O que é Cultura Turística e dez princípios básicos

Tradução livre do texto de Wilmer Alexis Rauda Calderon publicado no site Entorno Turístico, no dia 7 de janeiro de 2017.

André Lanari
Avoa
4 min readAug 18, 2021

--

Texto escrito pelo colega de El Salvador Wilmer Rauda, especialista na área, que nos ensina sobre a Cultura Turística. Compartilhamos este texto como forma de contribuir para o movimento crescente de Economia Criativa e do Turismo de nossa cidade, Santa Rita do Sapucaí. Entendemos que ele pode ser uma forma de apoiar negócios e também incentivar novos negócios diante das oportunidades que se desenham no horizonte, em um mundo pós-pandemia.

“A Cultura Turística é o conjunto de saberes e valores que tanto turistas como anfitriões do destino adquirem e que mediante sua prática, somada a uma série de atitudes e costumes, se favorece a promoção e o crescimento da atividade turística.

Saberes: sobre Geografia, História; os recursos, fatores e impactos do turismo; características da cidade em que se vive, técnicas e métodos de exploração dos serviços turísticos.

Valores e atitudes: compromisso, perseverança, disciplina, honestidade, integridade, orgulho, respeito, responsabilidade e vocação para o serviço, amabilidade, gentileza, eficiência, disposição e profissionalismo.

Conforme explica no documento “Breviário da cultura turística” da Secretaria de Turismo do México:

“A Cultura Turística tem seu fundamento desde a perspectiva do desenvolvimento sustentável, concebido como a gestão adequada dos recursos (naturais, materiais, financeiros e humanos), para obter a maior satisfação do visitante e o maior benefício para a comunidade anfitriã.”

Não há país que não tenha riquezas culturais, atrativos e recursos diversos; porém, o que o torna mais valioso é a sua gente, mais ainda se esta população souber com clareza que o Turismo é um tema cultural.

Pratique os 10 princípios da Cultura Turística:

1. Receba o visitante com carinho e gentileza: ou seja, como turismo receptivo devemos sempre agir com educação e bons costumes na hora de receber o turista.

2. Trate como você gostaria de ser tratado: assim como recebemos um determinado grupo de turistas com atenção e cordialidade, gostaríamos de ser tratados da mesma forma.

3. Ofereça sempre um serviço rápido e amigável: como geradores do turismo, devemos proporcionar sempre um serviço rápido e de qualidade ao turista.

4. Se preocupe em estudar continuamente: a capacitação é constante e no setor turístico é importante porque é uma área em constante transformação e devemos inovar.

5. Conheça sua cidade e seus atrativos para poder oferecer uma orientação oportuna e confiável: quando os serviços são oferecidos, o principal é saber o que é proporcionado e vendido ao turista. Isso levará a um maior conhecimento e uma melhor atitude ao oferecer suas atrações.

6. Promova com orgulho as atrações de sua região: devemos identificar quais atrações temos. Fale bem sobre elas e orgulhe-se dos recursos naturais e culturais de sua cidade e região.

7. Cuide dos parques, monumentos e áreas de interesse de sua cidade: devemos preservar o patrimônio de nossa cidade, que serão elementos importantes para oferecer um turismo cultural e outras possibilidades.

8. Comente com seus colegas, amigos e familiares que servir bem os turistas é uma tarefa de todos: sempre que os turistas nos visitam, devemos planejar todo o trajeto, desde o transporte até a chegada aos locais e encontrar pessoas que o receberão.

9. Não abuse do turista cobrando mais ou prometendo o impossível: lembre-se que também somos turistas e nós não gostaríamos de ser enganados. Jamais voltaríamos para um lugar assim.

10. Tua melhor face é sempre sorrindo: dê as boas-vindas ao turista! É a primeira carta de apresentação e para qual os turistas voltarão. Um turista não se importará em pagar qualquer preço, desde que esteja satisfeito, confortável e acima de tudo que seja tratado com carinho e respeito.”

Entendendo um pouco melhor o conceito de Cultura Turística, concluímos que ela é um ponto estrutural para a construção do Turismo como braço econômico de nossa cidade. Ela é uma das chaves para que o turismo possa, baseado na perspectiva do desenvolvimento sustentável, trazer abundância para toda a comunidade Santa-Ritense.

Você está preparado para as oportunidades que virão? Possui um negócio ou uma ideia e quer conversar mais sobre isso? Chame a Avoa nas redes sociais. Teremos prazer em tomar um cafézinho virtual com uma boa prosa!

Veja nossos canais e nos acompanhe nas redes sociais. 👇🏼

Obrigado a você que chegou até aqui. ✨

Obrigado a Jéssica, minha companheira❤ e sócia pela parceria nas ideias, coragens e revisões e ao meu amigo Lucas pelos feedbacks sempre pontuais.

Quer continuar lendo sobre o tema? Esse texto sobre microtendências do turismo é uma boa. 👇🏼
https://viagem.estadao.com.br/blogs/viagem/viagem-em-2021-o-ano-de-micro-tendencias-de-turismo/

--

--

André Lanari
Avoa

Filho da Lídia e do Roberto. Educador e empreendedor social na Avoa. Ama as pessoas, a natureza, o universo… a vida.