Guia | Super Smash Bros. Ultimate: como atrair desafiantes e conseguir mais personagens jogáveis

Descubra as formas de adquirir cada um dos 63 lutadores desbloqueáveis e confira qual delas pode ser a melhor para você.

Rafael Smeers
Aventurine Brasil
6 min readJan 10, 2019

--

Art © by Nintendo

Um dos pontos mais chamativos de Super Smash Bros. Ultimate (lançado exclusivamente para Switch no início de dezembro de 2018) é o maior número de personagens jogáveis que um título da série já teve. São ao todo 71 lutadores, mas inicialmente, o jogador conta apenas com Mario, Donkey Kong, Link, Samus, Yoshi, Kirby, Fox e Pikachu, personagens da clássica versão de Nintendo 64.

O jogo permite lutar contra novos personagens para desbloqueá-los conforme o participar de modos específicos. Cada modo conta com a mesma velocidade aproximada de desbloqueio de cada personagem, mas optar pelo mais agradável e/ou conveniente para você pode facilitar o processo.

Uma tela como esta deve aparecer ao jogador sempre que ele obter uma “permissão de desbloqueio” por realizar uma das ações elegíveis citadas neste guia.

Lembrando que, se você perder qualquer batalha de desbloqueio (Challenger Approaching Battle), basta ocasionalmente navegar até o menu “Games & More” e verificar a disponibilidade do botão “Challenger’s Approach” uma vez que a tela de desbloqueio da função já tenha aparecido antes. E não pense que a derrota em batalhas de desbloqueio é muito incomum — acidentes podem acontecer e a dificuldade da inteligência artificial nestas batalhas aumenta conforme o número de personagens desbloqueados até então.

A função “Challenger’s Approach” periodicamente permite uma nova tentativa em batalhas de desbloqueio em que o jogador foi derrotado, com direito de escolher o personagem que será utilizado.

Desbloqueando personagens através do Classic Mode

Uma das formas de receber batalhas de Challenger Approaching é a compleção de campanhas no Classic Mode, onde o jogador deve participar e triunfar em uma linha (consideravelmente curta) de batalhas específicas por personagem. A conclusão da campanha de cada personagem leva o jogador a um minigame envolvendo os créditos do jogo, onde o jogador pode acumular pontos e conseguir recompensas especiais além da possibilidade de batalhar contra um lutador específico para desbloqueá-lo.

Assim, esta é possivelmente a melhor opção para quem deseja desbloquear personagens específicos e de forma consecutiva. Pois para isso, basta completar as campanhas na ordem desejada:

Se você quiser desbloquear a personagem Bayonetta, por exemplo, você deve jogar a campanha Classic Mode do Mario para desafiar e desbloquear o Sonic e então fazer o mesmo com o Sonic. O Classic Mode pode ser acessado através do menu “Games & More” (o mesmo em que se encontra a opção de lutar contra desafiantes novamente, citada na introdução do guia).

Um ponto a se notar é que desbloqueando personagens através do Classic Mode o jogador também acumula tempo de atividade e se torna elegível para receber desafiantes do parâmetro. É um bônus interessante e que acaba fazendo com que a combinação seja provavelmente a forma mais rápida de desbloquear personagens se o Reset Exploit (que será explicado na penúltima seção do guia) for utilizado. Se você fizer isso, estará desbloqueando tanto os personagens que quer quanto os que não tem preferência ao mesmo tempo.

Desbloqueando personagens por tempo de atividade

Jogar partidas rápidas casualmente e/ou reunir amigos no Smash Mode também atrai novos desafiantes para desbloqueio, pois tempo de atividade (o tempo acumulado pressionando botões e jogando de forma usual) também faz com que os desafios apareçam. Porém, os desbloqueios vindos deste modo atuam mais como um “brinde”/“bônus” por jogar em vez de uma opção prática para repetição (se comparado ao Classic Mode e se desconsiderarmos o uso do Reset Exploit) se você tiver pressa de jogar com um personagem específico.

A diferença é que os desafiantes vindos deste parâmetro são atraídos em uma ordem específica e respeitam um intervalo (supostamente de 5 a 10 minutos) de aparição. Vários guias citam que os desafiantes que respeitam estas regras dão as caras em números específicos de vitórias, de partidas ou de distância percorrida, mas se trata na verdade (como já citamos anteriormente) de uma forma do jogo de determinar sua atividade, relativamente difícil de “forjar”.

Por isso, esta forma de desbloquear personagens pode não ser interessante para quem procura, por exemplo, jogar com a Palutena (última personagem desbloqueada por este método). Especialmente se você não tiver planos de usar o Reset Exploit, pode ser uma boa ideia optar pelos desbloqueios provindos do Classic Mode ou do Adventure Mode.

Desbloqueando personagens através do Reset Exploit

A franquia Smash Bros completará 20 anos neste ano e conta com uma quantia considerável de títulos até hoje. Por isso, não é incomum que jogadores que acompanham a série há um longo tempo queiram desbloquear personagens de forma menos trabalhosa e mais ágil, e é exatamente isso que o “truque” denominado de Reset Exploit (Façanha de Restauração) permite alcançar.

Trata-se de uma forma de enganar o sistema para interromper o intervalo citado na seção anterior quantas vezes quiser. Para isso, após ganhar ou perder uma partida do Smash Mode, retorne ao menu inicial do Switch e feche o jogo. Abra-o novamente, inicie uma nova partida no Smash Mode e pule da arena para acabar mais rápido com a partida. Se você estiver com tempo de atividade elegível para batalhar com um novo desafiante, deverá receber a tela “A new foe has appeared!” logo que sair do menu de resultados.

Este truque funciona por um motivo fácil de entender: o jogo não mantém dados do intervalo de desafiantes após ser fechado. Você também pode mudar as regras do jogo para fazer com que tenha de pular da arena menos vezes ou para que a partida termine depois de um segundo. Lembrando que a ordem de desafiantes vindos deste parâmetro continua específica, então esta forma de desbloqueio é interessante especificamente para jogadores que queiram desbloquear personagens conforme seu tempo de atividade sem esperar pelos intervalos e respeitando uma ordem específica.

Desbloqueando personagens através do Adventure Mode (World of Light)

O Adventure Mode (também conhecido pelo título World of Light) também contribui para a disponibilização de batalhas de desbloqueio de lutadores do lado de fora da dramatização. Ao desbloquear um certo personagem dentro do modo, a batalha de desbloqueio dele terá início logo que você retornar para o menu principal do jogo.

Apesar de não ser exatamente o caso de Marth, alguns personagens se encontram em cantos mais afastados do início.

Esta é uma das formas mais lentas (se não a mais lenta) de desbloquear personagens, visto que no World of Light existe um grande número de batalhas contra Spirits comuns entre casas de batalha contra lutadores jogáveis. Ainda assim, trata-se mais de uma pequena recompensa para quem pretende checar a campanha principal do título e uma boa opção para aqueles que planejam completá-la antes de partir para os modos comuns.

--

--

Rafael Smeers
Aventurine Brasil

Organic Marketing, Neuromarketing & Game Journalism/Localization | MTB 309683