Prévia | Touhou Luna Nights (PC)

Touhou Project explora o gênero metroidvania através de título em acesso antecipado refinado e entusiasmante.

Rafael Smeers
Aventurine Brasil
7 min readOct 4, 2018

--

Art © by Team Ladybug

Se você é fã de jogos japoneses e animes, existe certa chance que conheça a série Touhou Project, produzida independentemente por um japonês conhecido como ZUN, ex-empregado da Taito. Popular principalmente por títulos do tipo Bullet Hell (onde o jogador deve escapar de quantias insanas de projéteis) e por jogos de luta chamativos, a franquia tem se tornado mais popular no ocidente através de localizações e da exploração de outros gêneros.

Em acesso antecipado na Steam desde agosto, Touhou Luna Nights é o novo projeto da série Touhou Project, procurando desta vez explorar o gênero metroidvania através de cinco estágios. Em desenvolvimento pelo Team Ladybug, espera-se que o jogo fique pronto no final deste mês ou em novembro. Por enquanto, aqueles que efetuarem a compra do game podem desfrutar de uma demonstração atualmente composta pelos três primeiros estágios do título.

O título não conta com localização para o Português Brasileiro.
Não possui modo cooperativo e/ou competitivo local/online.
Esta análise contém spoilers leves.

Versão utilizada para a prévia: 0.4.2.2

Enredo

Pouco é revelado sobre o enredo até o terceiro estágio do jogo, e a história das próprias personagens não são reveladas, ficando esta por conta de outros jogos da franquia. Porém, o que o jogador sabe de início, é que Remilia Scarlet, vampira dona da mansão Scarlet Devil e patroa de Sakuya Izayoi, supostamente estava entediada e decidiu criar de forma misteriosa uma realidade alternativa de Gensokyo (a Terra da Ilusão), onde os poderes de Sakuya se encontram limitados. Desta forma, o jogador deve controlar a servente e vencer os desafios criados por Remilia para desvendar a criação do plano e recuperar os seus poderes de manipulação do tempo.

Poucas informações sobre o universo Touhou em si são reveladas no título até o momento, mas a trama principal é de fácil entendimento mesmo para quem não segue a série. Aqueles que já estiverem inseridos na rica atmosfera da franquia, facilmente reconhecerão os cenários e as personagens que dão as caras na aventura de Sakuya, como a guardiã Hong Meiling.

Maior do que os poderes de manipulação do tempo da Sakuya é a paciência dela

Existem também momentos de humor e referências ao folclore japonês ao longo dos cenários, como Kappas e estátuas de Tanooki oponentes. Seja você um fã da série Touhou, um amante da cultura japonesa ou um simples explorador de contos, as chances são de que você irá gostar da (ou ao menos não será incomodado pela) trama de Touhou Luna Nights. Mas, sem dúvida alguma, conhecer a história por trás das personagens permite uma aproximação maior de cada uma delas.

Gameplay

Segundo os desenvolvedores, foi decidido que Touhou Luna Nights seria disponibilizado como um jogo em acesso antecipado em vez de diretamente desenvolvido e lançado devido ao gênero que nunca havia sido abordado pela série. Desta forma, os jogadores podem dar suas opiniões sobre o game e sugerir mudanças através da Community Hub, onde os desenvolvedores realmente tem lido os anseios dos usuários.

O resultado até a versão atual foi um metroidvania muito bem construído e com mecânicas de batalha que permitem ao jogador criar estratégias criativas ao mesmo tempo que dinâmicas. As mecânicas mais responsáveis pelo estilo de batalha viciante são o retardar do tempo (Snail, ou Lesma em Português), o parar do tempo (Time Stop) e o raspão (Graze). Pressionando o botão ESC, o jogador pode conferir seus atributos e um mapa que mostra as salas visitadas, pontos de salvamento e de cura, e entradas disponíveis. Cada estágio é formado por uma quantia satisfatória de salas, alguns segredos e um chefe.

Com seu ataque primário, Sakuya pode arremessar facas através do uso de MP (Magic Power). Se o jogador abusar do arremesso de facas, ele será punido de forma a ficar sem MP por um tempo e terá de recolher suas facas e/ou recorrer à mecânica de Graze. A mecânica de Graze funciona como uma espécie de recompensa por se arriscar, regenerando Time (pontos utilizados para congelar o tempo), HP e MP.

Nada é tão satisfatório quanto realizar Grazes arriscados sem levar dano

Congelando o tempo com a habilidade de Time Stop, o jogador pode realizar Grazes mais seguros, coordenar ataques de forma mais planejada, escapar de projéteis inimigos e realizar ataques primários (arremessos de faca) utilizando Time em vez de MP. Vale notar que congelar o tempo não torna Sakuya imune aos ataques de oponentes, e realizar um Time Stop no momento errado pode resultar em malefícios em cadeia em vez de oportunidades de fuga e de ataque.

