PONTO DO IDEALISTA

Poliana Araújo Guerra
Awesome Foundation Brasil
4 min readJun 30, 2019

E se tivéssemos um ponto geográfico de convergência de sonhos e projetos? E se conseguíssemos torná-los móveis, levando conosco onde quer que possamos semeá-los? Vem comigo.

Definindo o Ponto do Idealista

Já pensou em na sua cidade haver um ou alguns pontos que, naquele dia que você se sentiu inspirado pelo bem da humanidade, da cidade ou da comunidade, pelo bem comum, enfim, você pode se sentar e compartilhar porque ali haverá interlocutores? É isto mesmo que você está pensando: um ponto onde poderemos conspirar por um mundo que sonhamos, pensando também em ferramentas para realizar e mais, encontrando gente para dividir os sonhos E CONCRETIZAR JUNTO!

Wander e um protótipo de seu totem idealista!

Pois, estou feliz em te dizer que você não pensou sozinho e sua ideia está prestes a se tornar realidade! Incrivelmente, estamos aqui a um passo de dar ‘vida’ ao chamado ‘Ponto do Idealista’. Assim sonhou Wander Sena, idealista, associado Nossa Cidade e membro de várias outras instituições sociais. Sonhou e buscou saber se e como.

Dissecando este projeto, vemos que, além de um idealismo de ponta, carrega uma ‘trama’ muito bem articulada. Assim, é um projeto que já nasceu dotado de processos e instrumentos necessários com detalhamento de como, quando e porquê. O onde, os idealistas do mundo decidirão e multiplicarão.

Em consonância com o Movimento Internacional Idealistas, este projeto irá criar Pontos Físicos Públicos e Privados denominados “O Ponto do Idealista”. Através de Convênio de Parceria, o parceiro disponibilizará o espaço físico e participará ativamente da Divulgação do Ponto do Idealista.

Querem saber como?

Idealismos à mesa!

O Ponto terá como infraestrutura um Totem Multimídia Touch Screen para acesso ao universo idealista; todos os pontos assim cadastrados ao redor do mundo. Um aplicativo conectará os usuários destes pontos a toda a rede conspiradora para atendimento a questões e/ou agendamento de encontros e momentos de confabular.

O investimento desta ideia AWESOME será para montagem de uma amostra que, inspirando outros ideais e baseadas nos ODS, se multiplicarão no tempo e no espaço, alimentando encontros e prosas com este perfil, em toda esquina onde se trame pelo bem comum. Um totem e a sinalização do ambiente já o caracterizam como Ponto do Idealista, faltando somente os ideais e seus donos.

Aqui, convido Wander Sena a nos contar esta ideia com maiores detalhes e quem sabe já tramamos um ponto ou um nosso encontro em um deles!

Pode entrar Wander, que a casa, a ideia e o ideal são teus! Compartilhamos, mas te damos crédito!

Wander entra em cena no seu (nosso) Ponto do Idealista!

Com a palavra, Wander Sena!

Então… ter ideais, uma ordem dos valores, ‘é um ponto em comum’ a todos os seres humanos, já pensaram a respeito? Somos os únicos a criar e observar uma ordem dos valores em nossa organização social, indo além dos instintos.

Ora, se é algo em comum, então acontece a dois, três ou mais; tantos quantos forem as pessoas que compartilham de um determinado Ideal — isto é Universal!

O Ami Dar teve uma grande e importante inspiração ao criar o Idealist.

Os Pontos do Idealista, afinal, somos nós!

Ele, foi ‘direto ao ponto’: foi o precursor, o criador original do que chamo de ‘Ponto do Idealista’ que, nada mais é, do que uma oportunidade de conectarmos pessoas e ideais.

Cada pessoa, por sua natureza é um Ponto do idealista, é Potência que pode se tornar Ato. Mas às vezes faltam as oportunidades para as realizações. Assim, é importante promover que os Pontos se encontrem!

E é a partir da conexão dos Pontos que se formam as linhas, e delas derivam todas as outras formas… a realidade.

Daí, a ideia de convidar as pessoas e as organizações para criarem os Pontos dos Idealistas, nas palavras do poeta Nuno Arcanjo em sua interpretação sobre os Idealistas:

(…) Pontos dos Idealistas em todo lugar”!

Entendi que assim, oportunizando que as Pessoas possam Realizar seus Ideais, encontrando-se em Pontos Físicos, tanto quanto nos Pontos Virtuais, seria uma forma de colaborar com o movimento criado pelo Ami Dar — e esta é uma maneira de eu me realizar, promover “Pontos dos Idealistas em Todo Lugar”!

Agora em julho 2019 estamos lançando e convocando as pessoas para criar os Pontos dos Idealistas em Divinópolis.

A partir de cada pessoa, pontos conectados e alinhados em retas, curvas e outras geometrias para tornar o Mundo um Lugar Melhor e Nossas Cidades Mais Sustentáveis.

Uma mesa, um banco de praça, qualquer lugar onde se encontram Pessoas é um Ponto do Idealista.

Venham todos, porque o Ponto é Nosso!

Que seja Awesome, Wander!

Tem também um projeto incrível pedindo apoio para concretização? Faz contato conosco que estamos sempre em busca de ideias iradas, querendo ajudá-las a se realizar!

E você, empolgou querendo ajudar mais projetos originalmente engajados como este a ganharem vida? Quer fazer parte da Awesome Foundation MG, ajudando também a realizar sonhos e tirar ideias incríveis do papel?

Nosso e-mail: minasgerais@awesomefoundation.org ou em nossa página do Facebook: https://www.facebook.com/awesomefoundationmg

--

--