Menino veste azul e Menina veste rosa

E a Awesome Foundation financia idéias incríveis de empoderamento feminino e desconstrução de estereótipos

Renato Orozco
Awesome Foundation Brasil
3 min readJan 4, 2019

--

A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, anunciou uma nova era para o Brasil: “Menino veste azul e menina veste rosa”.

Nada mais apropriado que os últimos prêmios de 2018 da Awesome Foundation Minas Gerais tenham ido para Empodera Ela e Mulheres Empoderadas.

Irão se juntar a projetos lindos que já apoiamos dentro da temática de desconstrução dos estereótipos de gênero e empoderamento feminino e da comunidade LGBTQ como Translado: narrativas trans da Av. Pedro II, Garotas Amplificadas e Arquitetura na Periferia, só para ficar em alguns projetos que financiamenos e que celebram a liberdade, igualdade e o direito de todos e todas escolherem ser, usar e gostar do que (e de quem) quiserem!

Eis o problema:

nossa sociedade coloca muita coisa em nossa cabeça que não tem o menor por quê de ser assim.

Que retrocesso enorme aquela velha história de menino brincar de carrinho e menina de boneca, de menino ser herói e menina princesa, de que construção não é coisa de mulher (oi Arquitetura na Periferia!), que fazer som metal não é coisa de menina (oi Garotas Amplificadas!), ou que está ok não aceitar cada um da forma como escolheu ser (oi Translado!).

Enfim, quem disse que tem que ser assim?

Na verdade, nem sempre foi assim… até o século XIX, não havia uma cor que identificasse um bebê menino ou menina. Até meados do século XX, rosa era para menino e azul para menina (!!!). O excelente texto coisa de menina do site repete roupa e o artigo (em inglês) de Margareth Hartmann, sobre os pares azul/menino, rosa/menina falam disso.

Olhando para o futuro, há muito o que se percorrer para diminuir as desigualdades de gênero, preconceitos por preferência ou identificação sexual e cultura sexista em nosso país. Estamos aqui para ajudar quem tiver idéias incríveis nessa área a fazer acontecer.

Aqui na Awesome Foundation, o rosa é a nossa cor

É a cor do símbolo de fast forward — de ir para frente rápido, que é como queremos que seja a evolução da consciência, tolerância e respeito no Brasil e no mundo.

Nada de rebobinar. Vamos de fast-forward para um futuro incrível de liberdade, autonomia e respeito para com todos.

Renato Orozco é um dos curadores da Awesome Foundation Minas Gerais, menino, e sua cor favorita é rosa.

A Awesome Foundation, ou Fundação Irada, é uma comunidade global dedicada a disseminar projetos incríveis pelo universo, em passos de $1000 USD.

Aguardamos uma visita em nosso site e facebook.

--

--