Existem também situações em que parar o tempo não é conveniente; geralmente por utilizar pontos que não devem ser desperdiçados, ou por que Sakuya precisa passar por um objeto rotatório com estrutura não favorável ao funcionamento do Time Stop. São nestes casos em que a mecânica de Snail (retardar do tempo) se destaca e tem sua importância.

Distrair-se em situações como esta não é uma boa ideia

Essa combinação de mecânicas é o charme de Touhou Luna Nights, e faz com que habilidades anteriores não se tornem obsoletas ou menos interessantes. Ao contrário, elas se tornam mais interessantes conforme são somadas umas às outras.

Como em qualquer metroidvania, conforme avança no mapa, o jogador consegue novas técnicas (como floor slide e double jump), aprimoramentos de barra e consumíveis. Porém, diferentemente de outros títulos do gênero, é possível subir de nível adquirindo pontos de experiência em Touhou Luna Nights. Subir de nível aumenta o dano causado em oponentes e aprimora a defesa de Sakuya.

Para conseguir gold (dinheiro utilizado na loja do jogo), o jogador pode vender as joias que coleta derrotando inimigos. Mas vale notar que esta não é a única serventia das joias: cada uma delas contribui para o aumento um ponto de atributo específico da protagonista. Por isso, é importante não exagerar nas compras.

E é claro que a Nitori só revela isso depois de você já ter vendido milhares de joias

Associado ao desbloqueio de técnicas, um ponto que divide opiniões mas que me agrada em Touhou Luna Nights é a ausência de backtracking (necessidade de retornar ao local após conseguir um item ou habilidade) intenso. Enquanto títulos como Hollow Knight optam por mapas gigantes acompanhados de backtracking recorrentes e longínquos, Touhou Luna Nights escolhe incentivar o retorno do jogador somente uma ou duas vezes aos mapas anteriores para acessar novas salas.

Complexidade

Os controles de Touhou Luna Nights não são complexos, mas a necessidade de combinar técnicas diferentes no momento certo desafia o jogador e certamente pode causar uma dificuldade acima do normal para jogadores menos habilidosos. Quanto ao funcionamento de cada um deles, não existem muitos segredos e o game faz um bom trabalho em suas explicações.

Como o jogo ainda não está pronto, é um pouco difícil afirmar quais serão os objetivos extras do jogo, mas podemos especular alguns achievements, como derrotar chefes sem levar dano, acertar latas de suco em todas as lixeiras do jogo e o clássico achievement de speedrun. Um New Game+ possivelmente também seria uma boa opção para estender o conteúdo do título. Por enquanto, temos de torcer para que hajam desafios além dos cinco estágios.

Audiovisual

O fator audiovisual de Touhou Luna Nights conta com uma trilha sonora frenética e fantasiosa, além de sonorizações bem cuidadas e que algumas vezes lembram Sonic CD, com vozes robóticas e sons futuristas. A arte no estilo pixel art e as animações impecáveis, por sua vez, contribuem para tornar o título em um dos jogos mais bonitos da série Touhou.

Isso sem falar das partículas e efeitos visuais grandiosos de magias e ataques, que assim como alguns modelos 3D (como chaves e livros de magia) também chamam a atenção em meio aos cenários bem detalhados e diferenciados. Trata-se com toda certeza de um motivo a mais para conferir o título.

Desempenho

Não experienciamos fechamentos inusitados, bugs, quedas de frame rate e quaisquer outros tipos de importunos na versão utilizada para a elaboração desta prévia.

Prévia — Touhou Luna Nights (PC)

O Team Ladybug tem feito um belo trabalho em trazer a franquia Touhou Project ao gênero metroidvania através de Touhou Luna Nights. Seja através do conselho dos jogadores ou não, o game utiliza mecânicas que o tornam mais do que um “metroidvania de Touhou”, e que originam batalhas interessantes em uma exploração dinâmica do mapa.

A arte e a trilha sonora do título são agradáveis e contribuem para a construção da ambientação fantasiosa. Considerando o ritmo de desenvolvimento do título, a previsão de lançamento definitivo do game não deve sofrer muitas mudanças e poderemos conferir a aventura completa de Sakuya na Gensokyo alternativa até o final do mês que vem. O que nos resta saber de verdade é o quanto essa experiência poderá ser prolongada por desafios extras e o quão interessantes serão estes desafios.

Prévia produzida com cópia digital cedida pela PLAYISM.

--

--

Rafael Smeers
Aventurine Brasil

Organic Marketing, Neuromarketing & Game Journalism/Localization | MTB 309683