Se é inevitável, que seja com consciência!

Poliana Araújo Guerra
Awesome Foundation Brasil
3 min readSep 14, 2018

Porque quando a atitude é irremediável, restam as mãos estendidas e o aprendizado!

Sabe aquela mão que nos é estendida na hora h, no x da questão, no centro da dificuldade? Pois é esta mesmo que você está achando… quando a gente acha que não tem mais jeito… aquele tempo do caldo entornado, farinha nele!

A equipe ‘Cai Junto’

Pois foi exatamente o que nos atraiu neste projeto que, como o próprio nome indica, é recheado de solidariedade em momentos cruciais. O Coletivo Cai Junto de Redução de Danos tem por bandeira a ideia que se as pessoas forem fazer uso de produtos que as pode prejudicar de diferentes maneiras (a princípio, elas não deviam, mas…), têm direito à melhor informação à respeito e dos cuidados necessários para o recém irremediável feito atitude que lhes atravessou o caminho.

O coletivo, que consiste em uma organização autogerida, de estrutura horizontal, com apoio da Universidade Federal de São João del Rey, começou suas ações em festas, geralmente open bar, na cidade.

À procura do público alvo… in loco!

Depois de parceira firmada com as Repúblicas Universitárias Associadas (RUA), a presença do coletivo vem sendo muito solicitada em festas estudantis. Tal procura recorrente está evidenciando a necessidade de uma melhor estrutura para atendimento de toda a demanda potencial para este tipo de festa, muito frequente no universo em questão.

O coletivo é composto majoritariamente por estudantes de medicina e psicologia, mas traz também alguns jornalistas e durante as ações estão sempre muito bem identificados. Eles contam também com uma estrutura ativa de informação e orientação sobre uso de álcool e outras drogas com alguma segurança.

Eles querem se estruturar melhor!

Buscando levar as ações e orientações do coletivo a um patamar profissional, eles querem se munir de recursos para seu trabalho; como uma tenda bem equipada e material informativo. Buscam, assim, uma leitura Awesome de seu trabalho.

Encarando as coisas como são e querendo, assim, torna-las menos prejudiciais, reduzindo danos, querem prestar seu papel à comunidade. Nos ganhou o fato de encarar as coisas como elas são e, a partir daí, tentar minimizar eventuais problemas consequentes.

Todos que já fomos estudantes universitários sabemos que não é exatamente um problema para se acabar com as festas. É uma etapa da vida estudantil e, como tal, deve ser contornado e não necessariamente evitado ou proibido. Sejamos coerentes e conscientes, se informe, se cuide e que seja Awesome!

A Awesome Foundation é um grupo de pessoas empenhadas em apoiar projetos que sejam batutas, irados, incríveis, show, duca, dando uma grana para que eles aconteçam!

Gostou? Quer se juntar a nós (Awesome Foundation) ou a eles (candidatos dos projetos incríveis)? Curte aê para acompanhar a gente em nossas buscas por propostas assim, incríveis e para saber como entrar para nosso universo, seja concorrendo com projetos awesome ou promovendo os mesmos, participando da fundação!

Poliana Guerra (autora)

Poliana é associada-coordenadora da Nossa Cidade e cuida da comunicação da associação. Na Awesome Foundation Minas Gerais, cuida da divulgação dos projetos incríveis que financiamos para todo o mundo! Ela é mãe de Lourenço, vive em Nova Era e seu super poder é agregar!

--

--