OCUPAÇÃO DIGITAL

Poliana Araújo Guerra
Awesome Foundation Brasil
3 min readApr 28, 2017

Ocupação digital

Como o Ocupa Mídia, capacitando integrantes como comunicadores digitais, torna-se o projeto mais incrível de nossas fronteiras awesome, em março 2017!

ideais feitos digitais

Imersos em um contexto formatado pelas variáveis de uma revolução de que somos todos sujeito (passivo, na maioria das vezes, tudo bem!), lidamos com novidades ao dia. Novos processos, novas ferramentas, novos meios são definidores deste ‘admirável mundo novo’ que vivemos ao dia, todos os dias. A revolução digital trouxe tantas mudanças, em tão pouco tempo que ainda não conseguimos assimilar e processar, tudo junto e misturado.

Uma forte nuance deste novo mundo trazido pela revolução é nossa relação com os meios de comunicação, a dita mídia. A intensiva interação do(s) público(s), requerida e proporcionada, portanto, por todos os veículos, é reveladora dos novos moldes que ela ganha em tempos digitais. Nós produzimos e somos, assim, protagonistas de nós mesmos, determinadores de pautas, política e linha editorial.

E é aqui, neste novo mundo digital, que nasce e cresce o ‘Ocupa Mídia’, projeto capacitador de jovens comunicadores nas ocupações urbanas da grande BH, buscando reconhecimento da legitimidade de sua luta.

Descrevendo (e digitalizando)um sonho

O Ocupa mídia, parte da necessidade de jovens das ocupações do Barreiro (Paulo Freire e Eliana Silva) e Izidora (Rosa Leão, Esperança e Vitoria), de se comunicarem com o mundo fora das ocupações e mostrar a verdadeira realidade de suas comunidades, criando um olhar alternativo em relação à mídia convencional. Capacitando esses jovens para utilização de câmeras, celulares, redação de texto e comunicação nas redes sociais, capacitando para utilização da hoje predominante mídia digital, os organizadores esperam que a voz da ocupação seja ouvida. O projeto acontece com o apoio e estrutura da ONG internacional “Internet sem Fronteiras”, do Movimento de luta nos bairros vilas e favelas (MLB), e Brigadas Populares tem como principal objetivo formar comunicadores independentes nas comunidades, criando os novos porta-vozes das ocupações.

Trabalhando campos como fotografia, produção de vídeos, comunicação verbal, gestão de redes sociais, textos a elas direcionados e mídias impressas, o projeto chama nossa awesome atenção por seu olhar tão coerente com a realidade que vivemos.

Dentro desta era de produção pessoal de informação, de acesso democrático à produção e divulgação, de multitelas onipresentes e pessoais, capacitam possíveis protagonistas de suas próprias histórias, porta-vozes de uma realidade de que desconhecemos as principais nuances e condições precárias.

sonho feito luta, luta feita palavra!

Eles desejam também, despertar o desejo por mais conhecimento e dar aos que desejarem, as ferramentas para se especializarem e traçarem seus próprios caminhos. Neste ponto, o Ocupa Mídia fisgou nossa atenção e interesse e foi escolhido, sem hesitação, o projeto mais estupendo, fantástico, incrível do mês de Março 2017 em nossas fronteiras awesome. A opção de tornar-se sujeito ativo e narrador de sua própria história nos convenceu e nos ganhou!

O retorno que aguardam dos jovens envolvidos nas oficinas é o comprometimento com o curso e mais, com a luta! O Ocupa Mídia espera que eles possam se profissionalizar e possam ser ouvidos pela sociedade. E nós também! Que seja Awesome!

“todos juntos somos fortes”

Poliana Guerra (autora)

Poliana é associada-coordenadora da Nossa Cidade e cuida da comunicação da associação. Na Awesome Foundation Minas Gerais, cuida da divulgação dos projetos incríveis que financiamos para todo o mundo! Ela é mãe de Lourenço, vive em Nova Era e seu super poder é agregar.

--

--