Autorresponsabilidade: a chave para alavancar sua carreira, time ou negócio

Thiago Carrati
b2w engineering
Published in
7 min readMay 12, 2021

Você gostaria de ter uma ferramenta que não só fizesse sua carreira alavancar, mas que também te deixasse no controle dos resultados, permitindo que você encontre satisfação no seu trabalho?

Photo by Razvan Chisu on Unsplash

Toda jornada se inicia no momento em que identificamos onde estamos atualmente. Assim como num aplicativo de GPS, que para chegar ao destino desejado é necessário saber a localização atual para traçar uma rota, na vida também precisamos começar de algum lugar.

Photo by henry perks on Unsplash

Para crescer na carreira, é preciso saber onde se encontra atualmente. E essa ferramenta poderosa chamada autorresponsabilidade funciona para um profissional iniciante na área ou alguém mega experiente com anos de carreira. Afinal de contas, tudo que já está bom pode ficar ainda melhor, e o que não está numa plenitude tem muito espaço para crescer.

Para identificar onde você se encontra atualmente, reflita sobre esses pontos:

  • Quando foi a última vez que você assumiu novas responsabilidades e desafios?
  • Qual foi a última vez que você foi promovido de cargo ou salário?
  • Você foi desligado recentemente?
  • Você recebe constantemente propostas profissionais?
  • Você tem criticado o emprego?
  • E o seu chefe ou seu par?
  • Se você é gestor, sua equipe performa como você gostaria ou estão abaixo das suas expectativas?

Descobrindo onde se encontra atualmente, você está feliz e satisfeito com esses resultados? Se sim, parabéns, o mérito é totalmente seu. Mas, e se por acaso percebeu que onde está não é onde gostaria? Se esse foi o caso, parabéns isso também é mérito seu.

Reflita: quais foram as atitudes que te fizeram chegar onde está? Será que você chegou até ali conscientemente com atitudes claras e positivas, ou a vida foi levando você, e por atitudes ruins ou omissão, chegou até um ponto que não te agrada?

Isso não determina se você é um bom ou mau profissional. É apenas um feedback de que está em um caminho e que isso pode ser mudado e melhorado, seja para um caminho bom ou ruim. Afinal, o que está ruim deve ser mudado, mas o que está bom pode ficar ainda melhor.

A certeza de saber que seus resultados são apenas méritos seus e de ninguém mais é libertador. Pois se você não alcançou um objetivo que desejava, como a promoção, ou um projeto, foi porque algo poderia ter sido feito de uma forma diferente.

A empresa que valoriza o erro deve começar reconhecendo as imperfeições de cada indivíduo para, assim, criar um time maduro que saiba lidar com situações adversas. É importante lembrar que valorizar o erro significa permitir que ele aconteça, para que a pessoa possa aprender com sua falha e não a repetir novamente.

Você faz parte do time que constrói uma empresa melhor ou daqueles que só enxergam as coisas ruins acontecerem e reclama para todos os lados?

Quais as dores de quem não tem autorresponsabilidade?

Insatisfação, falta de disposição para trabalhar, os domingos à noite são momentos de desespero, alto nível de estresse, falta de crescimento profissional e financeiro.

Pessoas com ausência de autorresponsabilidade não conseguem permanecer em um trabalho por muito tempo. Na esperança de na próxima empresa ser diferente, mudam de emprego e as coisas continuam se repetindo, em um eterno ciclo de insatisfação.

Criticam sempre seu emprego, reclamam do chefe e dos pares. Se é um gestor, reclama da própria equipe que rende abaixo das suas expectativas.

O que te impede de alcançar grandes resultados?

Gostaria que você refletisse agora o que tem te atrapalhado a alcançar aquilo que você merece ter. É a sua empresa que não valoriza ninguém, seu chefe que tem os preferidos, sua equipe que só tem gente desinteressada, ou seus relacionamentos da vida pessoal que interferem no profissional e te impedem de alcançar tudo aquilo que você merece?

Quem você gostaria de mudar para que seus resultados fossem alcançados?

Chegamos agora na autorresponsabilidade.

O que é autorresponsabilidade?

É a certeza absoluta, a crença, de que você é o único responsável pela vida que tem levado. É entender que não existe coincidência, o que você planta acaba colhendo. E é a certeza de que você não pode mudar nada e nem ninguém além de você mesmo.

Como saber se você é autorresponsável?

