Aumente suas vendas com uma estratégia de escassez e salas de espera

Mariana Aguilera
aziontechbr
Published in
8 min readFeb 20, 2024

Durante muito tempo, as salas de espera têm sido utilizadas principalmente como uma solução para evitar o tempo de inatividade (downtime) devido a picos no tráfego. Com a chegada das novas tecnologias, o mundo digital se tornou ainda mais robusto e adaptável, reduzindo a necessidade desse tipo de solução. As plataformas de edge computing, por exemplo, oferecem nativamente maior segurança, entrega de conteúdo mais rápida e eficiente, menor latência e, portanto, mais disponibilidade.

Neste contexto, as salas de espera digitais podem ir além da mitigação do tempo de inatividade, tornando-se uma ferramenta estratégica para melhorar a satisfação do cliente e otimizar as operações de negócios. Todo e-commerce está sempre pensando em estratégias para aumentar as vendas, incluindo o seu. Neste sentido, um aumento no número de usuários durante períodos sazonais, como Black Friday e Natal, é uma boa notícia. Que tal criar mais buzz em torno da sua marca e motivar as decisões de compra através do princípio da escassez e de uma sala de espera?

Primeiro, o básico…

Escassez é um termo comumente usado no contexto de marketing. Ela apela ao valor do produto ou serviço quando percebido como limitado ou difícil de obter: se um produto é oferecido em uma quantidade limitada, em um tempo limitado, ou tem uma ideia de exclusividade em torno dele, cria um senso de urgência entre os consumidores. Vamos rever alguns cenários possíveis:

  • Edição limitada de um produto
  • Lançamento do novo produto
  • Ingressos ou acesso a um evento com alta demanda
  • Vendas e descontos relâmpago
  • Liquidação de estoque

Aqui é onde uma sala de espera pode ser útil para controlar e limitar o acesso ao seu site e criar o contexto perfeito para esses casos.

O que é uma integração de sala de espera?

Uma sala de espera digital funciona de forma semelhante a qualquer sala de espera no mundo físico. Se você for a uma loja, há uma quantidade limitada de vendedores e vestiários para testar as roupas. Se todos os vestiários e vendedores estiverem ocupados, você deve esperar até que alguém termine. Nesse exato momento, você entrará em um vestiário para continuar sua jornada de compra.

Com essa integração, você pode repetir essa experiência adicionando uma página de “sala de espera” entre seus usuários e seu site durante uma oferta ou campanha especial. Você determina quantos usuários podem estar simultaneamente em sua página: quando esse limite é atingido, o sistema redireciona os usuários para uma sala de espera e atribui a eles um número na fila. Quando um espaço na página ficar disponível, o primeiro usuário na fila receberá acesso.

Como funciona uma integração de sala de espera

A equipe da Azion desenvolveu a integração Waiting Room com o Upstash, baseada em uma edge function que é executada na Plataforma de Edge Computing da Azion, contendo a lógica e os parâmetros para definir seu comportamento. Ao ser executada no edge da rede, a integração se beneficia de estar mais próxima dos usuários finais, de baixa latência e segurança aprimorada.

A implementação da sala de espera também usa o Redis como uma state store. O Redis é um serviço de armazenamento de dados in-memory de código aberto. Isso significa que as informações são armazenadas na memória RAM e não em formatos rígidos, sendo recomendado para aplicações que exigem acesso rápido a grandes quantidades de dados e tarefas em tempo real, como o comércio eletrônico. Você também pode monitorar e gerenciar a atividade por meio do painel do Upstash.

O que acontece quando você configura uma sala de espera em seu site e uma solicitação chega?

A integração, disponível no Marketplace da Azion, usa uma abordagem First-In, First-Out (FIFO). Dessa forma, as requisições são processadas de acordo com a ordem em que são recebidas pelo sistema. Imagine que você configurou um limite de 10 usuários para estarem no seu site simultaneamente. Agora você tem 9 usuários navegando em seu site e 3 novos usuários tentando acessá-lo. Cada usuário será atendido na ordem em que sua requisição chegar.

  1. User-1-Request é processada primeiro e o sistema atribui um ID para identificar a requisição.
  2. O Edge Firewall executa a integração; a requisição é mantida em uma fila de espera enquanto a verificação acontece.
  3. A integração verifica se há espaço disponível.
  4. Considerando que, neste exemplo, há um slot disponível, o User-1-Request é redirecionado da fila de espera para o site.
  5. O sistema repetirá o processo com User-2-Request. Se não houver disponibilidade, a requisição é redirecionada para a sala de espera, recebendo o número 1 para acessar.
    (Os usuários na sala de espera recebem uma mensagem informando que estão na fila e seu número na fila)
  6. O mesmo acontecerá com o User-3-Request, recebendo o número 2 na fila.
  7. Assim que o espaço estiver disponível, os clientes na sala de espera são movidos e podem acessar o site seguindo essa ordem.

Em qualquer fase (verificação, fila de espera, sala de espera, página do site), a integração usa um redirecionamento HTTP 302 padrão. Os dados relacionados ao ID da requisição, à fila e à capacidade do site são armazenados no banco de dados Upstash. A integração recupera essas informações em cada etapa para agir em conformidade.

Além disso, você pode adicionar um TTL (Time-to-Live) predefinido às sessões em seu site. Por exemplo, os usuários têm 10 minutos para navegar na página e concluir suas transações. Se esse tempo expirar e nada acontecer, a sessão termina e o primeiro usuário na fila agora pode acessá-la.

