O dia depois das seis

Startup Z na Escola Municipal Dr. José Ribeiro de Carvalho, Santa Rita do Sapucaí — 07/04/17.

Seis da manhã. O despertador tocou. Abri os olhos e me levantei. Logo em seguida senti um frio na espinha, daqueles de antes de uma prova ou daquela reunião de trabalho muito importante, sabe?! Pensei: Eita, F#%&U \o/! Calma, não foi um pensamento negativo. Lembrei do que iríamos fazer dali a alguns minutos e mal podia acreditar! O grande dia havia chegado em um piscar de olhos. Senti medo, mas ao mesmo tempo sabia que tudo daria certo. Afinal, confiança é tudo que se pode ter em um momento como este.

Sete horas. Eu e mais um bando de “laranjinhas” chegamos ao local onde tudo aconteceria. E lá estavam, em torno de 300, crianças cheias de energia e disposição, correndo de um lado para o outro. Pensei: Eita, F#%&U \o/! Como daremos conta dessa energia toda? Mas vamos lá! Confiança mais uma vez!

Pronto, chegou a hora. Força na peruca e mão na massa! Toda a equipe se dividiu nas tarefas de forma orgânica, até parecia que havíamos combinado quem faria o quê, ̶m̶a̶s̶ ̶n̶ã̶o̶ ̶f̶o̶i̶. Uma parte da equipe desceu para a quadra para dar início a nossa missão e a outra parte ficou para preparar o ambiente de trabalho da garotada.

Start! Havíamos começado o Startup Z na Escola Municipal Dr. José Ribeiro de Carvalho, escola de um bairro periférico de Santa Rita do Sapucaí, Sul de Minas.

Objetivo 8: Empregos dignos e crescimento econômico.

Tá, vou te explicar: Startup Z é uma maratona de empreendedorismo social para jovens, orientada pelos Objetivos Globais da ONU. É uma forma de trabalhar o comportamento empreendedor com crianças e jovens, além de sensibilizá-los para os grandes problemas do mundo.

Foram 8 horas de muito trabalho. Dividimos as 300 crianças em equipes com seus mentores e cada equipe se dedicou a uma meta. Durante todo o dia eles pesquisaram, imaginaram, criaram, se conheceram, concretizaram suas soluções inovadoras e apresentaram para os jurados através de uma feira.

Foi sensacional! Tratamos de assuntos como fome, desigualdade, educação, igualdade de gênero… Trabalhamos com assuntos sérios de forma descontraída. Esses jovens criaram soluções incríveis, que, em sua maioria, podem ser colocada em prática.

“Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante!”
Paulo Freire

Simultaneamente, na parte da manhã, rolou para os professores um curso de ensino de matemática voltada para programação (um projeto da equipe de programação do Inatel). E, no período da tarde, um curso de empoderamento e confiança criativa, pois sabemos o quão difícil é o trabalho de um professor. Foi um momento de trocarmos boas energias para que possam fazer ainda mais por aqueles jovens.

Curso de empoderamento e confiança criativa para professores.

Este foi o encerramento (com chave de ouro, diga-se de passagem) de um projeto que teve início em fevereiro deste ano, quando nossa empresa, a avoa, recebeu a missão do NOE (Núcleo de Orientação Educacional) de fazer parte do programa #SigamMeOsBons (rito de entrada do Inatel) capacitando alunos veteranos e calouros para organizar e conduzir o Startup Z, que foi custeado por mais de 100 apoiadores através de um financiamento coletivo, realizado na plataforma da Benfeitoria.

Permito-me dizer que este foi um dos dias mais importantes e significativos da minha vida! Percebi que com humanidade e um pouco de criatividade podemos mudar o mundo.

Hoje quando abri os olhos só consegui sentir GRATIDÃO e SATISFAÇÃO!

Gratidão aos professores da escola, a todos os apoiadores que fizeram com que o Startup Z acontecesse, às crianças e um agradecimento especial à equipe organizadora e a todos os mentores. Sei que não foi nada fácil… Vocês acreditaram, fizeram e se superaram. Tenho certeza que aprendemos muito mais do que as próprias crianças. Posso dizer que nos tornamos amigos nesta jornada. Satisfação por ver o sorriso e brilho nos olhos de cada criança por terem um dia de aprendizado diferente e por saber que, pelo menos, uma sementinha foi plantada no coração de cada uma delas.

Aprendi muito com todos…. Vou levar para o resto da minha vida!

Foi lindo! ♥

Objetivo 2: Erradicação da fome.