Parecemos normais …

Raíssa Ramos
Avoa
Published in
4 min readFeb 9, 2017

--

Mas 2017 já chegou mostrando que é assumindo nossas “anormalidades” que nos encontramos!

O final do ano passado foi um momento tumultuado para a reconstrução da avoa. Mudança de nome, de posicionamento, de ideias, de planejamento. Nós mudamos!

E então, a essência bateu!
Sempre que estamos diante de uma transformação, é lá que encontramos o que somos e principalmente, PARA QUE SOMOS. E nessa, quem bateu a porta foi a nossa necessidade/vontade/propósito de TRANSFORMAÇÃO SOCIAL através da educação.

365

E começou o ano!

… com um projeto que nos aproxima muito do impacto social que procuramos, um reencontro. Começamos com o #SigamMeOsBons

#SigamMeOsBons

O #SigamMeOsBons é uma iniciativa do Núcleo de Orientação Educacional do Inatel realizada durante o Rito de Entrada dos Bixos na instituição. Porém com uma abordagem extremamente social: fazer com que os alunos (veteranos e bixos) se unam através de um financiamento coletivo para realizar o Startup Z — um evento de empreendedorismo para jovens!
E o mais legal: O projeto será lançado para acontecer com 400 jovens da Escola Municipal Dr. José Ribeiro de Carvalho nas Margaridas, um bairro periférico de Santa Rita do Sapucaí!

Mas o que me traz aqui hoje, é o reencontro! Durante 2 dias nos encontramos com 30 pessoas mais que especiais, que se importam com o mundo e com o próximo! Para este encontro preparamos duas diferentes vivências. A primeira foi o próprio Startup Z para que a experiência fosse vivênciada por eles. Já a segunda preparamos um dia de design de eventos e da campanha de crowdfunding (aqui abrimos tudo que aprendemos nesses anos organizando eventos de empreendedorismo).

Muda que o mundo muda! Mudar é bom demais! Nas próximas linhas levantamos três valores que reencontramos neste início de ano e que nos mostra como estamos trilhando o caminho de nosso propósito:

1. Social: Nos reencontramos com nosso grande propósito que é organizar grandes transformações através da educação.

Até hoje, um dos projetos que mais nos marcou foi o Startup Z ♥️

Juntar jovens de escolas públicas e particulares, com diferentes realidades, para trabalhar o comportamento empreendedor foi um dos trabalhos mais lindos que pudemos participar! E através do #SigamMeOsBons o desafio é ainda maior, com 400 jovens. Mas quanto maior o desafio, maior o impacto! ♥

E além disso tudo, desta vez o Startup Z recebeu um upgrade: os 17 objetivos globais da ONU serão trabalhados! ♥♥

[SÃO MUITOS CORAÇÕES MESMO.]

2. Compartilhamento: Nos reencontramos com o que queremos ensinar. E não há nada mais leve no mundo do que falar sobre o que conhecemos, sabemos!

Nestes dois dias nós abrimos tudo que aprendemos. Passamos para frente. Sem dor, sem medo!

Tudo que aprendemos até hoje sobre realização de eventos, organização, comportamento empreendedor e impacto social virou uma vivência de 2 dias.

Abrimos o que fazemos, quem somos como avoa!
Já faz algum tempo que conversamos sobre isso, sobre como enxergamos a questão da concorrência quando se trata de negócios sociais ou sobre como NÃO enxergamos concorrências nos negócios sociais. Para nós todos que buscam o mesmo impacto social nada mais são que parceiros de impacto. Quando se quer resolver um problema social, uma dor, o que menos importa é quem vai fazer isso primeiro, quem vai ganhar mais com isso. O que realmente importa é: A ação é efetiva? Como podemos contribuir e apoiar mais ações como esta e aumentar o impacto? QUANTO MAIS PESSOAS IMPACTADAS MELHOR!

Roda de discussão para troca de experiências entre os novos organizadores do Startup Z, alunos veteranos que são integrantes de diversas iniciativas de voluntariado dentro da instituição.

3. Pessoas: Nos reencontramos com os nossos pares, seres cheios de vontade de mudar o mundo!

E essa é uma das partes mais legais de nosso negócio. Sempre estamos envoltos de pessoas do bem, que assim como nós, já entenderam que o mundo só será melhor a partir do momento que agirmos no nosso quintal sem esquecer dos grandes problemas do mundo, mas sempre agir. Nossa maior esperança é, do fundo do nosso coração, que daí saiam muitos empreendedores sociais, loucos e apaixonados! Aqueles que nadam contra a corrente, que acreditam na mudança e que não esperam isso de ninguém, além de si mesmo!

[FOI DEMAIS!]

…mas somos loucos pra fazer!

--

--

Raíssa Ramos
Avoa

Marketing Full Stack | Livros | Animes | Idiomas | Gatos