AVSPORT entrevista Igor Fraga. Piloto das pistas reais fala sobre corridas virtuais

Rodrigo Silva
AVSPORT

--

Falamos sobre corridas reais e automobilismo virtual com o piloto da F3 Brasil Igor Fraga. Veja como foi a entrevista. São 6 perguntas que vão inspirar pilotos do mundo virtual. Leia abaixo.

Teaser oficial no canal do Igor Fraga no Youtube

Por que Automobilismo Virtual? Você usa como fonte de aprendizado ou para diversão?

Igor: Na verdade meu pai comprou um volante e um PS2 para eu ter noção de pilotagem antes de ingressar no kart, creio que mais ou menos com 3 anos de idade. Sempre gostei muito de carro e pra mim sempre foi uma diversão e ao mesmo tempo acho que sem perceber aprendi muita coisa. Hoje continuo aprendendo muito e divertindo com o “AV”.

Quais os jogos que você joga, e quais mais gosta?

Igor: Hoje estou jogando bastante o Gran Turismo Sport, acho que o campeonato FIA vai ser bem interessante e estou de olho no GT Academy também. Estou atento também aos campeonatos que estão por vir. O mercado do “AV” está crescendo cada vez mais e consequentemente campeonatos maiores estão surgindo.

Que equipamento você utiliza?

Utilizo uma TV da sony, PS4, Logitech G29, Cockpit Extreme e jogo no quarto onde supostamente era pra ser um quarto extra com TV.

Qual você acha que é segredo para ser consistente no ranking mundial de pilotos no AV?

Acho que é sempre tentar melhorar, se superar. Tem muitos pilotos rápidos e muitas oportunidades de estudar as voltas rápidas e aprender algo.

Como é pilotar no AV e como é pilotar no mundo real? Muitos pilotos de AV gostariam de saber o que você leva de aprendizado de um universo para o outro.

Foto Fabio Davini Vicar

Acho que no final das contas a maneira de guiar é bem parecido, talvez não seja igual, mas é como se estivesse jogando em um simulador novo. Você usa toda a base que aprendeu e se adapta a esta nova condição. As dificuldades são diferentes, no simulador você pode ir já tentando alcançar o limite, se bater é so reiniciar. Já no real você tem que ir procurando o limite aos poucos, pois se não a coisa pode ficar feia. O setup por exemplo demora bem mais pra ser realizado no real, então tem que aproveitar o máximo do tempo e ser preciso, se não até a corrida o setup não vai estar bom. No virtual você pode treinar mais e o setup é só alterar os valores e está pronto.

Aprendi muitas coisas no virtual, aprimorei algumas técnicas nas disputas de posições, peguei uma base boa em ajustar o carro e claro, melhorar também os tempos de voltas no real.

Na sua opinião, o que alguém das corridas virtuais precisa fazer para ser um piloto do mundo real?

Hoje a corrida virtual se assemelha muita a do real, e se o piloto tem facilidade para adaptar, acho que vai se dar bem no real. Porém precisa ter um preparo físico legal dependendo da categoria, pois é um esporte que exige bastante do físico.

Veja mais entrevista e conteúdo sobre Igor fraga no seu canal oficial do youtube: https://www.youtube.com/channel/UCI451t-T6kEz9ikCWGufGjg

O AVSPORT agradece ao Igor pela entrevista exclusiva e desejamos sucesso sempre nas pistas virtuais e reais!

--

--