B.Side Daily Report: cautela com avanço da covid-19 prevalece nos mercados globais

José Ayan Júnior
B.Side Insights
Published in
3 min readNov 19, 2020

Confira os destaques do mercado nesta quinta-feira (19/11/2020):

Bolsas globais seguem em baixa

Os índices futuros de NY e as bolsas europeias têm mais um dia negativo e operam no vermelho, com investidores cautelosos pelo avanço da covid-19 nos Estados Unidos e na Europa, apesar das notícias animadoras sobre eficácia de algumas vacinas em testes.

Nova York fecha escolas novamente

A cidade de Nova York anunciou ontem que fechará novamente suas escolas em decorrência da aceleração de casos pelo novo coronavírus. A notícia ligou o sinal de alerta, com o temor de que outros estados e cidades americanos também endureçam medidas de restrição.

Vacina da AstraZeneca produz resposta imune, diz estudo

De acordo com resultados publicados pela revista The Lancet, a vacina da farmacêutica AstraZeneca é capaz de gerar resposta imunológica em adultos de todas as idades. Após 28 dias de aplicação da dose de reforço da vacina, neutralizantes da covid-19 foram encontrados em 99% dos pacientes de todas as idades.

CoronaVac chega em São Paulo

O governo de São Paulo recebeu na manhã desta quinta-feira 120 mil doses da CoronaVac, vacina importada da China e que será produzida em parceria com o Instituto Butantan. São esperadas cerca de 46 milhões de doses, contudo a vacina ainda precisa de autorização da Anvisa.

Presidente do BCE promete pacote de estímulos em dezembro

Pela manhã, Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE), falou ao Parlamento Europeu que um pacote de estímulos forte irá acontecer em dezembro e provocou os governos de países membros para liberarem os recursos sem demora.

Agenda econômica do dia

Na agenda doméstica, teremos a divulgação do monitor do Produto Interno Bruto (PIB), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), e dados da indústria de outubro. No exterior, destaque para os pedidos semanais de auxílio-desemprego nos EUA.

De olho no andamento das reformas

No Brasil, agentes financeiros também seguem atentos ao andamento da agenda de reformas, que segue estagnada em Brasília. Ontem, o ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a pedir celeridade para que as lideranças políticas avancem nas pautas de privatizações.

Fitch: rating do Brasil segue em BB-

Ontem, a agência de classificação de risco Fitch reafirmou o rating do Brasil como BB-, com perspectiva negativa, alertando para os riscos fiscais do País. Além disso, também afirmou que a retomada global da covid-19 traz nebulosidade para o cenário da economia brasileira.

Noticiário corporativo do dia

A Gol anunciou nova ampliação de oferta de voos e comentou que poderá usar novamente o Boeing 737 Max, que consome menos combustível, até o final do ano. Já a Petrobras tomou diversas ações para regularizar oferta de gás para termelétricas desde outubro, mas ainda não conseguiu atender duas térmicas no Nordeste. Por fim, a Vittia Fertilizantes pediu registro para IPO, envolvendo oferta primária e secundária dos papéis.

--

--