Azure DevOps: configurando o uso do .NET 5 para build e deployment

Renato Groffe
Azure na Pratica
Published in
4 min readNov 16, 2020

Lançado oficialmente nesta última semana (terça, 10/11/2020), o .NET 5 conta com diversas novidades que foram apresentadas durante o .NET Conf 2020. A comunidade .NET SP e o canal Coding Night inclusive promoverão um evento online e gratuito nesta próxima segunda, 16/11/2020 - a partir das 21:00 - horário de Brasília, com uma discussão sobre o que há de novo na plataforma .NET. Para participar clique no link a seguir e efetue sua inscrição:

https://bit.ly/dotnetconf-2020-live

Uma ótima notícia para aqueles que trabalham com automação/DevOps está na possibilidade de utilização desse release a partir do Azure DevOps.

Neste artigo demonstrarei justamente os passos para se configurar o uso do .NET 5 durante o build e deployment automatizados com o Azure DevOps.

E aproveito este espaço para um segundo convite…

Vem aí a edição 2020 do DevWeek, evento ONLINE e GRATUITO realizado pelo Canal .NET. Esse ano teremos novamente 9 palestras entregues ao longo de 3 dias de evento: 30/Novembro (segunda), 01/Dezembro (terça) e 02/Dezembro (quarta), sempre a partir das 20:00 — horário de Brasília.

Junte-se a nós e venha aprender mais sobre tendências, boas práticas, ferrmentas e técnicas de desenvolvimento de software.

Para efetuar sua inscrição clique no link:

https://bit.ly/canaldotnet-devweek-2020

Exemplo de configuração de um pipeline baseado no .NET 5

Partindo de um pipeline como o indicado a seguir:

Constataremos que o .NET 5 ainda não se encontra pré-instalado (do contrário seria listado como uma das versões através do comando dotnet --list-sdks):

Para resolver esta limitação temos a task Use .NET Core:

Através desta tarefa podemos especificar a instalação da versão estável do SDK do .NET 5 (5.0.100):

Com os novos ajustes teríamos um pipeline como o da próxima listagem:

O script com o comando dotnet --list-sdks retornará agora a versão 5.0.100 do .NET:

Neste momento já teremos condições de se trabalhar com o build e deployment no Azure App Service de um projeto baseado no ASP.NET 5, como indicado no pipeline a seguir:

Em que foram utilizadas a task .NET Core para gerar o build/publicação (comando publish):

A task Publish build artifacts que servirá de base para a manipulação/acesso aos arquivos gerados no publish do passo anterior:

E finalmente a task Azure App Service deploy, para o deployment em um recurso do Azure App Service em Linux no caso deste exemplo:

A seguir temos um exemplo de execução com sucesso deste pipeline:

O projeto que utilizei nestes testes já está no GitHub:

https://github.com/renatogroffe/ASPNET5-REST-Docker-Swagger_APIContagem

--

--

Renato Groffe
Azure na Pratica

Microsoft Most Valuable Professional (MVP), Multi-Plataform Technical Audience Contributor (MTAC), Software Engineer, Technical Writer and Speaker