Gamificação: um estudo sobre motivação

Gabriel Nogueira
b2w engineering
Published in
6 min readJun 16, 2021

Esse tema em específico vem atraindo minha atenção desde a faculdade, onde pude desenvolver uma variedade de estudos relacionados à temática em questão.

Durante o estágio tive a oportunidade de apresentar uma proposta de gamificação na área de Gente e Gestão da Ame. Foi a oportunidade que eu esperava para me aprofundar nos estudos comportamentais, na teoria de jogos e entender a empresa de ponta a ponta, pois para gamificar algo é necessário ter os objetivos e metas de negócio bem definidos.

Com os dados em mãos, venho explicar como a gamificação pode ser aplicada no Marketplace. Isso mesmo, utilizar essa metodologia tão comentada para engajar e motivar o seu usuário.

Incrível né? Então leia este artigo e entenda em detalhes sobre a gamificação e como podemos utilizá-la para motivar seu usuário a utilizar todo o potencial da sua plataforma.

O que é gamificação?

Em poucas palavras, a Gamificação e a utilização das mecânicas dos jogos em contextos reais.

Apesar de novo, esse processo já está presente em muitas plataformas. Um bom exemplo disso é o aplicativo Duolingo, que utiliza a teoria dos jogos para incentivar o estudo de novos idiomas.

Por experiência própria, digo que a gamificação ali presente foi muito bem aplicada. Eles conseguiram motivar a prática de estudos por meio de lembretes diários, trazendo uma experiência inusitada com relação a interface.

É claro que não poderia deixar de citar também o aplicativo Foursquare, que utiliza o sistema de pontos baseado em check-in nos estabelecimentos participantes para incentivar a frequência de visitas desses clientes, sendo um dos mais populares quando o assunto e gamificação.

Por ser um dos aplicativos pioneiros nesse assunto, traz uma dinâmica que beneficiam muitas empresas. Além desses que citei, existem muitos outros cases que utilizam essa abordagem.

O sucesso disso vem da influência que os jogos possuem na vida das pessoas. Para explicar isso, vou começar te fazendo uma pergunta: qual a sensação que você tem ao jogar o seu game favorito?

Se você respondeu que se sente imerso, feliz ou qualquer coisa próxima disso, saiba que isso não acontece apenas contigo. Separei uma citação de um dos maiores estudiosos do assunto em questão para você entender melhor como isso ocorre.

Segundo Johan Huizinga, autor do livro Homo Ludens:

No jogo existe alguma coisa “em jogo” que transcende as necessidades imediatas da vida e confere um sentido à ação.

Ou seja, um jogo consegue ser tão influente que, durante esse período de imersão, você se esquece das necessidades e problemas do mundo real. Existe uma teoria formulada pelo mesmo autor chamada “Círculo Mágico”:

(Círculo mágico de Johan Huizinga, imagem de autoria própria)

O círculo representa o momento em que estamos imersos no lúdico, onde conseguimos superar os desafios apresentados. Após essa fase, observa-se que foram adquiridos soluções e aprendizado.

Como a gamificação funciona?

Para entender como a gamificação funciona, basta entender os pilares que constituem um jogo. Quando perguntamos a alguém sobre o assunto, obtemos que um jogo envolve:

- Pontuação (points)

Um sistema de recompensa utilizado para motivar e incentivar os jogadores.

- Conquistas (badges)

As conquistas mostram-se como benefícios que auxiliam o jogador durante algum desafio.

- Ranking (leaderboards)

Um painel em que o jogador possa acompanhar o seu desempenho.

Na gíria dos especialistas, esse é o famoso PBL.

Essas respostas, em suma estão corretas, mas esses pilares só dizem respeito a uma parte do processo. Gamificar vai muito além disso, sendo preciso entender o comportamento do seu usuário e o que motiva suas decisões e escolhas.

Assim, vou apresentar uma concepção breve sobre o que é motivação e como ela funciona no contexto da Gamificação.

O que é Motivação?

Motivação diz respeito a influência sobre algo sendo uma ação e/ou comportamento, podendo se dividir entre:

- Motivação intrínseca

Gerada por objetivos e necessidades internas

ex: (sonhos, metas)

- Motivação extrínseca

Gerada por reforços e agentes externos

ex: (conquistas, prêmios)

É preciso saber dosar um pouco de cada uma para que sejam bem empregadas. Faça análises de comportamento para saber como o seu usuário vai responder a cada tipo.

Além dessa definição, existem outras formas de classificar o seu usuário, assim como nos jogos existem variados perfis de jogador, no seu projeto gamificado não será diferente.

Conheça também os diferentes tipos de jogadores

Isso mesmo: no contexto de jogos, o seu usuário passará a ser classificado dentro de um determinado perfil de jogador. Segundo Richard Bartle, pesquisador de jogos britânico e escritor do livro “Designing Virtual Worlds”, existem 4 perfis dominantes, também conhecidos como os arquétipos de Bartle. São eles:

- Conquistadores: motivados pela pontuação e pelas conquistas, aspiram estar no topo do ranking;

- Exploradores: motivados pela descoberta, desbravam desafios;

- Assassinos: motivados pela vitória, derrotam todos os inimigos;

- Socializadores: motivados pela interação, interagem com outros jogadores.

Gamificação no Marketplace

O Marketplace enfrenta muitos desafios para incentivar a utilização dos recursos presentes na plataforma para alavancar as vendas dos parceiros. Muitas páginas são pouco acessadas e novos recursos são vistos de forma negativa. A gamificação pode ser utilizada para motivar e envolver o usuário.

Quais os benefícios?

No Marketplace é possível melhorar a experiência da plataforma como um todo e influenciar de forma positiva em todos os pilares de negócio, começando por:

- Atrair Mais

(People vector created by pch.vector — www.freepik.com)

Quando aplicada da forma correta, a gamificação pode contribuir com o reconhecimento da plataforma e atrair cada vez mais usuários, reduzindo o tempo de cadastro até a realização da primeira venda.

- Vender Mais

Através de competições saudáveis e do reconhecimento das ações, os usuários estarão sempre motivados, explorando tudo que a plataforma oferece para alavancar suas vendas.

- Operar Melhor

Com a gamificação é possível melhorar de forma significativa a experiência de todos os usuários, coletando feedbacks para atender cada vez melhor.

Além desses, existem muitos outros benefícios que podem variar de acordo com a área em que a gamificação for implementada.

Como implementar?

Separei 5 passos definitivos de como você pode implementar a gamificação na sua plataforma. Confira!

1 — Objetivos e metas: defina quais serão os objetivos e metas a serem cumpridos.

2 — Desenvolva um sistema de Classificação: defina como irá funcionar a pontuação por metas e objetivos cumpridos.

3 — Defina as regras do jogo: deixe claro quais são as regras e possibilite que todos estejam cientes.

4 — Aplique os conceitos de motivação: utilize o que aprendeu nesse artigo para incentivar e engajar o seu usuário.

5 — Monitore os resultados: acompanhe os resultados para que o projeto esteja em constante melhoria.

Além desses pontos mencionados, inspire-se nas referências de mercado que já utilizam esse sistema, invista em uma equipe especializada e acompanhe nossa página que temos muitas outras novidades!

Se você busca uma oportunidade de desenvolvimento, trabalhando com inovação em um negócio de alto impacto, acesse o portal B2W Carreiras! Nele, você consegue acessar todas as vagas disponíveis. Venha fazer parte do nosso time!

--

--