540 milhões de dados expostos pelo Facebook, esse é o #CaseDaSemana

Os dados de centenas de milhões de usuários do Facebook estão sendo armazenados em servidores da Amazon, de acordo com dados de pesquisadores de segurança.

Dados altamente sensíveis foram postados para o público ver e baixar, desde senhas, endereços de e-mail, nomes de contas até números de identificação, comentários e reações.

Os servidores não eram protegidos por senha, o que significa que qualquer pessoa poderia visualizar ou baixar os dados neles.

Pesquisadores da empresa de segurança cibernética UpGuard descobriram a exposição dos dados, e avaliaram que cerca de 146Gb de dados mais de 540 milhões de registros de informações de usuários foram vazados.

O Facebook disse à imprensa que havia fechado o banco de dados após ter sido informado da exposição dos dados.

Outro conjunto de dados do extinto aplicativo integrado ao Facebook “At the Pool” também foi armazenado nos servidores em nuvem da Amazon.

Os dados nessa coleção incluíam informações mais confidenciais, incluindo nomes, senhas em texto simples, IDs do Facebook e outros detalhes de 22.000 usuários.

Até agora, não houve nenhum relato de que os dados nos servidores tenham sido mal utilizados.

Um porta-voz do Facebook disse que a plataforma colocou todos seus backups offline depois que foi alertado sobre as exposições de dados.

A empresa está investigando a situação, incluindo por quanto tempo os dados foram hospedados nos servidores públicos antes das descobertas do UpGuard.

“As políticas do Facebook proíbem o armazenamento de informações do Facebook em um banco de dados público”, disse o porta-voz à imprensa.

‘Uma vez alertados para o problema, trabalhamos com a Amazon para derrubar os bancos de dados. Estamos comprometidos em trabalhar com os desenvolvedores em nossa plataforma para proteger os dados das pessoas”, acrescentaram.