BLINDL-E — De bits para braile!

Poliana Araújo Guerra
Awesome Foundation Brasil
3 min readJun 7, 2019

Como alunos de iniciação científica desenvolvem projetos com viés engajado e social e sua professora-mentora quer leva-los adiante a feiras internacionais de ciência, aumentando seu alcance.

Foi através do mestre dos magos digital (vulgo Google) que ela soube da possibilidade Awesome que nosso apoio a projetos incríveis significa. E é o acesso ao universo informacional, por ele representado, que seus alunos querem democratizar a cegos e pessoas de baixa visão.

A origem de tudo

Ela é a Rosiane Resende Leite, professora de Biologia que, em trabalho de iniciação Científica, propôs o desenvolvimento de temas de relevância social. E eles, seus alunos, tiveram, então, a ideia de criar um dispositivo para auxiliar às pessoas cegas ou de baixa visão a terem acesso ao universo digital via dispositivo tradutor. De bits para braile.

A turma da ideia e do projeto!

É um dispositivo que coleta o texto digital e o traduz para o vernáculo que só leem dedos. Um equipamento que apresenta pinos que sobem ou não, simulando o alfabeto braile. Um tradutor braile instantâneo.

Seu argumento irrecusável e irretocável é que uma vez que os livros em Braile são bem caros, dariam, com este dispositivo, amplo acesso à informação a quem ora tem um acesso bem limitado.

Apresentando-lhes o BLINDL-E

Feiras de ciência Brasil afora!

BLINDL-E na FEBRACE

Victor Hugo, Gabriel Volpini, Monaline e Kaíque… os alunos da professora Rosiane, assim desenvolveram sua proposta e apresentaram em duas feiras, META (Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações — CEFET MG) e FEBRAT (Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas — UFMG) , alcançando o primeiro lugar nas duas! Enquanto a gente lê este material eles estão em São Paulo se apresentando em uma terceira feira, a FEBRACE e talvez, tomara, ganhando o destaque que merecem!

Hora de ganhar o mundo!

Mas com o primeiro lugar na FEBRAT, eles receberam uma credencial para participação em uma feira de Ciências em Londres, ao final de Julho. E é aí que entra a AWESOME! A professora Rosiane nos apresentou este projeto querendo ajudar no financiamento da ida de, ao menos um de seus alunos integrantes do grupo criador do dispositivo tradutor instantâneo digital para o braile (uffa! Perdão, não consegui dar um nome mais simples! ;-) E este foi o projeto escolhido do mês de maio em nossas paragens porque queremos ajudar quem tem ideias tão grandes e belas para ajudar a quem precisa.

Queremos ajudar a levar estas ideias adiante e fazê-las beneficiar mais gente ao redor do mundo. E quem sabe não acordamos outros corações solidários, querendo impulsionar a descoberta desta turma? Se você que nos lê quer também ajudá-los, de alguma forma, é só contribuir com a campanha abaixo:

Que seja Awesome!

Legal, né? Gostou do projeto? Tem uma ideia incrível precisando de uma ajudinha financeira para um pontapé inicial? Faz contato conosco e envie seu projeto que estamos sempre em busca de ideias iradas, querendo ajudá-las a se realizar!

E você, empolgou querendo ajudar mais projetos originalmente engajados como este a ganharem vida? Quer fazer parte da Awesome Foundation MG, ajudando também a realizar sonhos e tirar ideias incríveis do papel? Estamos buscando trustees para se juntarem a nós!

Nosso e-mail: minasgerais@awesomefoundation.org ou em nossa página do Facebook: https://www.facebook.com/awesomefoundationmg

--

--