Brumadinho, novo capítulo!

Poliana Araújo Guerra
Awesome Foundation Brasil
4 min readFeb 16, 2019

Nascido da tragédia, mas também de boas intenções e ações compartilhadas, nasce novo capítulo Awesome nas fronteiras de Minas

No olho do Furacão

Brumadinho pede socorro. As consequências do derrame de 12 milhões de metros cúbicos de rejeitos, com o rompimento de uma barragem de resíduos, fez um grito tão alto que a Awesome Foundation ouviu e não quis passar incólume. A gente ouviu e quis atender porque nada mais incrível que estender as mãos, nada mais bonito que o olhar no outro. Assim nasceu o capítulo Brumadinho, resposta imediata a um evento trágico nas fronteiras mineiras. Infeliz e felizmente. Um, por ser fruto de uma tragédia de dimensão imensurável, dois por ser resposta pronta da sociedade civil a iniciativas da Aliança Brumadinho, instituição nascida no olho do furacão.

Nasce novo Capítulo

Deixa lhes contar, então, como foi o parto destas iniciativas.

Logo após ocorrido o rompimento da barragem de rejeitos, na região de Córrego do Feijão, no município Brasileiro de Brumadinho, formou-se a Aliança Brumadinho de Organizações sem fins lucrativos para participar dos esforços de reconstrução e reinserção, pós operações de resgate. Foi iniciado um crowdfunding e uma busca por recursos de outras fontes para criar um fundo de regeneração.

A Aliança é formada na sequência imediata da tragédia.

Na sequência, pedimos ajuda da Awesome Foundation para ter acesso à nossa plataforma, como meio de convidar a sociedade civil — comunidade local e organizações sem fins lucrativos de outras regiões que queiram ajudar — a enviar projetos e receber verbas/prêmios do fundo. O processo decisório, focado em pequenas verbas e facilidade de requerimentos segue os princípios Awesome, mas a grana vem do fundo, ao invés dos trustees.

O objetivo do fundo é viabilizar ações imediatas de socorro aos atingidos, para regeneração local, no médio e longo prazo. Demandas também vindas deles mesmos! É que diante da dimensão da tragédia ocorrida e dos antecedentes do recém ocorrido na Barragem de Fundão em Mariana, MG, sentimos fundo a necessidade de engajamento e envolvimento real para uma ajuda concreta e permanente, de forma a não soltar a mão antes de sua reinserção no ciclo natural dos dias, da vida.

Processos e projetos no Capítulo Brumadinho

Aqui no capítulo Brumadinho, aceitaremos projetos provenientes da comunidade atingida ou iniciativas da sociedade civil em resposta ao crime ambiental em questão. Pessoas, grupos, coletivos, associações de bairro e qualquer organização da sociedade civil que tenham interesse, experiência e vontade para somar ao processo de apoio a Brumadinho.

Fluxo do fundo desaguando no Capítulo Awesome Brumadinho beneficiando projetos a se apresentar.

De acordo ao alinhamento à demanda ou necessidade mapeada em Brumadinho, ao potencial de seu impacto social e à participação comunitária, projetos receberão apoio financeiro para sua realização. Não estipulamos um limite para o valor deste apoio, mas demandas menores têm maior chance de aprovação e celeridade no processo de escolha. Uma segunda via de ajuda aos projetos cadastrados é a conexão do proponente com outras organizações e projetos já existentes em Brumadinho, ou oferecendo ajuda não financeira.

Até o dia 10 de março a curadoria e avaliação dos projetos inscritos será feita por um grupo formado por membros do Coletivo Nós, de Brumadinho, integrantes da comunidade e pessoas que estão trabalhando no mapeamento e diagnóstico das necessidades locais.

Farão parte deste conselho curador a Associação Nossa Cidade, a Aliança Rio Doce, o Coletivo Nós (Brumadinho), a Awesome Foundation Minas Gerais e o Baanko entre outras organizações, ainda em processo de convite.

É a sociedade civil integrada em um propósito comum, somando talentos, redes, mãos, mentes e corações para prestar apoio aos atingidos pela lama da Vale.

Como ajudar, como participar, como integrar?

Quer engrossar nossa corrente e fazer parte deste apoio, fortalecendo o reerguimento dos moradores? Então não vai embora não que vamos te dar algumas opções diferentes, para você escolher a que mais se encaixa no que acredita, vê só:

Primeiramente, você pode fazer a transferência de valor diretamente para a Associação Nossa Cidade, gestora da Aliança Brumadinho (aqui, o valor integral da doação, vai para o fundo):

Caixa Econômica Federal
Agência 0085
Conta Poupança 974631–0
Associação Nossa Cidade — CNPJ : 21.964.646/0001–69

Você pode contribuir também, através do fundo emergencial e para a regeneração de Brumadinho fazendo uma doação na página da campanha no Catarse. (aqui, 13% do valor doado é debitado como taxa da plataforma).Entenda mais sobre este fundo aqui.

Ou ainda, se você precisa de apoio para executar um projeto de ação imediata de socorro ou regeneração de médio e longo prazo em Brumadinho, envie seu projeto para o capítulo Brumadinho da Awesome Foundation.

Agora, se o valor de seu projeto for até o limite de R$ 1.500,00, você também pode enviar sua proposta para o capitulo Minas Gerais!

Que se realize, que ajude, que seja awesome!

--

--