Nem todas as pessoas que possuem carta de motorista sabem dirigir

Marcelo Palladino
awsugsp
Published in
6 min readMar 16, 2020

Recentemente eu tirei minha sexta certificação AWS, a AWS Certified DevOps Engineer — Professional. Neste texto vou compartilhar um pouco dos meus pensamentos acerca de certificações em geral, participação em comunidades e como isso tem me ajudado, meu caminho e roteiro de estudos até esta certificação e minhas impressões sobre o exame.

Sobre certificações

A certificação sozinha não quer dizer muita coisa.

Deixe-me defender meu ponto usando um exemplo: O exame para AWS Certified Solutions Architect — Professional contém uma série de questões sobre AWS Organizations e Service Control Policies (SCP). Sabe quantas vezes eu tive que lidar com AWS Organizations no último ano? Nenhuma!

Estudei, fiz alguns laboratórios, fiz o exame e me certifiquei.

O que isso significa? Conheço o serviço, sei para ele serve, os problemas que pode resolver, mas…

Qualquer pessoa que trabalhe e tenha experiência prática operando este serviço no dia a dia vai saber mais o que eu. Tendo certificado ou não!

Sendo assim, com isso bem claro, restam duas razões que me motivam a continuar investindo parte do meu tempo para me preparar para certificações:

  • O percurso para a certificação. Para mim, ajuda a focar e criar uma rotina disciplinada de estudos, leitura e execução de laboratórios para realmente aprender ferramentas novas e fixar conceitos.
  • O óbvio fato de estar certificado e como isso pode ajudar pessoas a considerarem meu perfil em oportunidades de trabalho. É claro que sem aproveitar o percurso para aprender, isso também não se sustenta por muito tempo.

Comunidades e o AWS User Group São Paulo

Em 2017 o AWS User Group São Paulo criou a iniciativa 99 Challenge. O objetivo era atingir a marca de 99 certificações AWS até o final daquele ano, selecionando pessoas da comunidade que receberiam o treinamento e vouchers para se prepararem e realizarem os exames gratuitamente.

Tornando curta uma estória que é longa, a iniciativa não foi até o final (por questões envolvendo viabilização financeira, patrocínio e engajamento), mas houve alguns pontos positivos que valem ser ditos:

  • Acesso ao curso da A Cloud Guru de forma totalmente gratuito: A comunidade conseguiu junto ao time do A Cloud Guru criar uma organização para ter 99 licenças para o curso preparatório para o exame AWS Certified Solution Architect — Associate. No meu caso específico foi a chance que tive de conhecer a plataforma e os outros cursos do A Cloud Guru.
  • Rotina para discussão entre os participantes que estavam se preparando para o mesmo exame: Esta foi a melhor parte. Era gostoso e produtivo conversar com as pessoas que estavam se preparando. Funcionava como uma espécie de grupo de estudos, mas com pessoas que conheciam demais sobre o assunto, que estavam alí para se ajudar.

Dada minha participação ativa no AWS User Group São Paulo, constantemente estou envolvido em discussões sobre a validade ou não de participar de comunidades, as reais intenções das pessoas que estão organizando, pessoas centralizadoras, egos inflados e coisas do gênero.

Pense nisso: as comunidades espelham as sociedades onde existem.

Sem entrar nos méritos dessas questões, o que posso dizer é que no meu caso o saldo tem sido mais positivo do que negativo. Nos últimos anos tenho me dedicado mais ao AWS UG SP e lá o ambiente é democrático, amigável e seguro. Muitas pessoas fazem suas primeiras apresentações no grupo, outras querem puxar iniciativas (e puxam), algumas estão em começo de carreira e querem bater papo, enquanto há profissionais super experientes que querem ajudar…

Se você não conhece, fica aí a dica:

Foto com aproximadamente 11 pessoas no meetup de fevereiro de 2020 do AWS UG SP.
Meus grandes amigos Vanessa Santos e Fabio Balancin tocando o encontro de Fevereiro de 2020 do AWS User Group São Paulo.

Caminho e roteiro de estudos para esta certificação

Eu tenho um grande amigo que se preparou para um exame por duas semanas apenas lendo os Whitepapers (e passou). Sim, eu o admiro, mas acho que invejo mais do que admiro! hahaha

Brincadeiras à parte, eu não funciono assim. Preciso de recursos que me ajudem a “enxergar” conceitos e usar os serviços criando cenários reais. Abaixo eu compartilho os recursos que utilizei durante minha preparação para este exame.

Iniciando

O primeiro documento que li foi o guia do exame. Este documento descreve o que será avaliado, o tipo de conhecimento esperado e, principalmente, os Whitepapers recomendados.

Tudo bem se você esquecer de todo o resto do que leu até aqui, mas lembre-se disso se estiver se preparando para sua próxima certificação AWS:

Leia os Whitepapers recomendados com atenção!

Linux Academy

Utilizei o curso AWS Certified DevOps Engineer — Professional Level da Linux Academy.

O curso está bem atualizado e o conteúdo bate muito com o que caiu no exame. Muito mesmo! Os laboratórios deixam um pouco a desejar, mas são um bom ponto de partida para a maioria dos serviços.

QWIKLABS

Esta plataforma fornece credenciais temporárias para que você possa aprender usando ambientes reais . Há laboratórios individuais de 30 minutos e cursos de vários dias. Eu comprei 50 créditos avulsos e fui “gastando” naquilo que julguei ser mais útil para mim.

Simulados

Fiz três simulados (e reprovei nos três):

  • Linux Academy
  • A Cloud Guru
  • Simulado com 20 questões da AWS

Simulados longos como os da Linux Academy e do A Cloud Guru são ótimos. Eu separei um tempo para eles e os fiz como se fosse no dia do exame. Isso me ajudou a aprender a gerenciar o tempo, o que é muito importante neste tipo de exame, além de mostrar os pontos em que eu deveria focar mais os estudos.

O simulado da AWS é propositalmente (eu acho) mais difícil que o exame real.

Sobre meus resultados nos simulados, é claro que o desejável seria passar. Mas como quase nunca acontece comigo, parei de me preocupar com isso e passei a me preocupar em interpretar melhor os resultados.

Impressões sobre o exame

Minha impressão geral sobre o exame é que se trata de um exame difícil e que cobra que você tenha “sujado as mãos” fuçando nos serviços, simulando cenários de DevOps, deploys, monitoramento e resposta a incidentes.

Dicas gerais

  • Em caso de dúvida, elimine opções claramente incorretas. Em muitas questões foi possível eliminar opções incorretas até ficar com apenas duas possíveis.
  • Esteja preparado para questões sobre disaster recovery, tolerância a falhas e alta disponibilidade. Este tema sozinho equivale a 15.7% do conteúdo do exame. No nível “professional”, não importa por qual das duas você vai começar, isso vai ser cobrado de qualquer forma.

O que caiu com destaque

Outras coisas que consigo me lembrar

O que era esperado por mim e não caiu

  • Questões envolvendo detalhes de modelagem no DynamoDB (partionkeys, sortkeys, dynamodb throughput)
  • OpsWorks
  • Questões envolvendo cenários de versionamento de API no API Gateway

--

--

Marcelo Palladino
awsugsp
Editor for

Husband, father & enjoying life with family. AWS Community Hero, Software engineer at Hi Platform. Strongly interested in Cloud Computing, specially AWS.