Cedro do Líbano

Olá, queridos foodies.

Iniciamos aqui uma jornada a que tudo indica será muito gratificante para todos nós que escrevemos aqui no Bacalhau Foodie.

E para começar, nosso primeiro relato será sobre um dos meus restaurantes favoritos no Centro do Rio de Janeiro, o Cedro do Líbano. Fui com minha mãe nesse último fim de semana e mais uma vez não saímos desapontados com a comida servida. 
 Para quem já está andando pelo caos da região do Saara no Centro da cidade do Rio de Janeiro ou até mesmo para quem vai exclusivamente para apreciar a deliciosa culinária libanesa, o Cedro do Líbano é certamente uma excelente pedida.

O ambiente

Apesar de ser um ambiente relativamente aconchegante, não espere uma arquitetura sofisticadíssima, mas isso é rapidamente compensado com o serviço oferecido. No calor do Rio de Janeiro o fato de ser climatizado e apresentar uma nível de limpeza satisfatório já é o suficiente. Não foi a primeira vez que fui ao restaurante, mas mesmo assim não consigo dizer até o momento o quão cheio ele fica, pois nas duas ocasiões fui em finais de semana e por esse motivo, estava relativamente vazio. Não sei dizer como fica em dias úteis.

Foto retirada do site TripAdvisor

O cardápio

Com um cardápio que ao mesmo tempo tem boas opções, mas também não é absurdamente extenso ao ponto de se perder alguns longos minutos escolhendo o que comer. O cardápio é bem claro sobre o que vem nas porções e admito que fiquei surpreso com alguns níveis de detalhes que não são encontrados no cotidiano dos restaurantes de uma forma geral. Do lado do prato você encontra informações como: a quantidade de calorias, se possui lactose etc.

Outro ponto que achei interessantíssimo é a presença de opções exclusivamente vegetarianas.

Para ser muito franco senti falta apenas de algum prato que servisse uma opção diversificada de pratos regionais. Explico. Por ser um restaurante regional, existe uma grande possibilidade — e inclusive acredito que isso já tenha acontecido em algum momento — de algum cliente ir exclusivamente para conhecer a culinária libanesa. De modo que acredito que uma opção com pequenas porções de opções variadas seria uma pedida bem interessante. Até existem algumas opções como por exemplo o Recheado Misto Completo, que vem com todos os recheados que constam no cardápio. Bom, mas nada disso chega a diminuir a experiência da refeição.

O Atendimento

O atendimento é satisfatório. Você não é tratado como um rei — o que pra mim é excelente, pois não gosto de garçom que fica velando a mesa. Os garçons são educados, rápidos e atenciosos. Para mim é o essencial.

Enfim… O pedido

Antes de mais nada é importante ressaltar a velocidade com que os pratos chegaram. Foi tudo muito rápido. E isso não diminuiu a qualidade da comida e muito menos a temperatura que estava no ponto perfeito.

Pedimos de entrada uma Labneh, que é uma espécie de coalhada seca e dois pães árabes. Não se enganem. O pão é grande e se for pedido junto do prato principal, pode ser um pão pra duas pessoas já que a comida é servida muito rapidamente.

Para o prato principal, nossa primeira escolha foi a Mjadra, que é um arroz com lentilha e alho coberto com cebola frita. Uma delícia, apesar de acharmos que poderia ter sido feito com menos alho para que o sabor dos outros ingredientes não fosse tão camuflado. Também pedimos uma Kafta, que estava maravilhosa, diga-se de passagem e Recheado Misto Completo que mencionamos anteriormente. Esse misto vêm com uma porção variada com Berinjela, Abobrinha, repolho e folhas de uva recheadas. Também estava magnífico.

Infelizmente não demos oportunidade a sobremesa, pois estávamos bem satisfeitos com a comida servida. Mas é bom, pois fica como uma boa desculpa para voltar nesse lugar tão agradável para se almoçar.

Conclusão

Acho que ficou bem claro que nossa experiência foi, mais uma vez, muito agradável em todos os aspectos no Cedro do Líbano. Para quem aprecia a culinária libanesa ou para quem gostaria apenas de conhecer, taí um excelente lugar para ir e levar a família e amigos.

Ah, mais uma informação importante. O restaurante é nota 4 no TripAdvisor, o que é uma boa referência e que na minha opinião é bem merecido.

Vocês podem encontrar mais informações no site do restaurante e na página do TripAdvisor.

Espero que tenham gostado da análise e como sempre… bon appétit!