Storytelling de dados para criação de relatórios — Parte 1

Felipe Martins Lopes
b2w engineering
Published in
5 min readApr 14, 2021

Gráficos ruins estão em todos os lugares — Cole Nussbaumer Knaflic

Com essa frase e com o livro “Storytelling com dados — um Guia Sobre Visualização de Dados Para Profissionais de Negócios” debaixo do braço, começaremos nossa série de capítulos sobre visualização de dados e como apresentá-los da melhor forma possível.

Neste e nos próximos capítulos, iremos conversar sobre como entregar não só gráficos bonitos, mas sim, gráficos que além de contar a história do dado apresentado, sejam uma ferramenta orientada a esse tipo de informação.

Começaremos com algumas perguntas que devem acontecer antes até do momento que colocarmos a mão na massa e darmos vida ao nosso dado. É muito importante que saibamos bem com que tipo de informação estamos lidando, para que possamos usar as ferramentas corretas e dar a vida correta ao nosso dado.

Essa apresentação é exploratória ou explicativa?

Para entregarmos a melhor apresentação, precisamos, primeiro, entender o objetivo da nossa apresentação.

Uma apresentação exploratória tem como objetivo principal o entendimento de onde estão os pontos principais da informação. Um exemplo prático é quando buscamos quais os dias onde temos maior, menor ou um comportamento que foge do que pode ser considerado “normal” dentro da própria informação.

Essa atividade tende a ter um esforço considerável, pois devemos mergulhar profundamente na informação para entendermos onde e se existem esses pontos de atenção. Portanto a melhor dica que posso passar sobre a apresentação exploratória é: divirta-se com a exploração da sua informação.

Isso mesmo! Invista tempo no entendimento do seu dado, conheça, se torne íntimo dos principais indicadores, das principais particularidades, daquilo que afeta o aumento ou que tem correlação. Tudo isso será essencial para uma boa apresentação e uma escolha assertiva de qual gráfico é o mais indicado para levar o melhor entendimento à nossa audiência.

Já na apresentação explicativa, você tem como o objetivo principal trazer à tona o motivo pelo qual algo acontece. Aqui, temos alguns pontos que são importantes para que a nossa análise tenha sucesso na entrega da informação.

Quem é seu público alvo?

Essa pergunta talvez seja a mais importante de todo o processo de explicação do seu dado. Quando não temos conhecimento para quem estamos falando, a comunicação se perde e o objetivo da apresentação não é alcançado, pois não importa saber o que precisa ser passado se você não sabe quem esse dado precisa atingir. Isso também implicará diretamente na linguagem utilizada, assim como o tom e o ritmo ( #CoisasDeMúsicos rs ).

O que precisa ser passado?

Podemos reescrever essa pergunta como “qual é objetivo da apresentação”, como, por exemplo, a aprovação de um orçamento por seu gerente. Nela, você precisa explicar o motivo do estouro do orçamento do mês passado, ou então precisa justificar a contratação de um novo serviço.

Independente da questão, sempre temos um objetivo e ele precisa ser alcançado.

Sei que alguns podem pensar que, com essa quantidade de informações, a apresentação pode ficar enviesada. Na verdade, a principal função de sua existência é para respaldar o ponto de vista do apresentador.

E por fim, Como, de qual forma iremos apresentar essa informação?

Isso ainda não tem a ver com qual gráfico usaremos, sendo muito mais que isso ou com qual “frase completa” iremos entregar a informação para a nossa audiência.

O objetivo através dessa pergunta é entender quais os meios que utilizaremos para transmitir a informação de forma completa e suficiente, com quais argumentos iremos a frente e quais deixaremos para trás.

Para ficar fácil de entender, vamos fazer um exercício simples para validarmos o que aprendemos até aqui.

A empresa de supermercados de A teve um aumento significativo nas vendas de garrafas de água de 1,5 litros. A equipe de compras precisa ser notificada que esse crescimento aconteceu e veio para ficar, pois as pessoas agora se preocupam mais com a qualidade de água que consomem no seu dia a dia.

O analista de dados da área já identificou essa mudança através de uma análise exploratória e precisa justificar ao seu gerente o motivo do aumento de 50% nas compras dessas garrafas para seu estoque.

Vamos responder nossas perguntas

Qual seu público alvo?

R: Gerente de Compras e sua equipe.

O que precisa ser passado?

R: Houve um aumento de demanda, por isso precisamos aumentar nosso estoque.

Como passar essa informação?

R: É preciso ressaltar o aumento contínuo e significativo do aumento de compras e a necessidade de aumentar o estoque para suprir essa necessidade.

Agora o analista pode começar a desenvolver a apresentação seguindo esses três pontos que serão seu guia para uma apresentação limpa, objetiva e completa.

Espero que eu tenha sido objetivo na minha apresentação e que vocês, meu público alvo, tenham sido alcançados da forma que é esperada.

No próximo capítulo falaremos sobre como a escolha correta do visual pode influenciar na forma como impactamos o nosso público alvo e quais os pontos que precisamos levar em consideração no momento da escolha.

Um grande abraço a todos e nos vemos no próximo capítulo.

Se você busca uma oportunidade de desenvolvimento, trabalhando com inovação em um negócio de alto impacto, acesse o portal B2W Carreiras! Nele, você consegue acessar todas as vagas disponíveis. Venha fazer parte do nosso time!

--

--