Resumindo:

  • A função é executada no Edge Firewall da Azion.
  • Além de configurar os parâmetros, é possível definir critérios e comportamentos para a integração fazer.
  • O Redis armazena todas as informações relacionadas à integração.
  • Para monitoramento, você pode usar o painel Upstash, bem como os produtos Observe da Azion.

Implemente a integração

Além de toda a tecnologia envolvida, implementar uma sala de espera através da integração da Azion com o Upstash é simples e fornece um conjunto de ferramentas para configurar uma solução alinhada às suas necessidades. Você não precisa aprender novas linguagens de programação ou alterar seu stack. Vamos configurar uma sala de espera para o seu e-commerce no seguinte contexto:

  • Você está planejando uma liquidação limitada do estoque.
  • Apenas 50 usuários poderão estar no site simultaneamente.
  • Quando um usuário estiver no site, ele terá até 10 minutos para concluir a transação.
  • Quando um usuário é redirecionado para a página da sala de espera, uma mensagem informando seu número na fila será exibida.

Mãos à obra!

Instale a integração

Para instalar e configurar essa integração, você precisa criar primeiro uma conta Upstash e um Global Database com a melhor latência de edge disponível no console do Upstash. Depois de concluir essas etapas, é hora de ir ao Marketplace da Azion e instalar a integração da Waiting Room.

Dica:
Consulte a documentação sobre
como acessar a Azion e como criar uma conta Azion.

Em seguida, conclua essas 3 tarefas para configurar adequadamente sua nova integração por meio do produto Edge Firewall:

Configure uma regra no Edge Firewall. Nesta etapa, adicione um rule set para o Edge Firewall, selecione os domínios em que deseja usar a função e ative o módulo Edge Functions.

Configure uma função no Edge Firewall. Adicione a edge function da Waiting Room ao firewall e definirá os parâmetros.

Configure uma regra no Rules Engine. Para concluir, você deve configurar uma nova regra com os critérios e o comportamento para executar a função. Por exemplo: usando if Request URI start with ./. como critérios e Run Function como comportamento. Nesse caso, caso o site de e-commerce receba uma requisição, a função da Waiting Room é executada para verificar se há ou não disponibilidade, concedendo acesso ou enviando a requisição para a sala de espera.

Dica:
Para obter um passo a passo mais detalhado, acesse o guia Como utilizar a integração Upstash Waiting Room através do Marketplace.

Personalize a integração

Na segunda etapa, é onde a mágica acontece, porque você personaliza a sala de espera para alinhá-la às suas necessidades específicas. Depois de adicionar a edge function ao seu firewall, você verá um formulário contendo as abas Code e Args. A aba Args mostrará o arquivo JSON contendo as variáveis, semelhante a este:

{
"url": "https://region-database.upstash.io",
"token": "YourUpstashToken",
"ttl": 10,
"capacity": 2
}

No qual:

  • A variável url deve ser a string de URL para conectar no Upstash Redis.

Você pode ir no console do Upstash e copiar a UPSTASH_REDIS_REST_URL na página de seu banco de dados.

  • token refere-se ao token para acessar o banco de dados Upstash Redis.

Você pode ir no console do Upstash e copiar o UPSTASH_REDIS_REST_TOKEN na página de seu banco de dados para obter essa informação.

  • ttl é o tempo máximo, em segundos, que um usuário pode permanecer no seu site.
  • capacity representa o número máximo de conexões simultâneas permitidas em seu site.

Seguindo o exemplo para a liquidação de estoque que você está planejando, os parâmetros devem ser definidos da seguinte forma:

{
"url": "https://region-database.upstash.io",
"token": "YourUpstashToken",
"ttl": 600,
"capacity": 50
}

Feito! Agora, durante sua liquidação de estoques, seu e-commerce suportará 50 usuários simultaneamente, tendo 10 minutos para concluir a transação. Se a capacidade estiver cheia, as novas requisições serão enviadas para a sala de espera.

Por que usar uma sala de espera?

A implementação de uma sala de espera permite que você teste e seja mais estratégico na gestão do seu e-commerce. Com esse tipo de integração, você obtém:

  • Controle do tráfego, mantendo os usuários no aguardo até que os recursos estejam disponíveis em seu site.
  • Melhor experiência do usuário, com os usuários sendo redirecionados para uma página de espera enquanto esperam, evitando mensagens de erro e frustração.
  • Flexibilidade, definindo estratégias para gerenciar a forma como os usuários acessam seu conteúdo alinhado às suas campanhas e ativações de marketing.

Além disso, você também pode se beneficiar de uma sala de espera durante os picos de tráfego. Sim, um aumento no tráfego é ótimo para o seu negócio. No entanto, se você não estiver preparado, o tempo de inatividade e os tempos de espera prolongados podem ser uma dor de cabeça, levando a desistências, danos à reputação, impacto no SEO e perda de lucros. Nesse sentido, as salas de espera são uma boa opção, juntamente com os recursos de edge computing, para gerenciar picos de tráfego sem comprometer a experiência do usuário e a saúde do servidor.

Você também pode combinar a Waiting Room com outras integrações para melhorar sua experiência de usuário e aumentar ainda mais a segurança do seu site, incluindo fingerprint, Bot Protection e outros.

Esse artigo não acaba aqui. Clique aqui para ler mais sobre o Marketplace da Azion.

Artigo feito em parceria com Lukas Cardoso, Product Manager na Azion :)

--

--