Mulheres que correm muito. O AVSPORT falou com elas. Veja como foi.

É isso mesmo. Se você achava que corridas online era coisa de meninos, quebrou a cara.

Estamos falando aqui de um universo gigantesco meus amigos e amigas. Fizemos questão de conversar com mulheres que fazem a diferença no automobilismo virtual correndo junto com homens e também em torneios só com mulheres no Grid. Bacana isso né, vamos ler?

Maria Teresa Filippis

Antes, voltaremos um pouco no tempo para lembrar que mulheres em pista de corrida não é uma notícia nova.

A história feminina nas pistas e na categoria principal do automobilismo, a Fórmula 1, teve como pioneira a italiana Maria Teresa de Filippis, que correu corridas na categoria em 1958 e 59. Além dela a F1 teve outras 4 pilotas oficiais, são elas, outra italiana Lella Lombardi, a britânica Divina Galica, Desiré Wilson da Africa do Sul e outra italiana, Giovanna Amati.

Sem falar em outras várias mulheres que foram pilotas de testes em algumas equipes até poucos anos atrás nessa categoria. Mas hoje, em outras categorias do automobilismo como Indy, StockCar, GT, temos mulheres disputando, e vou te falar, elas andam e andam muuiito!

Bia Figueiredo, Jamie Chadwick e Susie Wolff

Como podemos ver, não é de hoje que as mulheres estão diretamente envolvidas nesse mundo. E agora falando no contexto do AVSPORT sobre o mundo virtual de corridas, vamos compartilhar uma breve entrevista que fizemos com algumas mulheres que correm no mundo das pistas virtuais. Veja o que elas falaram sobre isso e qual a reação das pessoas quando elas falam sobre AV. Você conhece alguma mulher que disputa torneios de corridas online? Não? Então vamos apresentar algumas para você.

Jaqueliny, Tirza, Ester de Oliveira, Juliana Souza e Sinem Temur, que usamos um trecho de uma entrevista anterior para complementar o artigo.


Quando você iniciou no AV, e o que te motivou?

A Jaqueliny falou que está no AV há 5 meses e comenta.. 
"O que me motivou foi meu noivo Adriano (afgomes) e também o campeonato só de mulheres que foi feito pelo nosso querido Zuqueiro da liga ZGT."


PSN: ELITE_Tirzinha

Tirza, coloca o seguinte..
"Meu marido perguntou se eu queria correr no AV em um campeonato que ia começar e eu topei o desafio. E como motivação, além do fato de gostar de corridas, o apoio dele, e da equipe em sempre querer melhorar."


PSN: Ester_Figueiredo

A Ester ja está há 2 anos no AV.
"Iniciei no AV com o fim do meu casamento. Sempre gostei muito de jogos, ao contrário do ex marido que sempre me privou disso. Portanto comprei o ps4 para ter uma companhia em casa e ja comprei o console com o jogo Drive Club. Sempre gostei de jogos de AV, incentivada pelo primo desde criança." ❤


PSN: Juliana_Souzza

Juliana Souza está há 6 anos correndo nas pistas virtuais.
"Iniciei há 6 anos, porém neste último ano estou mais dedicada. sempre gostei de carros e corridas e vendo meu esposo na época correndo de Gran Turismo, fiquei entusiasmada e comecei a treinar, minha maior motivação foi o meu esposo Leandro Almeida, sempre me incentivando a correr."


Sinem Temur da Bélgica..
Comenta que começou em 2016 quando tinha 28 anos, e a primeira experiência dela foi quando o marido chegou em casa com um playstation usado para jogar com amigos um jogo de corrida, depois que todos os meninos tiveram a oportunidade de jogar ela resolveu testar pois nunca tinha jogado um jogo de corrida.

"Eu estava realmente animada, mas um de nossos amigos me disse que não era uma coisa de menina. Claro que fiquei perplexa com esse comentário, e eu aceitei aquilo como um desafio. Com algumas dicas básicas, eu era capaz de vencer este amigo muito rapidamente.
Percebi que eu realmente gostei de corridas virtuais, e eu também aprendi muito rapidamente. Em alguns pontos, foi mesmo difícil sair do jogo, porque o processo de ir ficando mais rápida a cada volta foi muito viciante, e aprender uma nova habilidade e ficar cada vez melhor realmente me prende."