Reflita se você tem desempenho ruim em uma área específica;

Por acaso não aprende com os erros e repete indefinidamente o mesmo comportamento prejudicial?

Não tem esperança de dias melhores?

Tenta ou gostaria de mudar o outro?

É compulsivo em reclamar e criticar?

Quais as fichas que caem ao responder essas perguntas? Seus resultados são congruentes com as suas entregas? Responder a esse pequeno roteiro pode mostrar se você está tendo autorresponsabilidade com sua carreira.

E quais os benefícios da autorresponsabilidade?

Você ganha mais disposição para trabalhar, alta performance profissional com entrega de resultados e geração de valor. Você define suas metas e são desafiadoras, te fazem buscar ser melhor a cada dia.

Isso te gera satisfação, e você acorda motivado por mais um dia de trabalho, onde você pode se superar e fazer a diferença. Consequentemente você é promovido, ganha um salário maior. Afinal, eu nunca vi um excelente profissional ficar muito tempo sem um bom trabalho. Se você gera um grande resultado, o mercado te dará esse feedback te absorvendo e dando tudo aquilo que você merece.

Como se tornar autorresponsável?

As 6 leis da autorresponsabilidade são a chave para que você tenha uma carreira transformada;

  1. Se for criticar, cale-se;
  2. Se for reclamar das circunstâncias, dê sugestão;
  3. Se for buscar culpados, busque a solução;
  4. Se for se fazer de vítima, faça-se de vencedor;
  5. Se for justificar seus erros, aprenda com eles;
  6. Se for julgar alguém, julgue suas atitudes.

Exemplos práticos das leis

Acontece algo ruim na sua empresa ou time, se você vai apenas criticar a situação ou a empresa, o ideal é ficar quieto.

Algo que acredito muito e que complementa as leis é a regra do Resolve, Escala ou Esquece. Em vez de reclamar, procure resolver. Se você não pode resolver, será que é possível escalar para alguém? E se você nem ninguém que possa ter sido escalado puder resolver, esqueça o problema. Pare de criticar e reclamar, busque a solução.

Muitas empresas como nós aqui na B2W valorizamos o erro, mas isso não significa que seja bom errar, mas é o erro que nos dá oportunidade de aprender e evoluir. Então, não busque culpados, foque na solução.

Não se faça de vítima. Essa atitude afasta as pessoas de você, pois ninguém gosta de estar próximo a pessoas que não assumem responsabilidades e sempre atribuem ao outro tudo que acontece de ruim com elas. O cliente que é chato, o chefe que não é bom, a equipe que não performa. Tudo a sua volta está ruim, menos a pessoa.

Se aconteceu uma falha, não perca tempo justificando ou cobrando justificativas para o erro, foque no aprendizado e como se preparar para que isso não aconteça mais.

Não julgue ninguém. Isso significa nunca mais dizer que fulano é um péssimo profissional, que não é engajado. As atitudes dessa pessoa são de um péssimo profissional e não da pessoa em si. Quando a atitude é separada da pessoa, abre-se espaço para que ela possa ter uma nova conduta.

Afinal de contas, você consegue se relacionar bem com alguém que você não goste e acredite ser ruim em algo? Seu cérebro cria um bloqueio e te afasta daquela pessoa, então julgue a atitude e não a pessoa.

Historinhas

É tudo aquilo que contamos que nos afastam da autorresponsabillidade.

Exemplo: não fui promovido por causa do meu chefe, ou minha empresa que não valoriza ninguém. Será realmente que a sua empresa se mantém funcionando sem valorizar ninguém?

As historinhas podem ser mentirosas ou até mesmo verdadeiras. E tudo o que comunicamos com gestos, atos e palavras vão retornar como um feedback, que se não for entendido como uma crítica, e não houver a tentativa de justificar, poderá se tornar um presente, uma grande oportunidade de aprender com um erro e melhorar para que nunca mais se repita.

Você pode estudar mais sobre o assunto no livro “O Poder da Autorresponsabilidade”, de Paulo Vieira, criador do tema.

E agora que você já identificou em qual ponto da sua carreira se encontra atualmente, te convido a decidir qual o destino final que você quer definir, e qual a rota que irá traçar?

Pense, reflita e decida ser a sua melhor versão profissional.

Se você busca uma oportunidade de desenvolvimento, trabalhando com inovação em um negócio de alto impacto, acesse o portal B2W Carreiras! Nele, você consegue acessar todas as vagas disponíveis. Venha fazer parte do nosso time!

--

--