “bug” que culmina em uma série de batidas rápidas em que o adversário não é penalizado, mas seu carro perde aceleração e manejo.

A jogabilidade de Horizon Chase Turbo é boa e simples, apresentando uma pilotagem divertida e que demanda pouca prática para se alcançar bons resultados. O Nitro adiciona uma dose frenética e é a principal estratégia para se chegar às primeiras posições. Contudo, o ponto negativo das colisões entres os carros e a desnecessária mecânica de combustível ofuscam o brilho “old school” que o gameplay teria se tivesse sido focado em ser apenas simples e justo.

Complexidade

Horizon Chase Turbo possui uma grande quantidade de conteúdo, sendo esse o ponto mais forte do game, que é comercializado por um preço muito acessível levando em conta tudo que entrega. O título possui um total de 109 pistas, que se localizam em 12 diferentes locais ao redor do mundo. Cada pista é única e nenhuma se assemelha à outra, tendo um estilo próprio e um jeito característico de ser enfrentada.

Existem ao todo 31 carros, que vão sendo desbloqueados conforme atividades são concluídas nos diferentes modos de jogo. Os carros possuem atributos como velocidade, aceleração, combustível, controle e nitro. Cada veículo se encaixa melhor em algum tipo de circuito específico, sendo possível realizar pequenas melhorias em cada atributo através de corridas bônus. O fato de que mesmo quando completamente melhorados o atributo de cada carro continua com diferenças consideráveis leva dinamismo ao game, que força o jogador a jogar com vários automóveis e decidir qual o melhor para cada desafio que vai enfrentar.

  • Volta ao mundo: circuito de pistas que passa por diferentes países ao redor do globo. Visitamos o Brasil, Japão, Islândia e muitos outros territórios. Cada local possui uma temática para suas pistas (música e ambiente), tornando cada parte dessa volta ao mundo em uma aventura interessante.
    Existem ainda “moedas azuis” ao longo de todo o percurso de cada uma das pistas. Quando coletadas em sua totalidade, juntamente com um primeiro lugar na corrida, as moedas recompensam o jogador com o “Super Troféu”. Essas são substituídas nos outros modos por moedas roxas, que garantem um bônus na velocidade do veículo caso sejam coletadas.
  • Torneios: compostos por 4 corridas, os torneios funcionam com um sistema de pontos corridos, em que ao final das competições, o carro que somou mais pontos vence. A parte ruim de tudo isso é que o jogador sempre larga em último lugar, independente de resultados melhores nas primeiras corridas do torneio. São divididos nas dificuldades Amador, Profissional e Expert.
  • Resistência: o modo resistência consiste em uma série de corridas em que o jogador deve chegar pelo menos em 5º para avançar para a pista seguinte. Também funciona por pontos corridos, sendo declarado vencedor o jogador que acumular mais pontos. É dividido em Amador (12 corridas), Profissional (38 corridas) e Expert (109 corridas).

Audiovisual

A trilha sonora de Horizon Chase Turbo foi produzida pelo mesmo compositor das músicas de Top Gear, Barry Leitch, perito em criar trilhas que beiram a perfeição. Horizon Chase não é exceção. As músicas, todas eletrônicas, possuem um ritmo que acompanha o jogador e o percurso da corrida, dando o toque descontraído para o game.

Cada país tem suas trilhas padrão, que são repetidas em algumas pistas ou são exclusivas de um percurso específico. A adaptação feita quanto à sonoridade em cada local é digna de elogios e o fator que destaca o cuidado tomado em toda a composição.

Um exemplo do estilo musical padrão
Estilo musical adaptado às pistas na China

Os gráficos de Horizon Chase Turbo são básicos e adequados para o jogo. As formas geométricas em árvores, cercas e casas são elementos que chamam a atenção, mas apenas contribuem para a imersão arcade. O grande realce aos gráficos é a imensa variedade e quantidade simultânea de cores. A presença destas cores torna Horizon em um game vivo e vibrante, que acompanhado de suas músicas eletrônicas, promove uma sensação animadora ao jogador.

Desempenho

O jogo não apresentou qualquer problema de desempenho, especialmente por ser extremamente leve. O sistema utilizado foi o PlayStation 4 Pro, que rodou o game em 60 fps tanto em 1080p quanto 4K upscale.

Versão utilizada na análise: 1.06

Análise — Horizon Chase Turbo (PS4)

Horizon Chase Turbo, adaptação do game original Horizon Chase e inspirado no clássico Top Gear, oferece uma experiência colorida, retrô e extremamente arcade. A quantidade vasta de conteúdo é um ponto positivo se considerarmos o excelente preço que o game é comercializado. Totalmente focado no quesito diversão, apresenta uma jogabilidade simples, mas que conta com alguns problemas com grande potencial de tirar jogadores mais competitivos do sério.

Dito isso, Horizon Chase Turbo age como um grande passatempo para se aproveitar com amigos, família ou até mesmo sozinho, após um dia cansativo no trabalho. Porém, nada muito além disso, visto que não se tratam de desafios às habilidades do jogador, mas de desafios que entretém e alegram o usuário.

Avaliação do jogo segundo o autor da análise: 8/10 — Muito Bom
Análise produzida com cópia física adquirida pelo próprio autor.

--

--