Sinem Temur com seu simulador da VESARO e rFactor

Esses maridões em, parabéns pelo apoio gente. Nós do AVSPORT conhecemos muitos jogadores e sabemos a importância do incentivo de amigos e família para o desenvolvimento pessoal de cada um deles. E no caso da Ester, até adicionamos um coração, pois foi uma história fantástica. Assim como outras que foram inspiradoras.


Quando vocês perceberam que estavam gostando de correr e levar o AV no nível profissional das corridas online.

Tirza

"Sempre gostei de corridas na vida real e entrar no AV foi apenas consequência. Não sei se posso falar em nível profissional, acho que ainda tenho muito km pela frente pra chegar nesse nível mas por enquanto apenas me esforço em treinar mais e conseguir melhores resultados."

Ester

"Assim que iniciei no AV, fiz vários amigos nesse meio e fui convidada a participar de corridas, partindo disso, passei a me empolgar mais com os jogos de automobilismo, dos quais eu sempre amei jogar."

Juliana

"Quando me vi na 1° corrida de um campeonato profissional, concorrendo com vários pilotos de talentos."

Jaqueliny

"Logo quando teve o campeonato de mulheres, comecei a gostar porque agente se diverte muito e troca muita experiência."


Qual simulador e carros vocês preferem?

Nesta pergunta quase todas tem a preferência pelo Gran Turismo Sport e mais especificamente na categoria de carros GT3. UAU!

Porém, ja passaram por experiências com Driveclub, Project Cars, rFactor 2, F12017 e iRacing no caso, a Sinem Temur, que tem preferência por esses 3 últimos.


O que as pessoas dizem quando vocês falam que correm campeonatos de corrida online?

A Jaqueliny falou que as pessoas não acreditam muito mas acham legal. Já a Tirza comenta que é bem variado, já viu pessoas se empolgarem e pedirem os links para assistirem as corridas no youtube, mas também viu pessoas que consideraram normal e apenas como um jogo de videogame.

Ester tem um comentário parecido com o da Jaqueliny, e cita que a maioria das pessoas acha super legal, porém, não entendem direito como funciona. Agora leia o comentário da Juliana.

As pessoas ficam espantadas, no primeiro momento não acreditam, porém depois querem saber detalhes e elogiam bastante.

E você que não conhece esse mundo, também está igual as pessoas desse comentário da Juliana?


Você prefere correr com homens, mulheres ou é indiferente, por quê?

Ester

"Sou indiferente quanto às corridas com homens ou mulheres. Já tive muita experiência positiva e negativa com ambos. Já me sobressaí correndo com homens que nunca mais me chamaram pra jogar, e ao mesmo tempo ja conheci o lado de quem acabou me ajudando a criar um grupo feminino de corrida, para que eu me mantivesse no AV. Sou muito grata por toda essa trajetória e aos amigos que fiz ao longo desse tempo, inclusive ao meu namorado que conheci através do automobilismo virtual."

Pega mais um coração do AVSPORT Ester ❤

Juliana

"Pra mim é indiferente, pois todos tem capacidade e talento, gosto de correr com grid cheio."

Jaqueliny

"Olha, tenho preferência de jogar mais com mulheres porque homens muito das vezes tem mais vantagens em questão de ter mais tempo para treinar e tal. Mas não vejo problema. Oque vale é jogar!"

Tirza

"Prefiro que seja misto pois acredito que os dois gêneros tem capacidades iguais de se desenvolver dentro do esporte"


Agora vamos assistir uma transmissão com elas na pista?

Esse evento abaixo foi realizado pela GTINX com parceira da liga ZGT. É um dos primeiros Grids femininos do AV Nacional. Assistam e vejam que fantástico. 
PS: As pinturas dos carros ficaram fantásticas!

Se você é uma mulher que gosta de correr, jogar, disputar e se divertir, pode procurar a liga GTINX e a ZGT. Duas ligas parceiras do AVSPORT que também publicam conteúdo exclusivo aqui no site. Não deixe também de curtir a nossa página no Facebook e nosso Instagram ;) Muito obrigado meninas pela ótima participação de vocês nessa matéria e por mostrarem para o mundo como o universo de Esports é grande e cheio de oportundiades. Parabéns e um abraço de toda a equipe do AVSPORT.

Por Rodrigo Silva.